Eae bebedores de suco, tudo tranquilo? Espero que sim. Então, hoje trago uma entrevista super divertida com a Harukaze, vocalista do projeto musical japonês NAQT VANE. Falamos um pouco sobre o conceito do projeto, suas principais inspirações e objetivos.
Por isso, espero que esta entrevista te motive a conhecer mais desse trabalho super lindo e significativo. Vamos aterrissar na “era do evento”!
Para começar, você poderia apresentar seu projeto? Em suas próprias palavras, o que é NAQT VANE?
NAQT significa “nu” em alemão (a grafia correta é Nackt, mas nós brincamos) e VANE significa lâmina larga para moinhos de vento ou uma asa, ou para ser movida pelo ar. Decidimos nomeá-lo assim porque a era em que todos vivemos agora é chamada de “era do ar” — a era que valoriza conhecimento, experiências, conexões humanas, redes e coisas novas. Naquela época, queríamos ser o vento/ar para encorajar as pessoas a serem fiéis a si mesmas.
O conceito do projeto é “VENTO”. O que o levou a decidir sobre este tema da diversidade e da liberdade? Isso é um conceito para essa fase inicial do projeto ou é algo que vocês pretendem vincular definitivamente ao perfil do grupo?
Pesquisei a palavra “VENTO” e acho que significa “kaze” em português? Corrija-me se eu estiver errado. Mas, como mencionei na pergunta anterior, acreditamos e desejamos ser o vento para levar as pessoas a terem uma mente mais aberta e motivada a desafiar qualquer coisa que queiram tentar. Enquanto estávamos decidindo sobre o projeto do grupo, percebemos que todos os envolvidos neste projeto têm um forte desejo e estão tentando alcançá-lo através do NAQT VANE — achamos que devemos vincular isso ao perfil do projeto não apenas na fase inicial, mas até atingirmos nosso meta.
Você pode nos contar um pouco sobre o processo de composição das músicas?
Sawano-san cria o instrumental e melodia, eu ouço a demo e anoto o que sinto, que mensagens queria passar através da música. Depois disso, os letristas e eu conversamos sobre como queremos que a música seja. O processo de gravação é bem rápido, daí seguimos com mixagem e masterização.
A direção de arte do projeto fica a cargo da equipe CLASSIC 6. Existe um motivo especial para esta colaboração artística? Vocês já trabalharam juntos antes?
Na fase de inicial do projeto, sempre tivemos em mente que também deveríamos focar na estética artística, porque acho que a “arte” em geral se completa quando satisfaz vários sentidos. Então, ter alguém que é profissional nessas indústrias é muito interessante e sempre abre meus olhos quando converso com eles. Classic 6 já trabalhou com outros artistas antes, mas esta foi sua primeira vez com um projeto relacionado a musica, então é como um “desafio” para eles. Eles têm se esforçado tanto e eu sempre ouço das pessoas que a arte/vídeo da música é legal, então estamos muito felizes em tê-los na equipe.
Desta vez, NAQT VANE está lançando seu primeiro EP digital “NAQT” e além dos 4 singles lançados anteriormente, temos 2 novas músicas sendo apresentadas: “Odd One Out” e “Reminiscing”, você pode falar um pouco sobre essas músicas ?
‘Odd One Out’ fala sobre “uma luta dentro de mim” e define como é difícil encontrar o que é “eu” mas também conta a importância de ser um estranho entre as pessoas. Acho que ser estranho/raro é a chave para se tornar seu verdadeiro eu. A outra canção é ‘Reminiscing’, é uma mensagem para seus entes queridos. Eu cantei com todo o meu coração sobre como é bom ter alguém para amar, mas ao mesmo tempo você sente essa ansiedade repentina de que essa pessoa possa partir em breve porque a vida acaba. ‘Reminiscing’ também é a nossa primeira balada.
Algumas músicas possuem letras bastante melancólicas, ao mesmo tempo, soam como uma história épica. “Break Free” é uma música com uma letra muito forte. Você poderia nos contar um pouco sobre essa música?
Obrigado! ‘Break Free’ diz para você “se libertar” da casca que você está se escondendo. Foi a nossa música de estreia e realmente se relaciona comigo, já que originalmente trabalhava como A&R antes de entrar para o NAQT VANE — estava entregando minha própria concha, quase desistindo de ser uma cantora. Mas estou tão feliz por ter decidido ser fiel a mim mesma e quebrar a ‘parede’ que estava na minha frente. Por meio dessa música, quero dizer às pessoas que não há problema em seguir seu coração porque a vida é sua e você só vive uma vez!
Você tem inspirações específicas no processo de produção?
