Cinema Panopticum, de Thomas Ott, é a mais nova HQ da Darkside Books

Anúncio

A DarkSide Books apresenta pela primeira vez no Brasil o universo de  sombras e histórias silenciosas do mestre Thomas Ott. Em Cinema Panopticum, os leitores  são conduzido por uma jovem menina e sua curiosidade até uma cabine escura repleta de  caixas com pequenos filmes. Thomas se apropria da mágica dos cinetoscópios, considerado o primeiro equipamento a conseguir capturar imagens em movimento e nos leva as  origens do seu cinema ilustrado. Uma narrativa gráfica cativante, bela e aterradora. 

O cinema que conhecemos não se aplica aqui. Em Cinema Panopticum o observador se tor na o grande espetáculo e sob os olhos da eterna vigilância alheia aplaudimos o grotesco.  É diante dessa dicotomia entre entretenimento e paranoia que se desenvolve a narrativa  peculiar desta graphic novel. 

O artista é um grande narrador visual acostumado à publicação de histórias curtas, domi na o universo das sombras em um preto e branco único e fantasmagórico onde a ausência  intencional de balões e recordatórios cria vozes em nossa mente capazes de manifestar no  silêncio o verdadeiro espanto diante do horror. 

No texto que acompanha a edição da DarkSide® Books, a pesquisadora Maria Clara  Carneiro comenta a técnica de trabalho de Ott: “Seus desenhos parecem gravuras,  em que as ranhuras pretas contribuem para esse ambiente lúgubre de suas histórias.  Ele usa a técnica do scratchboard (ou carte à gratter): primeiro, faz o desenho em uma  folha, o copia sobre o papel de riscar e, enfim, talha o papel escuro com um estilete,  criando esse efeito rasgado, das pequenas linhas sobre a superfície”. Um verdadeiro  assombro visual. Prontos para começar a sessão?

Cinema-Panopticum
Imagem Divulgação

Ficha Técnica 

Título | Cinema Panopticum
Autor | Thomas Ott
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 112 páginas, capa dura

COMPRE AGORA

Anúncio

Complete sua coleção de caveiras em 24h com 24% de desconto na compra dos quadrinhos em pré-venda e nos livros da seleção DarkSide Graphic Novel *. O mês especial de Halloween repleto de mimos começa agora. Viva a experiência Dark! Promo válida por 24 horas para todos os quadrinhos em pré-venda e para todo o catálogo de HQ’s, até 10h do dia 15.09.2021.


Thomas Ott é quadrinista, animador, músico e artista visual. Nascido na Suíça, os  quadrinhos sem texto e em preto e branco são característicos de sua produção, que começou  com Tales Of Error (1989) e conta hoje com mais de uma dezena de graphic novels. Ganhou  o prêmio germanófono Max und Moritz em 1996, pelo conjunto da obra quadrinística.  Cinema Panopticum foi premiado em 2006, em Nápoles, com o prêmio Micheluzzi. 

Anúncio