História e Curiosidades do “The Game Awards”, o “Oscar dos Games”

Anúncio

A premiação The Game Awards foi criada em 2014 por Geoff Keighley, jornalista de jogos eletrônicos que escreve sobre a mídia desde os anos noventa e teve um dos programas de maior sucesso sobre games na TV chamado Game Head que foi ao ar de 2005 a 2013.

Com o crescimento dos serviços de streaming Geoff foi certeiro ao investir onde os gamers realmente estão. Na internet.

A primeira edição foi transmitida via pelo YouTube, mas hoje é possível acompanhar pela Twitch, IGN, Playstation, Mixer, Twitter, Steam, GameSpot, Facebook Live e no Japão pela NicoNico e Coréia do Sul pela KakaoTV, dois sistemas de Stream dos países onde os players podem acompanhar em língua nativa.

História

A primeira cerimônia aconteceu no AXIS Theater em Las Vegas no dia 05 de dezembro de 2014 e teve 1.9 milhões de pessoas acompanhando via YouTube. Havia menos categorias que atualmente, mas alguns fatos interessantes aconteceram lá e já mostrava as dimensões que o evento alcançaria.

MGSV Online foi anunciado por Kiefer Sutherland que subsistiu David Hayter como dublador de Snake no quinto game da série.

Anúncio

Além disso, Shigeru Miyamoto e Eiji Aonuma revelaram o primeiro gameplay de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e a cerimônia contou com shows de Imagine Dragons e Lindsay Stirling.

A segunda edição contou com um aumento no número de viewers, algo em torno de 2.3 milhões. Não houve aumento no número de categorias. Em 2016 houve outro crescimento significativo do evento. O número de viewers cresceu 65% em relação ao ano anterior. Além disso a hashtag #thegameawards esteve acima do Thurdsay Night Football, como é conhecida a transmissão dos jogos de futebol americano.

Em 2017 o evento alcançou as nuvens com um crescimento de 202% de viewers em relação a 2016. Em plataformas sociais o evento dobra de ano a ano segundo o Twitter e comparando com outros meios como programação de TV o evento foi o programa número do dia 07 de dezembro.

Troféu

A estatueta foi criada pela Weta Workshop que trabalhou em grandes produções, por exemplo as armas usadas na trilogia O Senhor dos Anéis.
A ideia foi criar uma estátua que representasse a evolução dos games e culminou em um anjo saindo de blocos digitais contando a história de como os jogos saíram de suas raízes 8-bit até os gráficos atuais e o futuro, onde alçarão voos mais altos.

Curiosidades

2014
– Dragon Age: Inquisition foi o primeiro game a levar o prêmio na história da premiação;
– Lindsay Stirling e Imagine Dragons apresentaram no evento;

2015
– The Witcher 3: Wild Hunt levou o prêmio Jogo do Ano;
– Por causa de problemas judiciais Hideo Kojima não pôde receber o prêmio de Melhor Design de Som por Metal Gear V: The Phantom Pain e a Konami foi vaiada pelo pronunciamento;

2016
– Na categoria Games Impactantes onde o jogo That Dragon, Cancer que narra a história de uma família lidando com o câncer de seu filho levou o prêmio;
– Kojima recebeu o prêmio de Ícone da Indústria por sua contribuição ao universo de games além de mostrar um novo trailer de Death Stranding;

2017
– Hellblade: Senua’s Sacrifice se torna o primeiro game a ganhar em três categorias distintas;
– Quatro indicações, de cinco, na categoria Melhor Perfomance foram para atrizes com Melina Jurgens como Senua em Hellblade: Senua’s Sacrifice ganhando;
– Carol Shaw recebeu o prêmio de Ícone da Indústria por sua contribuição ao universo de games;

A premiação deste ano acontecerá dia 06/12 em Los Angeles e poderá ser acompanhada através do site. Você pode acompanhar os indicados e nossas apostas AQUI, além de outros links interessantes sobre o evento.

SITE OFICIAL

Visão em 3D da estatueta

Anúncio