Anúncio

E o Circuito Anime Fest de Cosplay 2015 terminou neste último evento na cidade de campinas em sua 12ª edição. Confira os vencedores:

1º Lugar – Ana Luiza Vera e Silva como Cinderela, de Cinderela.
2º Lugar – Barbara Duzzi como Rainha Má de Once Upon a Time.
3º Lugar – Nathália Maria Simionato Casalecchi como Saga de Gêmeos de Os Cavaleiros dos Zodíaco

Se você ainda não viu nosso Especial Cosplay do evento, clique AQUI!

Para melhor ilustrar este circuito, entramos em contato com a maioria dos finalistas para vocês conhecerem um pouquinho mais sobre cada um deles e o processo de criação do modelito que usaram para a final. Além de nossas fotos, peguei algumas da organização oficial do evento. Você pode conferir a galeria completa deles AQUI.

Este é o nosso primeiro artigo do tipo. Alguma sugestão? Só falar pra gente :3 

Anúncio

Ana Luiza Vera

Página Oficial

Como foi participar do circuito Anime Fest? O que você espera para o ano que vem?

Gosto do Circuito Anime Fest por ser uma competição no interior de São Paulo com carinha de competições da capital. Isso facilita bastante o acesso, pelo menos pra mim! Fiquei realmente feliz por ter sido classificada para a final desse ano, mas acho que a palavra que melhor definiu essa edição foi intimidadora. O nível dos cosplayers nas finais do circuito parece que aumenta a cada ano, mas esse ano teve um crescimento exponencial inesperado! xD 

Ano que vem não poderei participar do circuito por ter ganhado essa edição, mas acredito que a competição vai ficar mais acirrada, e podemos esperar trabalhos espetaculares dos cosplayers!

Como foi o processo de escolha do personagem e da criação de sua apresentação?

Eu escolhi a Cinderella, do live action que estreou nos cinemas este ano. Desde que assisti ao filme, fiquei simplesmente apaixonada pelo vestido e comecei os planos para este cosplay! A princípio, eu não planejava usá-lo na final, mas este era o cosplay mais próximo de eu terminar quando consegui a vaga. Por esses tempos, a apresentação que faria com a Cinderella também já estava pronta na minha cabeça!

Cheguei à conclusão que fazer uma apresentação individual tradicional (baseada na postura da personagem) acabaria ficando monótona, e comecei a pensar no que poderia fazer em uma apresentação livre. A primeira coisa que veio a mente foi fazer uma Cinderella esquizofrênica. Mas como? Então lembrei: é Disney! Tem que ter música! E como adoro cantar, a ideia veio bem a calhar! Depois disso, parti para referências externas ao live action. Escolhi usar as músicas da animação da Disney de 1950, e tentar contar uma história um pouco mais realista fazendo paródias das músicas. No final, de uma Cinderella completamente maluca acabei fazendo uma Cinderella bem pé no chão e consciente (até um pouco sarcástica)! xD

Mais considerações?

Acho que só tenho a acrescentar que cosplayer nenhum trabalha sozinho. Tenho muito o que agradecer a minha mãe, que além de costureira (mas eu ajudei bastante a costurar esse cosplay u.u) também foi staff na apresentação, e minhas amigas Cecília Fernandez, que também foi staff (além de me ajudar durante todo o evento) e a senhorita Sthephany Sora Ora, que fez uma participação especial no áudio (e foi a melhor Bellatrix/Fada Madrinha ever)! E meu pai, que não curte muito esses eventos, mas mesmo assim foi e voltou dirigindo de Campinas pra que eu pudesse participar.

Além disso, muito obrigada às pessoas que me apoiaram desde meus primeiros surtos de pânico/ansiedade com a final! E não posso me esquecer da equipe dos Anime Fest e dos demais cosplayers que participaram da final e seus staffs! Foram todos super atenciosos e simpáticos! E obrigada também pra você que está lendo e pensando “Puts! Ela esqueceu de mim!” Porque tenho noção que sou avoada mesmo!

Barbara Duzzi

Página Oficial

Como foi participar do circuito Anime Fest? O que você espera para o ano que vem?

