Se você já assistiu algum tipo de programa de talentos, — como American Idol — deve saber que muitas vezes entram cantores solos para sair grupos formados. Por exemplo, como foi o caso de One Direction. Na Coréia do Sul, entretanto, é muito comum que grupos sejam formados em realities com esse tipo de intenção desde o começo, e hoje nós iremos falar justamente de um grupo feminino que debutou ano passado dessa forma: o CLASS:y.

My Teenage Girl

No fim de novembro de 2021, em plena pandemia, um novo show de talentos surgiu. Esse era o My Teenage Girl, que tinha como objetivo formar um girl group (GG) com as competidoras mais populares.

O programa da MBC e da Universal Music Japan começou com 83 participantes. Porém, no final de fevereiro de 2022, as finalistas se elegeram com votações e pontuação adquirida durante o programa. Foi assim que nasceu o CLASS:y, um grupo jovem com uma premissa adolescente que promete balançar seus ouvintes com músicas enérgicas e divertidas.

Membros

CLASS:Y My Teenage Girls
Imagem Divulgação

Sendo assim, o grupo é formado por sete membros: Won Ji-min, Kim Seon-you, Myung Hyung-seo, Hong Hye-ju, Kim Ri-won, Park Bo-eunYoon Chae-won. Delas, apenas duas já tiveram experiências anteriores na mídia. Anteriormente, Myung Hyung-seo fazia parte do grupo Busters; e Kim Ri-won trabalhou como atriz e modelo durante a infância.

Além disso, por ser um grupo formado durante um programa, temos uma variedade grande entre os membros. Por exemplo, Hyungseo, a mais velha entre elas tem 22 anos, e a mais nova, Seonyou, só tinha 14 anos durante o debut do grupo em maio de 2022 (atualmente ela está com 15).

A líder do grupo é a Hyeju, com 20 anos, que também ocupa a posição de dançarina principal, rapper principal e vocalista. Curiosamente, somente outra membro tem essas mesmas posições, e logo a maknae (membro mais novo), Seonyou!

Debut, Comeback, Realitys

Então, as meninas debutaram oficialmente em cinco de maio de 2022 com o EP Class is Over, e ainda em maio elas lançariam o segundo EP com Lives Across.

Em seguida, em outubro de 2022, CLASS:y fez seu primeiro comeback com Day&Night, e em janeiro de 2023 lançaram o EP Japonês com Shut Down e Target. Posteriormente, em fevereiro, elas fariam o seu primeiro fan concert no Japão.

OUÇA AGORA NO SPOTIFY

Mostrando que estavam com tudo mesmo, elas participaram do Web Show Dancing Dol Stage (segunda temporada) no qual levaram o primeiro lugar. Além disso, já estão confirmadas para um terceiro show em 2023, chamado The Next – Battle of The K-Pop Girl Groups.

Prêmios e vinda ao Brasil

class:y Asia Star Festival
Pôster Divulgação

Não é de se espantar que, com a popularidade que ganharam no programa, as meninas logo concorressem a prêmios. Sendo assim, em 2022 elas concorreram ao Mnet Japan Fans Choice Awards (categoria Novatos do Ano; Ending Fairy do Ano, e Kiling Part do ano); além do Asia Model Awards (categoria novato do ano) na qual elas ganharam.

Já em 2023 elas seriam indicadas para o Hanteo Music Awards (categoria Novato do Ano) e para o Seoul Music Awards (categorias K-Wave e Novato do Ano).

Ainda estreantes no mercado de shows, foi uma surpresa bem grande quando anunciaram que as garotas seriam parte do Asia Star Festival 2023 aqui no Brasil! Portanto, elas estarão presentes no dia 07 de julho, e não pense que a fã base brasileira é pouca, já que o anúncio repercutiu bastante nas redes.

Jovens, talentosas e cheias de vontade de mostrar que não vieram brincar, CLASS:y é um girl group que nasceu num período difícil. Mesmo assim, o grupo não deixou isso abalar sua estreia e sucesso, e logo vão estar no nosso país! Por isso, não deixe de conferir de perto a apresentação delas se puder, garanto que vale a pena.