Todos estavam com saudades da maravilhosa DreamWorks, e mais importante, todos estavam sentindo falta de Banguela, um dragão que se mostrou fofinho e ainda sim mortal em Como Treinar seu Dragão.

Pode-se dizer que o primeiro filme foi uma surpresa gostosa de assistir, o segundo pode ser considerado forçado, mas o terceiro é o respeito por tudo que já foi mostrado e o fim perfeito para essa maravilhosa franquia!

como treinar seu dragao 3 poster
Como Treinar Seu Dragão 3 (Pôster Divulgação)

Emoção Cativante

Os estúdios da DreamWorks Animation conseguem fazer animações espetaculares para todas as idades, contudo sempre são comparados com a Pixar, desde Procurando Nemo e depois Espanta Tubarões.

Porém todos aprendem com os erros, a franquia Como Treinar seu Dragão é um exemplo disso, ela cativa muito mais pela sua história do que pela diversão, trazendo uma seriedade maior do que um desenho. Até uma série animada foi feita, a qual foi transmitida no Cartoon Network e ela pode ser considerada canônica, talvez uma parte do público não se cative por isso, mas esse argumento não faz Como Treinar seu Dragão ser um fracasso: a trilogia começou de forma surpreendente e terminou de forma quase que épica.

O final de Como Treinar seu Dragão 3 é lindo, emocionante, digno de aplausos e lágrimas, mas que deixa uma dúvida que faz o medo tomar a mente por completo, um possível quarto filme não seria um absurdo, pode ser apenas uma paranoia, mas do jeito que terminou na penúltima cena, coloca essa franquia finalizada e eternizada como uma das melhores franquias animadas do cinema, porém sua sequência deixa uma esperança de prolongar a franquia.

como treinar o seu dragao 3

Desenvolvimento

O filme não explora grandes artifícios de roteiro, na verdade os três filmes são bem parecidos em desenvolvimento e diversão, uma preguiça criativa ou medo de mudar, não se sabe, única certeza é que acertaram de novo, a trama prega algumas peças em quem quiser tentar adivinhar o final, e mesmo descobrindo, não estraga a experiência magnífica que esse filme causa emocionalmente.

Os personagens crescem e amadurecem, Astrid no caso se mostrava uma viking bruta e habilidosa, e ao decorrer da franquia, se mostrou muito mais passiva, calma e centrada nos planos formados, mas continua sendo a viking poderosa que ela é, os irmãos gêmeos continuam sendo o melhor alívio cômico, Perna de Peixe se tornou muito mais sábio quando o assunto é conhecer todos os detalhes de um dragão desconhecido, porém se sente falta da mãe do Soluço, que se mostrou uma das melhores personagens do segundo filme, e nesse tem meia dúzia de falas e aparições apagadas.

Como Treinar O Seu Dragão 3
Como Treinar O Seu Dragão 3 (Imagem Divulgação)

Relações

A relação de Soluço com Banguela não foi muito trabalhada durante o filme, pois nem precisou, desde o segundo filme que o entrosamento dessa dupla é perfeita, mas dessa vez passou por uma fase bem mais complexa, essa a qual todos na vida real já passaram algumas vezes.

Na vida todos precisam fazer sacrifícios para crescer, deixar de lado alguns costumes, cortar laços e mudar pensamentos, e ver o Banguela se tornar o rei dos todos os dragões enquanto Soluço amadurece os mesmos costumes de seu falecido pai, faz você se agarrar na trama por completo, mesmo existindo tantos personagens cativantes, a franquia tem como foco principal essa relação, e mesmo quando eles estão separados, a trama continua caminhando e ainda explora o fantástico mundo de Como Treinar seu Dragão.

Os efeitos visuais é algo que te faz querer morar nesse mundo, das luzes e plantas coloridas a montanhas e tempestades sombrias, isso ainda é o maior marco dessa franquia, além das inúmeras espécies de dragões novos, isso é algo que Pokémon poderia aprender, em três filmes, essa franquia se mostrou mais criativa do que sete gerações do anime.

Como Treinar O Seu Dragão 3
Como Treinar O Seu Dragão 3 (Imagem Divulgação)

Cumpriram sua missão

É digno de pena aqueles que não acreditam no potencial da DreamWorks, a muito tempo vem demonstrando que é forte o bastante para bater de frente com a tão aclamada Pixar, mesmo que isso seja continuações de franquia, a a produtora não pode deixar seu público sem filmes, apenas gratidão e todas as lágrimas para Como Treinar seu Dragão 3.

O final perfeito para uma grande franquia, e que a criatividade casada com tramas mais sérias possam ser desenvolvidas no futuro, um adeus para Soluço e seus amigos que farão falta, mas cumpriram sua missão.