A 25ª edição do Festival do Rio, um dos maiores festivais de cinema da América do Sul, está acontecendo no Rio de Janeiro. Então, até o dia 15 de outubro, quem estiver na cidade poderá assistir aos mais de 200 filmes nacionais e internacionais que constam na programação, distribuída entre alguns cinemas do Centro e da Zona Sul.
O cinema asiático está sendo representado por algumas obras incríveis, por isso, listamos alguns dos títulos que vocês não podem perder.
MONSTER
Neste suspense dramático japonês do diretor Hirokazu Kore-eda, acompanhamos a história de uma mãe. Ao notar um comportamento estranho em seu filho, ela descobre que quem o está causando é o professor do menino e vai acertar as contas.
O longa já venceu pelo Melhor Roteiro e recebeu a Queer Palm no Festival de Cannes 2023.
- Quando e onde: Kinoplex São Luíz, quinta-feira (12/10), às 13:45.
- Estação NET Gávea 5, sábado (14/10) às 16h30.
VIDAS PASSADAS
O romance dramático sul coreano conta a história de Nora e Hae Sung, duas amigas de infância que se reencontram depois de duas décadas. Assim, passam a reavaliar suas vidas e amores. O longa tem direção de Celine Song, Greta Lee e Yoo Teo.
- Quando e onde: Estação NET Gávea 4, sábado (14/10), às 17h15.
PERFECT DAYS
Este aqui se encaixa no gênero dramédia (drama com coméria) e é aquele típico filme bonitinho, agradável de assistir, que te faz refletir.
Então, acompanhamos a história de Hirayama, um faxineiro idoso de Tóquio, por meio das fotos que ele tira, músicas que ouve, livros que lê e pessoas com quem conversa no dia a dia. Se está procurando algo para se emocionar, assista! Tem direção de Wim Wenders, e já é um dos favoritos do Japão para a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano que vem.
- Quando e onde: Estação NET Gávea 5, domingo (15/10), às 17h00.
ADEUS MINHA CONCUBINA
A mostra Clássicos & Cults, também do Festival do Rio, celebra os grandes sucessos do cinema mundial. Assim, um dos clássicos exibidos será este drama chinês de 1993, dirigido por Chen Kaige.
O filme retrata os dramas vividos pelos jovens Cheng Dieyi e Duan Xiaolou enquanto crescem e treinam na severa Escola da Ópera de Pequim. Podemos ver o amadurecimento deles, descoberta de amores (inclusive um pelo outro) e suas reflexões por meio de uma bela e fascinante retratação, que entrega arte e belos figurinos.
- Quando e onde: Estação NET Gávea, quinta-feira (12/10), às 13h50.
- Estação NET Botafogo, quarta-feira (18/10), às 21h00.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site ingresso.com ou na bilheteria dos respectivos cinemas. Os valores então em torno de 32 reais a inteira e 16 reais a meia. Também há sessões que dão direito à gratuidade, basta checar no site do Festival do Rio, disponível no Instagram oficial do evento.
É preciso checar também a disponibilidade para cada sessão com antecedência.