Normalmente me inspiro nas pessoas ao meu redor, ouvindo suas histórias. Por isso, tudo me dá vontade de escrever e enviar mensagens porque acredito que se uma pessoa no mundo tem uma preocupação, tenho certeza que outras pessoas também têm. Na maneira de cantar, eu me inspiro muito em Adele, Rita Ora, Beyoncé e algumas outras, em termos de performance, eu diria que Dua Lipa me dá uma grande inspiração!
Existe algum objetivo que o NAQT VANE pretende atingir com o seu trabalho e conceito pré-estabelecido?
Desde o nosso debut, temos dito e manifestado que vamos aumentar nossa base de fãs globalmente e fazer uma turnê mundial em arenas acontecer.
Eu sinto que as mensagens que temos são comuns em qualquer ser humano no mundo, então se você gosta da nossa música, você já faz parte do NAQT VANE! Faremos isso acontecer em 5 anos!
Você poderia indicar uma música do EP “NAQT” para quem ainda não conhece seu trabalho?
‘NAQT’ é um resumo do nosso meio ano — já se passaram 6 meses ou mais desde que estreamos e iniciamos o projeto e colocamos todo nosso sentimento. Então, se você ouvir todas as 6 músicas, acho que você pode entender que tipo de projeto nós somos! Estamos ficando “nus” no EP 🙂
Existem artistas no Japão ou no exterior com os quais o NAQT VANE deseja colaborar no futuro?
Muitos! Se eu começar a listar todos eles não vou conseguir parar, então vou listar quem apareceu na minha cabeça. Estamos tão abertos a qualquer colaboração, desde que nossa vibração e as mensagens sejam parecidas.
Diríamos ONE OK ROCK, Dua Lipa, Tate Macrae, Dean Lewis, BIBI, Sofia Carson, One Republic, NOILION, tantos mais!
Graças à internet e à globalização cultural, diversos artistas japoneses têm se lançado cada vez mais nas plataformas digitais. No Japão, ainda há um alto consumo de mídia física, como CDs e DVDs. Você poderia falar sobre isso?
Sim, o consumo de físicos ainda é bem forte no Japão! Eu fui para a escola em LA e estudei negócios musicais lá e nunca conversamos sobre físicos (risos). Agora, voltar para o Japão e trabalhar na gravadora me fez perceber como ainda faz parte do Japão. Sinto que muitas pessoas que compram físicos ouvem música por meio de aplicativos de streaming, mas querem mostrar apoio para comprar os físicos. Muitas vezes fico pensando se NAQT VANE deve lançar algo físico e, embora não tenhamos lançado nenhum, eu adoraria no futuro! Eu adorava colecionar CD’s e ter que saber que eles estão completamente fora de moda me deixa triste. Os vinís, por exemplo, estão de volta à moda!
Ouça o EP ‘NAQT’ nas plataformas digitais!
Vários artistas japoneses viajam o mundo com seus trabalhos, não apenas realizando ONE-MAN, mas também participando de convenções da cultura pop. Você tem vontade de se apresentar no exterior?
EU AMARIA CANTAR NO EXTERIOR! Esse é um dos nossos objetivos. Como mencionamos antes, nosso objetivo é aumentar a base de fãs globalmente, então seria ótimo se pudéssemos conhecê-los e nos apresentar para eles cara a cara! Eu também adoro ir para países diferentes, então é meu sonho!! Se houver alguma convenção que você queira nossa participação, por favor, me avise 🙂
Como você se sente sabendo que pessoas do outro lado do mundo, pessoas de fora do Japão seguem seu trabalho?
Isso me deixa muito grata! Quero poder conhecer todos eles. O mundo é tão grande, mas é pequeno no bom sentido, espero que possamos alcançar mais fãs pelo resto do globo! Falo japonês e inglês, atualmente estou aprendendo outros idiomas, como coreano — quero poder me comunicar com todos que nos seguem!
Finalmente, você poderia deixar uma mensagem para seus ouvintes brasileiros?
Muitíssimo obrigada por ler a entrevista! Espero que tenham conseguido entender quem somos e estejam motivados a ouvir nossa música! Ouça nosso primeiro EP “NAQT”.
Eu fiz muitos amigos brasileiros na época em que estudei no Canadá, então espero visitar o Brasil em breve! Faremos o nosso melhor para entregar mais músicas e enviar mensagens positivas para vocês, então, por favor, venha nos ver se formos ao Brasil! Mal posso esperar para ver todos vocês e comer coxinha❤️❤️ eu te amoooo!
E mais, NAQT VANE acaba de anunciar a transmissão online de sua apresentação ao vivo que será realizada dia 20 de maio. Portanto, a transmissão deve atender todos os fãs do NAQT espalhados ao redor do mundo. Com isso, os ingressos já estão a venda na plataforma de streaming Zaiko!