Anúncio

Na minha constante busca por quadrinhos nacionais de terror, eu esbarrei – meses atrás – no projeto de financiamento coletivo de Found Footage, uma produção de Marvin Rodriguez que tinha como objetivo explorar o mundo dos filmes snuffs (filmes reais que envolvem tortura, assassinato ou outros crimes).

Confesso que a temática me interessou rapidamente, mas foram os detalhes que me conquistaram. O quadrinho, todo em modelo diferenciado, foi editado e impresso de maneira a se assemelhar a uma fita VHS, não só isso, ao ser entregue em casa ele estava dentro de uma caixa de VHS original! Completamente personalizada, que só ajudou a permear o clima da leitura.

found footage

A trama segue um cinegrafista frustrado que está lidando com sérios problemas financeiros. Sem condições de pagar a pensão alimentícia da filha, ele está prestes a se meter em problemas judiciais quando surge uma oferta de trabalho. Um cliente misterioso fica interessado no fato do cinegrafista ainda filmar e editar suas produções no formato VHS, e oferece ele uma grana preta para filmar um acontecimento um tanto… macabro. O cinegrafista, persuadido pela ideia do dinheiro rápido, aceita, e sem querer acaba em um concurso da deep web do filme snuff mais sangrento. Para tal, ele irá seguir seu cliente nas situações mais escabrosas possíveis (muitas delas sendo inspiradas por acontecimentos reais).

Todo em preto e branco, fiel a temática de vídeo, Rodriguez conseguiu criar uma história divertida, instigante e assustadora. Apesar de já ter visto muitas obras cinematográficas que tratem sobre temáticas similares (Creep e Filme Sérvio) foi a primeira vez que eu li quadrinho sobre o assunto, e gostei bastante que esses temas estejam saindo das bolhas e chegando a outras mídias.

Toda a editoração é caprichada, o quadrinho é uma pérola de tão bem feito, e os detalhes para instigar os leitores são maravilhosos. Bato palmas para o autor e sua grande criatividade na produção desse presente.

found footage

A história é curta e bem rápida de ser lida, já que ela trabalha sempre com o esquema de dois quadros, e termina fechadinha, mas confesso que eu me interessaria muito por outros “trabalhos” do cliente misterioso, talvez inspirados em algumas lendas da deep web?

Apesar do final ser previsível, eu gostei bastante de Found Footage, ainda mais porque eu continuo achando difícil encontrar quadrinhos nacionais que pisem mais na temática de suspense e horror.

Se você quiser adquirir Found Footage, o mesmo pode ser encontrado na loja Korja dos Quadrinhos.