As séries de ficção têm conquistado cada vez mais audiência nos últimos tempos em todo o mundo e, no Brasil, isso não é diferente. Existem produções dos mais variados gêneros, tais como policiais, românticas, de suspense e de ação, para agradar a todos os segmentos da audiência.

O surgimento do streaming tornou possível oferecer mais conteúdo ao público, além de aumentar a diversidade das produções, que vêm de diferentes cantos do planeta. Como exemplo temos a mexicana Chaves, exibida por 36 anos consecutivos, e Carinha de Anjo, que segundo um levantamento publicado no blog da ExpressVPN é a produção brasileira com maior popularidade atualmente, tendo sido uma das séries de ficção mais assistidas no Brasil em 2022. Produções norte-americanas baseadas em super-heróis, videogames e filmes também conquistaram a atenção do público.

Contudo, existe um subgênero da ficção que tem chamado cada vez mais a atenção dos espectadores brasileiros – o chamado “drama”. Apesar de ainda não estar entre os mais assistidos, a julgar pelo crescimento que vem apresentando nos últimos anos, não será surpresa se aparecer nos próximos rankings de popularidade.

Dorama
Divulgação: Pixabay

Definição

O termo “dorama” vem da palavra “drama”, em inglês, que, refletindo a forma como os falantes da língua japonesa a pronunciam, virou “dorama”. Originalmente, elas eram séries românticas produzidas na Coreia do Sul. No entanto, com o tempo, os fãs passaram a chamar dessa forma também as séries asiáticas em geral, especialmente as chinesas, japonesas e taiwanesas, que costumam ser as mais populares. E, para fazer a distinção entre as diferentes origens de cada produção, criaram a seguinte terminologia:

  • k-drama, para dramas coreanos (Korea)
  • j-drama, para dramas japoneses (Japan)
  • c-drama, para dramas chineses (China)
  • tw-drama, para dramas taiwaneses (Taiwan)

Principais títulos

Um dos dramas de maior sucesso é o sul-coreano Squid Game (ou Round 6, como ficou popularmente conhecido no Brasil). É uma produção de 2021 muito bem avaliada pelo público: 93% dos que a assistiram, aprovaram, segundo avaliação do Google. Apesar de não ser uma série romântica – possui principalmente elementos de drama, ação, suspense e sobrevivência -, ela é considerada um k-drama pelos fãs.

Dorama Round 6
Divulgação: Pixabay

Outro drama de grande sucesso entre os fãs do gênero é Alice in Borderland, que estreou em 2020. Muito embora se trate de uma produção japonesa que apresenta ficção-científica, drama, suspense e sobrevivência, foi classificada como drama, por ser uma série asiática. Também foi muito bem avaliada, com 95% de aprovação, segundo a mesma pesquisa do Google.

O Brasil é o 3º país que mais assiste dramas, atrás apenas da própria Coreia do Sul (1º) e dos Estados Unidos (2º). Além de Round 6 e Alice in Borderland, outros dramas fizeram muito sucesso entre os brasileiros, tais como:

  • Twenty-Five Twenty-One
  • Advogada Extraordinária
  • Pretendente Surpresa
  • Justiça Juvenil

Em 2016, chegou ao Brasil o Rakuten Viki ou, simplesmente, Viki, plataforma de streaming exclusivamente dedicada às produções asiáticas. Ela possui mais de 1.500 títulos, que incluem filmes, séries, shows e, é claro, dramas, boa parte deles gratuitos. Um diferencial interessante dessa plataforma é o recurso Watch Party, que permite que diversos usuários assistam a um mesmo programa de forma sincronizada.

Conclusão

Com um crescimento nos últimos dois anos de 65%, o número de usuários registrados do Viki no Brasil gira atualmente em torno de 4,5 milhões, em sua maioria da Geração Z e Millennials. Esses números mostram o alcance do drama em nosso país e o potencial que ele tem para continuar se expandindo. Principalmente quando fãs de outras faixas etárias, bem como das mais diversas regiões do Brasil, começarem a ter contato com esse gênero de programa que veio do outro lado do mundo para ficar.