Já participei outras vezes. Foi legal, mas ainda tem algumas coisas que a organização pode melhorar pra tornar o Circuito Anime Fest cada vez mais importante, emocionante e interessante para os cosplayers. Espero que no ano que vem eles possam organizar melhor e criar expectativas maiores para que as pessoas queiram participar cada vez mais, já que ultimamente o publico que apresenta em palco tem diminuído.

Como foi o processo de escolha do personagem e da criação de sua apresentação?

Escolhi uma personagem que eu já tinha confeccionado para outra final de competição em julho deste ano. Amo essa personagem, desde a roupa, gestos, personalidade, tudo! Também amo a apresentação que tem uma historia muito importante pra mim sobre acreditar que as coisas dão certo! Foi assim que consegui que a dubladora oficial da personagem me ajudasse gravando para mim.

Mais considerações?

Ultimamente tenho dito em muitas publicações: “É pela arte, não pelos prêmios”. Amo o palco, amo apresentar, sempre escolho personagens que gosto e conheço a história, que têm personalidade forte e marcante. Participo porque gosto e não porque tem prêmios altos e dinheiro. Participo pq quero ganhar, claro, mas é mais pelo título do 1º lugar do que o prêmio em si! Aliás, cosplayers que fazem isso pela grana não têm meu apoio, não curto. Tenho minha loja para cosplays, e sei que muita gente trabalha como cosmaker também, esses eu apoio! Pois acabam tornando realidade o sonho das pessoas que não tem o dom artístico para a fabricação de acessórios complexos. Cosplay é um hobbie para se divertir, e todas as pessoas têm oportunidade de ganhar, porquê o importante não é competir, é dar o seu melhor! Adoro quando aparece gente nova e samba na cara da sociedade! ^^

Me deixa muito feliz ver que sempre surgem novos talentos. Parabéns a todos, continuem nos palcos. <3

Nathália Casalecchi

Não achei a página cosplay. Mas quem quiser entrar em contato: AQUI

Como foi participar do circuito Anime Fest? O que você espera para o ano que vem?

Foi incrível! Esse ano foi a minha primeira participação no CAF, e eu me senti muito honrada de conseguir a vaga e chegar até a final. Conheci tantos cosplayers bons, pessoas maravilhosas que se dedicam ao hobby com todo o amor. Espero que ano que vem o concurso seja ainda melhor, porque o nível do pessoal está cada vez mais alto. Também espero me dedicar o suficiente e conseguir novamente a vaga para a final.

Como foi o processo de escolha do personagem e da criação de sua apresentação?

Eu sempre fui apaixonada por Cavaleiros do Zodíaco, assistia desde pequena e, quanto mais o tempo passava, mais fã eu me tornava. O Saga sempre me chamou a atenção, tanto pelo nível de poder que ele possuía quanto pela questão da dupla personalidade, com o bem e o mal habitando dentro dele. Decidi fazer ele porque queria conseguir interpretar essa mudança que ele passava durante todo o anime. A parte mais icônica dessa mudança, para mim, era a troca da cor do cabelo (azul quando ele estava do bem, cinza quando ele estava do mal). Então decidi que iria fazer isso na apresentação.

Pesquisei, testei vários métodos de como trocar a peruca no meio do palco, e no final acabou dando certo. O público gosta do efeito e isso me anima muito durante a apresentação. Também havia cenas em que ele estava trajado como Grande Mestre, e só depois convocava a armadura para se vestir como cavaleiro. Quis manter essa ideia, mantendo a armadura “escondida” durante parte da apresentação. Dá para ver claramente que eu estou usando a armadura por baixo do manto, mas ainda fica aquela dúvida na plateia de “como ela vai tirar esse manto e mostrar a armadura”. É isso que eu mais gosto nas apresentações, surpreender o público.

Mais considerações?

Gostaria de agradecer a equipe do Suco de Mangá pela oportunidade de contar um pouco sobre essa experiência na final do Circuito Anime Fest. E espero que todos que fazem parte do hobby cosplay nunca se esqueçam de que tudo depende do nosso próprio esforço. Qualquer um pode fazer um cosplay incrível, chegar lá e fazer uma apresentação linda. É só acreditar em si mesmo e se dedicar. Estes são os primeiros passos para a realização de um sonho. Obrigada!

