Anúncio

Genshiken foi escrito por Kio Shimoku e lançado no Japão pela editora Afternoon (a mesma de Oh My Goddess!). Trata-se de um mangá Seinen que aborda o cotidiano de um Otaku no Japão. O nome Genshiken deriva de gendai shikaku bunka kenkyuukai que significa: Sociedade para estudo da cultura moderna visualmente dirigida. Foi distruibuido no Brasil pela editora JBC onde o nome ficou “Genshiken: O Clube de Estudo da Cultura Pop Japonesa” e possui 9 volume, já completo por aqui.

A historia começa quando o calouro Kanji Sasahara, entra para universidade e está à procura de um clube, e um destes é o Genshiken.  Ao chegar na sala deste grupo, ele encontra Kousaka, um calouro que acabara de entrar para o grupo. Logo após uma breve conversa, os dois adentram e conhecem outros membros: o presidente do Genshiken (Madarame), o otaku hardcore (Tanaka), o amante de cosplay (Mitsunori). Após algum tempo a namorada de Kousaka, Saki, é introduzida, e esta é a que causará conflitos, declarando seu ódio eminente a todos os otakus – e adoraria acabar com o grupo Genshiken! 

A trama é cheia de comedia voltada ao publico otaku e com muitas referencias e outros personagens são adicionados à obra. O traço é muito bonito e bastante detalhado; Destaque para a sala cheia de bonecos, estantes, livros e a ambientação exterior da escola.

No geral o manga e o anime tem as mesmas historias. Porém, como é de costume, o manga é mais detalhado e traz algumas cenas (de relevância até) que não estão presentes no anime. Então, diante destas considerações feitas, Genshiken é um manga digamos “de otaku para otaku” pode e não pode agradar a todos, mas como já dito, quem leva a vida “otaku style”, vai se identificar bastante.

*Lembrando que ainda tem Genshiken Nidaime (Second Season), que é a continuação deste Genshiken original, com mais personagens e que ainda está em produção!

Texto por Victor Nunes