Anúncio

A tecnologia sempre desempenhou um papel vital quando se trata do mundo dos jogos. Seja o algoritmo básico por trás de jogos da velha escola como Paciência ou Tetris, ou a mecânica avançada usada em títulos de ação como Counter-Strike e LOL, e de esportes como FIFA e PES, o nível de tecnologia sempre ditou o grau de imersão e interação entre os jogadores com a máquina.

A Inteligência Artificial faz parte da indústria de jogos há algum tempo e já foi apresentada em diversos gêneros de jogos. A ideia básica ao usar IA em jogos é dar ao jogador uma experiência realista enquanto joga em uma plataforma digital. No entanto, com os avanços recentes, a indústria de jogos e os desenvolvedores de jogos estão realizando mudanças drásticas e formas mais criativas de usar IA em jogos.

O termo Inteligência Artificial é amplo e não está limitado ou restrito a apenas um setor específico. Mesmo no setor do poker, por exemplo, a inteligência artificial já foi introduzida há muito tempo, embora ninguém pudesse imaginar que se tornaria tão popular. Desde o seu início, essa tecnologia foi inserida e bem aproveitada na indústria, incluído também os jogos de cassino online e, mais recentemente, nos jogos de celular.

Os pesquisadores de mercado observaram uma mudança drástica na maneira como as pessoas se divertem com jogos eletrônicos. Atualmente os desenvolvedores têm um desafio mais significativo para se manterem conectados às mudanças extremas e aceleradas da atualidade. De acordo com os estudos recentes, a expectativa é de que podemos esperar que a indústria de jogos mude drasticamente no futuro, isso graças em grande parte à Inteligência Artificial aplicada.

E isso se refletirá também nos números. Em 2019, o valor de mercado da indústria de jogos era próximo a 150 bilhões de dólares. Com a introdução de tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, os números devem ultrapassar 250 bilhões até o final de 2022.

Inteligência Artificial
Imagem Divulgação: Pexels

Então, como a Inteligência Artificial está mudando a indústria de jogos?

Os principais desenvolvedores do mercado, como Electronic Arts, Sony, Google e Nintendo estão se especializando puramente no desenvolvimento de jogos com ambientes de IA avançados. A Inteligência Artificial será o ponto de partida e um componente igualmente importante na evolução da indústria de jogos. Alguns dos principais elementos que serão incluídos são as tendências de desenvolvimento das melhorias técnicas e metodologias no desenvolvimento dos jogos modernos.

Anúncio

O fato é que, mais cedo ou mais tarde, os jogos ficarão extremamente inteligentes. Com a ajuda da IA, os desenvolvedores de jogos estão criando novas técnicas, como aprendizado por reforço e reconhecimento de padrões. Essas técnicas ajudarão os personagens do jogo a evoluir por meio da autoaprendizagem de suas ações. Futuramente um jogador notará uma grande diferença quando jogar um jogo no ambiente de Inteligência Artificial.

Com a IA, os jogos se tornarão mais interessantes. Um jogador poderá avançar ou desacelerar o jogo para atender às suas necessidades. A acessibilidade geral, a inteligência e a aparência visual terão um impacto significativo no jogador. Alguns exemplos dessas técnicas já são vistos atualmente em jogos como The Sims e FEAR.

O realismo máximo como objetivo principal

Nos últimos dez anos, vimos uma mudança drástica na indústria e a revolução do setor já começou com a introdução da IA. Em comparação com os métodos anteriores de desenvolvimento, é fácil desenvolver jogos em um ambiente de IA. Hoje, é comum encontrar jogos com efeitos 3D e outras técnicas de visualização. Será possível ouvir os personagens de outra maneira, até mesmo conversando, exatamente como os humanos fazem. A IA está levando a indústria de jogos a uma nova era. Muito em breve, não se tratará apenas de bons gráficos, mas também de interpretar e responder às ações do jogador.

A promessa é de que a experiência de jogo do jogador será muito diferente do que é atualmente. Além disso, a combinação de IA e realidade virtual fará uma combinação perfeita. Nos tempos de hoje, os desenvolvedores de jogos estão prestando atenção aos pequenos detalhes. Para a nova década que se adentra, o futuro dos jogos eletrônicos certamente será excitante e envolvente.

Anúncio