Verinha

Página Oficial

Como foi participar do circuito Anime Fest? O que você espera para o ano que vem?

Foi algo extremamente surreal! Durante todo o tempo, eu não acreditei em quase momento nenhum que eu estava participando. Chegar a uma final parece ser algo que só pessoas com trabalhos excelentes conseguem, e de repente eu estava lá. Mesmo depois de ja ter passado, eu ainda não estou acreditando! Não sei ainda sobre participar no ano que vem.

Como foi o processo de escolha do personagem e da criação de sua apresentação?

Eu estava um pouco sem opções pra falar a verdade. Tive muitas coisas me deixando ocupada durante os últimos meses, que praticamente não parei para pensar nisso. Quando faltava uma semana, entrei em desespero! Peguei um cosplay que estava jogado num canto e o reformei em 3 dias! A apresentação, era uma ideia um pouco antiga que eu tinha, que acabei colocando em prática, colocando algumas ideias novas. Foi uma apresentação feita super com pressa, mas acima de tudo, foi divertido fazer.

Mais considerações?

Queria agradecer ao pessoal que me ajudou abraçou a causa de fazer uma apresentação em 3 dias! Amei preparar tudo, e apresentar com esse personagem. Graças a isso, fiz muitos amigos novos, e aprendi muita coisa, o que fez com que todo o desespero valesse a pena. Foi uma experiência maravilhosa!

Okada Sama

Página Oficial

Como foi participar do circuito Anime Fest? O que você espera para o ano que vem?

Foi a segunda vez que participei da final e como sempre e uma experiência maravilhosa. Espero estar presente na final do ano que vem, com muitos projetos de cosplay e muitas premiações!

Como foi o processo de escolha do personagem e da criação de sua apresentação?

Gosto muito do personagem. Quanto a apresentação, ela já é um pouco antiga mas foram adicionados vários elementos para implementar e fazer este show na final do Circuito Anime Fest.

Roberta Castro

Página Oficial

Como foi participar do circuito Anime Fest? O que você espera para o ano que vem?

Foi uma experiência completamente nova. Já que o primeiro concurso cosplay que ganhei na vida, foi exatamente na etapa classificatória do circuito, no próprio CAF. Ano que vem eu espero aplicar bem todo o aprendizado que eu tive nesse domingo, vivenciando um pouco dos preparativos dos participantes mais veteranos que também estavam na final e foram super receptivos comigo. ^^

Como foi o processo de escolha do personagem e da criação de sua apresentação?

A personagem escolhida para essa final na verdade era outra (Saber). Porém eu senti muita vontade de estrear a LadyDevimon por ter sido um evento importante pra mim. Como ainda não tenho experiência em apresentações, planejei algo simples e direto, um pouco curto até como apresentação. Enfrentei alguns problemas pq achei que só podia ter 1 staff e minha amiga acabou ficando sobrecarregada. No final, aprendi que preciso esclarecer melhor minhas dúvidas sobre como e o que exatamente posso levar ao palco, quantos staffs posso ter e vi que dá sim, para ousar um pouco mais na criação da apresentação e no cenário.

Mais considerações?

As considerações que eu tenho, como não tenho muito conhecimento relacionado a concursos…. São mais para o cosplayer que quer se apresentar, mas não sabe exatamente os macetes certos para algumas coisas. Meu conselho é: meta as caras! Não pense que precisa começar sabendo! o/ Vá sem cenário, atue, faça amizades, peça dicas e observe seus colegas para aprimorar o seu trabalho. ^^
Sobre o evento, pra mim foi bem confortável pois tinha um vestiário para finalistas, porém falta um pouquinho de conforto para os visitantes vestirem seus cosplays com calma, sem aperto e em algum lugar melhor, duas salas separando por sexo, por exemplo. Vi muitas meninas se apertando no banheiro, com medo de molhar o cosplay apoiando na pia ou colocando algo no chão. Acho que um pouco de conforto para visitantes tão esforçados, deveria ser levado em conta. ^^

Enfim, adorei a experiência e essas são minhas únicas e gigantescas observações. <3

Galeria Extra

 

 

Anúncio