chrono trigger

A revista Famitsu anunciou em seu site o resultado de uma enquete perguntando qual foi o melhor jogo de toda a recém terminada Era Heisei. A votação encerrou com o seguinte resultado:

  1. Chrono Trigger – 230 votos
  2. The Legend of Zelda: Breath of the Wild – 209 votos
  3. Nier: Automata – 205 votos

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 8 de abril no site da Famicon, chegando a um total de 7158 votos. Cada pessoa escolheu um dentre todos os jogos lançados durante a Era Heisei, que durou de janeiro de 1989 até a abdicação do imperador Akihito em abril deste ano. Desde então sucedeu o seu filho mais velho Naruhito, dando início à Era Reiwa no Japão.

Estamos falando, portanto, de um período que vai da Quarta Geração de videogames (Era 16-bits), até a Nona Geração, que começou em 2017 com o lançamento do Nintendo Switch.

Chrono Trigger é um dos maiores sucessos da história dos videogames e não são poucos que o consideram o melhor RPG de todos os tempos. Ele foi lançado pela Square em 1995 para o Super Nintendo, com uma equipe lendária por trás de sua produção. Nele trabalharam nomes Yoshinori Kitase (Final Fantasy VI, VII, VIII e X), Hironobu Sakaguchi (criador da série Final Fantasy), Yuji Horii (criador de Dragon Quest) e o icônico compositor Nobuo Uematsu. A contribuição mais óbvia ao olhar está no traço singular de Akira Toriyama, designer dos personagens. A gameplay de Chrono Trigger envelheceu bem, rendendo ports para mobile e PC.

A próxima edição da revista Famitsu publicará a enquete com mais detalhes sobre outros 20 títulos que lideraram o ranking, bem como fará um balanço sobre a indústria de games dos últimos 30 anos.

Em média, muitos de nós começamos a jogar com um console de quarta geração. Outros mais velhos, começaram antes, ainda no Atari. E há quem tenha começado ainda mais recentemente. Entre novos e antigos, qual seria o seu escolhido nessa enquete?