No calendário da internet japonesa, todo dia é dia de alguma coisa, e o dia 10 de maio é considerado o dia das maids! Afinal, é o dia 10 (十, que pode ser lido como “to”) de maio (may, em inglês). Logo, mayto faz o dia da maid (meido, em japonês e Maid Day, em inglês).
Forçado? Talvez, mas o povo aceitou. Então, como de praxe, o Twitter é inundado de imagens de maids todo dia 10 de maio, ano após ano. Se você está acompanhando os lançamentos da temporada e acabou topando em algo a ver com maids, ou se você já tem interesse e ama o assunto, uma visita ao perfil de Habakura pode ser uma boa ideia!
Habakura e as Maids
Então, artista de visível dedicação à estética das maids e das lolitas, Habakura lançou um desenho com 25 estilos de diferentes em sua conta do Twitter. Nela podemos ver como realmente a popularidade das maids fez florescer vários ramos, adotando componentes de diferentes regiões e subculturas.
Em ordem, da esquerda para direita, os estilos são esses:
-
- Vitoriano (Antigo)
- Vitoriano (Tardio)
- Edwardiano
- Garçonne Look
- Moderno
- Classico
- Miniskirt
- French
- Bunny
- Warori
- China
- Lingerie
- Swinsuit
- Steampunk
- Sci-Fi
- Horror
- Yumekawa
- Dinner
- Militar
- Miko
- Kimono
- Hakama
- Sailor
- Armor
- Sister
Primeiramente, é curioso como o look mais erótico é chamado pura e simplesmente de “francês”, pra combinar com a fama da terra do Marquês de Sade. Além disso, o garçonne look, estilo popular dos anos 1920, sequer me era familiar até o momento da escrita desta matéria. Agora, se alguém por acaso esteja se perguntando por que é que tem dois estilos vitorianos, a gente explica. É pela simples razão de que o reinado da Rainha Vitória durou 64 anos, tempo o suficiente para presenciar diferentes modas.
Já para os estilos mais japoneses, um pouquinho de contexto pode interessar. “Warori” (和ロリ) traduz literalmente como “lolita do oriente”, uma junção do estilo maid com a moda remanescente da Era Edo. Enquanto isso, Yumekawa é a junção de “yume kawaii”, ou “kawaii dos sonhos”, que cata junções de cores mais vibrantes, como que saído de um anime.
Agora, se à primeira vista “miko”, “kimono” e “hakama” possa tudo parecer quimono, as diferenças de fato existem, ainda que sutis. Afinal, Miko é o traje das sacerdotisas dos templos shinto. Sendo assim, a diferença do kimono para o hakama, está no fato de que o hakama é o traje usado por samurai e praticantes de kendo nas pernas, como uma calça de pernas bastante largas.
E você? Algum estilo de maid te chamou mais a atenção?