quinta-feira, fevereiro 5, 2026
VISITE NOSSA LOJA
Início Notícias Anime Homem admite crime no incêndio da Kyoto Animation

Homem admite crime no incêndio da Kyoto Animation

kyoto animation incêndio
Imagem Divulgação

Um homem de 45 anos, identificado como Shinji Aoba, confessou nesta terça-feira (5) que foi o autor do incêndio que matou 36 pessoas e feriu outras 32 no estúdio da Kyoto Animation, em Kyoto, no Japão, em 2019.

Aoba, que já era suspeito do crime, foi detido logo após o incêndio e estava em prisão preventiva desde então. Então, seu julgamento começou nesta terça-feira por cinco acusações, incluindo assassinato, tentativa de assassinato, incêndio criminoso, violação de propriedade e violação da lei de controle de armas.

Está correto, eu fiz (o incêndio), declarou Aoba no tribunal de distrito de Kioto, segundo a agência de notícias japonesa Jiji Press. Não pensei que tantas pessoas morreriam e agora acho que fui longe demais, ele alegou, comparecendo ao tribunal em uma cadeira de rodas.

PUBLICIDADE

Aoba quase morreu em consequência das queimaduras do incêndio e passou várias semanas em coma no hospital. Assim, ele queimou mais de 90% de sua pele e passou por 12 cirurgias de recuperação, segundo o médico responsável pelo atendimento. Também, Aoba precisou de uma intervenção para recuperar a fala.

Em dezembro de 2020, a justiça japonesa indiciou Aoba oficialmente após considerar ele como “mentalmente apto” para o julgamento.

Incêndio na Kyoto Animation

A justiça o acusa de entrar ilegalmente no edifício dos estúdios, espalhar gasolina no térreo e atear fogo, aos gritos de “morram”.

A motivação do crime não é certeza, mas já existe a hipótese de Aoba ter acusado o estúdio de roubar seu trabalho, o que o Kyoto Animation nega.

A Kyoto Animation, mais conhecida como “KyoAni” nasceu em 1981. O tradicional estúdio produz desenhos animados, cria personagens e concebe produtos derivados de suas séries inspiradas de mangás japoneses famosos. Entre suas produções estão “K-ON!“, “A Melancolia de Haruhi Suzumiya” e “Lucky Star”.

Embora a companhia não tenha fama internacional, foi responsável por um trabalho secundário de animação em “Pokémon” e “Winnie the Pooh”.

PUBLICIDADE