Conexão Brasil-Japão: Estrelando Tatsuro Murakami, Gabi Buarque e Shen Ribeiro

Anúncio

No último dia 7 de fevereiro, o Centro Cultural dos Correios recebeu em seu palco três artistas numa parte da iniciativa “Conexão Brasil-Japão”. Neste cruzamento de culturas, a música foi a estrela da vez.

A introdução foi feita por um dos organizadores do evento, o diretor cultural David Leal, do Instituto Cultural Brasil Japão (ICBJ).

Shen Ribeiro, mestre da flauta de bambu, o shakuhachi, Tatsuro Murakami, violonista especializado em chorinho e bossa nova e Gabi Buarque, uma das maiores estrelas atuais da MPB trouxeram um show de improviso, arrancando palmas e cantos do público.

 

O repertório foi voto vencido, afinal eram dois brasileiros e um jovem japonês amante de música brasileira. No entanto, a introdução de Shen Ribeiro, uma versão resumida de um cântico budista, silenciou os mínimos ruídos e respirações do auditório, tamanha era a curiosidade de muitos que pela primeira vez ouviam o shakuhachi, um dos instrumentos mais presentes no budismo japonês.

Ao dar lugar para Tatsuro Murakami, o jovem de 24 anos esbanjou brasilidade em seu violão de nylon de 7 cordas, com uma sonoridade típica de mestres como Cartola, por exemplo. Entre um cover e uma peça autoral, “Lua”, em homenagem à noiva, Tatsuro falou com o público em bom português, estando no Brasil há oito anos. Primeiramente como intercambista, voltou para o Brasil para estudar música em São Paulo, inspirado na paixão do pai pela bossa nova.

E por fim, Gabi Buarque atou o nó dessa conexão entre os dois polos do mundo. Como alguém que nasceu para cantar, tocar, recitar e interpretar com uma naturalidade de outro mundo, Gabi tocou alguns de seus sucessos e puxou algumas pérolas com Shen e Tatsurou, como uma versão de “Garota de Ipanema” com o shakuhachi no lugar da costumeira flauta doce.

Quem quiser ver um pouco mais do que foi a apresentação musical, pode conferir o álbum que o evento organizou no Facebook, bem como acompanhar a página da Conexão Brasil Japão para ficar por dentro de futuras atividades no Rio de Janeiro!