A banda Develop One’s Faculties começou em 2014 com dois ex-membros do cocklobin: o Yuya, que na época era guitarrista e no DOF uniu essa função à de vocalista, e o baterista Johannes.

Yuya aparece na cena em meados de 2009 como guitarrista suporte da banda Schwein, entrou no cocklobin (também na guitarra) somente em 2011 e lá permaneceu até a dissolução da banda em 2014. Johannes fez parte de várias bandas até chegar no DOF, sempre dominando a bateria, suas primeiras aparições na música foram por volta de 2004 no Ichigo69; em 2011 entrou pro cocklobin junto do Yuya (na época se apresentava como Sora). Develop One’s Faculties também conta com o guitarrista Rui, que aparece na música lá por 2001 no the Pumpikin Head e também fez parte do CHEMICAL PICTURES entre 2010 e 2012. 

O som da DOF é leve, rápido e uma delicia! É um rock leve com uma constância… inconstante! Develop One’s Faculties faz você se acostumar com o ritmo só pra quebrá-lo na sua cara, e então voltar ao que era. As letras podem soar suaves pra quem não é fluente ou simplesmente não consegue acompanhar a velocidade dos vocais (muitas vezes múltiplos!!), mas seu conteúdo é caótico, algumas das letras são escritas em forma de diálogo, como se você estivesse dentro da mente de algum tipo de maluco, e tendem a ser existencialistas e até melancólicas.

Agite o frasco para alterar o equilíbrio!

フラスコを振ると天秤揺れた (FURASCO wo furu to tenbin yureta) foi o primeiro lançamento da banda, um single em duas versões com somente 2 faixas cada versão, de Dezembro de 2014.

Logo de cara já podemos ver tudo que é mais presente no DOF: Uma melodia gostosa e marcante, os vocais impecáveis do Yuya, e uma letra sem pé nem cabeça!!!

Certo, certo, a letra é complicada mas tem sim seu sentido, apenas faça o que diz o título: Agite o frasco para alterar o equilíbrio.

Convivendo com as letras do DOF algum tempo dá pra perceber esse padrão, as letras são difíceis, as vezes, ao ler, deixam você se perguntando se o compositor é um maluco ou um gênio. As palavras são bem soltas, não entra naquele padrão de “música explicadinha” que vemos muito por aí, se prestar muita atenção, até acaba entendendo o que a letra quer dizer, mas sinceramente não acho que esse seja o objetivo, creio que o objetivo seja a abstração, tal como vemos nas artes das capas dos CDs, há caos, perturbação, é tudo simplesmente abstrato, com um toque melindroso, delicado, e deve ser lido dessa maneira.

Quer refrão marcante? Aqui tem!

Sabe quando você tá voltando pra casa depois de um dia cansativo e tudo que você quer é uma música pra te fazer viajar? Develop One’s Faculties é a banda!

A banda é linear no que diz respeito aos CDs, as músicas trafegam entre o mais leve e o mais frenético da forma mais agradável possível. Um rock que pode ser confundido com pop-rock, uma improvisação com cara de jazz, meio falado, meio cantado, uma personalidade que só a DOF tem!

Precisamos de um minuto pra falar sobre o Johannes.

Develop One’s Faculties é uma banda de rock, que faz parte do visual kei. No geral, os membros usam visuais simples, nada muito chocante nem nenhum conceito específico, mas, se você se interessou pelo que eu disse até aqui, e assistiu os vídeos que recomendei até agora, talvez você tenha se espantado com o visual de um dos membros em particular… Johannes, o baterista, costuma usar visuais um tanto quanto… diferentes! Talvez esses visuais nem fossem tão especiais se não fosse o simples fato de ele ter abdicado do uso de calças!!! Essa imagem dele reflete muito a atividade dele em seu perfil do twitter (@DOF_Johannes), que é no mínimo inusitada, sério, se você for do tipo que curte humor non-sense e besteirol e estiver de bobeira por aí, vale a pena dar uma conferida. Comparando os visuais da época do cocklobin com os de agora dá até pra pensar que é outra pessoa!

Desenvolva suas faculdades!

Até o momento, DOF tem 2 álbuns e 7 singles, pode até parecer pouco mas o que eles não tem de quantidade tem de qualidade!

Agora em Junho de 2019 eles vão lançar o oitavo single, que se chamará Ephemeral e terá apenas duas músicas.

E ai, que tal tirar um momento pra abstrair das coisas e desenvolver suas faculdades?