Nos dias 2 e 3 de setembro, o Centro de Eventos Positivo recebeu a 31ª edição do Haru Matsuri. Idealizado pelo médico Cláudio Sato em 1991, o evento se tornou uma tradição em Curitiba. Comemorando a chegada da estação das flores, o evento contou com oficinas, apresentações, exposições, gastronomia e estandes de produtos.

A tradição de celebrar a primavera foi trazida pelos imigrantes japoneses e simboliza o nascimento das flores após o inverno e a celebração da natureza para ter uma boa colheita. Durante o evento, foi possível ver como o evento é especial, com diversas associações e grupos dando o melhor de si para criar um espetáculo nipônico em pleno Parque Barigui.

A abertura animada contou com o bon odori (dança de festival), convidando o público para dançar junto. Em seguida, houve apresentações de taiko (tambor japonês) com os grupos Wadaiko, Wakaba Taiko e Ryukyukoku Matsuri Daiko, empolgando a todos com o som de seus tambores. Também houve as clássicas apresentações de karaokê, mostrando o talento de vários cantores.

Além disso, teve muita dança com os grupos de odori da Seicho no Ie, o grupo de dança tradicional Nihon Buyou e o grupo de yosakoi da Nikkei Curitiba.

Um dos grandes destaques foi a apresentação do Grupo Miwa Seigensha de Música para Koto e do Grupo Shinzan Tozan de Shakuhachi, que tocaram músicas tradicionais japonesas com koto (cítara japonesa), shamisen (banjo japonês) e as flautas japonesas shakuhachi e shinobue. O evento ainda contou com exposições e oficinas de ikebana e bonsai.

E, claro, teve muita comida na praça de alimentação com 27 estandes e mais de 60 pratos para saborear. Foram servidos desde clássicos como gyoza, sushi, tempura e ramen até butadon, gyudon, takoyaki e chanpon. Também teve muita sobremesa boa, como zenzai, tayaki, sorvete de matcha e mochi.

Já no final do evento, houve um concurso e desfile de cosplay com o pessoal da Shinobi Spirit. Esse foi um dos momentos mais aguardados por um público empolgado que fez muito barulho com a entrada de cada participante (Confira as fotos AQUI).

Debaixo de muita chuva no sábado e de muito sol no domingo, o evento atraiu um grande público que queria celebrar a cultura japonesa, experimentar novos sabores e se divertir com os amigos e a família. Celebrando mais cedo a chegada da primavera, o festival trouxe toda a essência japonesa para o centro de eventos com apresentações incríveis e sabores diversos, dando boas-vindas assim à chegada da nova estação.

Fotos do Haru Matsuri