Anúncio

Na volta com o Suco Entrevista, uma pessoa muito especial e que andamos acompanhando o trabalho dela já tem um bom tempo nos eventos: Cah Poszar!

Se você deu uma passadela na área de artistas e quadrinistas de eventos como Anime Friends ou CCXP, gosta de Zelda e se identifica com mangás medievais, já deve ter visto o banner dela ou de algo relacionado a Teerra & Windypor sinal, temos um Primeiro Gole bem bacanudo também! 

De seu início como quadrinista aos novos projetos, gostos e inspirações, fiquem com nosso bate-papo bem bacana com a Cah! 😀

*Vale lembrar que Teerra & Windy 2 está com uma campanha em andamento no Catarse, e você já pode apoiar no link abaixo!

TEERRA & WINDY NO CATARSE

teerra & windy
Os volumes 1 e 2 de Teerra & Windy (Imagem Divulgação)

“Simplesmente faça. Nada além disso. Não existe momento perfeito para começar um projeto, se você ficar esperando pela oportunidade, nada será feito. Portanto pegue a prancheta e comece!”

Qual foi seu primeiro trabalho como quadrinista?

Nossa, isso faz realmente muito tempo! Foi em meados de 2006, com meu primeiro fanzine autoral, um quadrinho chamado Profecia.

Anúncio

Acho que ainda tenho a capa dele (veja a imagem mais abaixo) aqui guardada no meio dos meus arquivos!

De onde surgiu a ideia de Teerra & Windy?

Acredita que eu lembro o lugar exato que tive a ideia? Foi voltando pra casa no meu antigo emprego, pegando o metrô na estação Pinheiros, lembro de estar brava com a quantidades de escadas rolantes que tem naquela estação.

profecia teerra windy cah poszar
Na esquerda, Profecia, o primeiro fanzine autoral de Cah Poszar. Na direita, Teerra & Windy (Imagem Divulgação)

Mas ignorando isso, eu tenho o costume estranho de me perder em devaneios em transportes públicos, diferente de dirigindo que você precisa ficar prestando atenção em tudo, minhas melhores ideias nasceram dentro de metrô e trem!

Mas a temática em si nasceu da necessidade de falar sobre o quanto os outros as vezes pensam que não somos aptos ou capazes de fazer algo, mas na verdade somos incrivelmente habilidosos fazendo essa tal coisa. Arqueiro cego, entendeu? Ehehe!

Quais os planos após Teerra & Windy?

Vish, muitos! Primeiro eu pretendo passar um tempo escondida na minha caverna estudando um pouco mais sobre ilustração, quadrinhos e pintura, depois disso pretendo começar algum dos vários roteiros que tenho engavetados aqui.

Se Teerra & Windy virasse uma animação, qual estúdio escolheria? E na dublagem, os protagonistas teriam quais vozes?

NOSSA! Sabe que eu nunca parei pra pensar nisso? Vamos lá:

Estúdio: Wit Studio (Fizeram um trabalho fantástico com Magus Bride)

Vozes Luka: Megumi Ogata (JP) – João Victor Granja (BR)
Vozes Windy: Paku Romi (JP) – Marcelo Campos (BR)
Vozes Teerra: Houko Kuwashima (JP) – Fernanda Barone (BR)

Você participou em diversos eventos durantes os últimos anos como quadrinista, como é esta experiência?

Na realidade deve fazer já uns bons mais de 10 anos que participo de eventos como quadrinista!

Vou te falar que o contato direto com o público é uma das minhas partes favoritas! <3 Seja reencontrar pessoas conhecidas, conhecer pessoalmente quem me segue nas redes sociais, fazer novos amigos, enfim! Todo o ambiente de um evento é muito legal!

Nos últimos anos, você acha que o mercado de quadrinhos no Brasil melhorou?

Nossa, sem dúvidas melhorou muito! Focando no meio independente, cada vez mais os artistas estão trazendo trabalhos mais bem elaborados, bonitos, bem acabados.

Teerra & Windy
Teerra & Windy (Imagem Divulgação)

Hoje o acesso a gráficas está muito mais simples e facilitado, você pode mandar imprimir sua revista numa ótima gráfica, com grande qualidade sem precisar nem ao menos sair da sua casa!

Pra quem como eu que começou na época dos fanzines feitos de Xerox, é extremamente animador ver como a qualidade subiu tanto. E com a qualidade você começa a chamar atenção de um público que antes não se interessava pelo autoral, podemos ver isso principalmente durante os grandes eventos, como Anime Friends e similares e a fantástica CCXP.

Claro que ainda existem muitos pontos para serem melhorados, como o investimento de editoras nacionais em material criado aqui, mas isso também já está começando a caminhar, a passos lentos, mas já está se movendo. Temos ótimos exemplo de editoras investindo em ilustradores daqui, como a Draco, a própria JBC, a Nemo, enfim! Temos muito o que melhorar ainda, mas sou uma pessoa bastante otimista.

Para quem quer começar nessa área da ilustração e de ser um quadrinista, alguma dica que você pode passar para os leitores e aspirantes?

Simplesmente faça. Nada além disso. Não existe momento perfeito para começar um projeto, se você ficar esperando pela oportunidade, nada será feito.

Portanto pegue a prancheta e comece! Como diz um grande artista que admiro muito, Jake Parker, “Finished, not perfect”.

Quais títulos você indica para quem quer se aventurar nos quadrinhos nacionais?

Teerra & Windy por razões obvias! Ahahah! Manual Prático da Garota Mágica (Heitor Pinheiro), Lobo Mau (Dani Bolinho), Echoes (Eliana Oda), Mercenários e Anima (Fran Briggs e Anna Giovaninni), Calendar (Lígia Zanella), entre outros de uma lista imensa!

the little good wolf capa
The Little Good Wolf (Capa Divulgação)

Quais obras/autores mais lhe inspiram?

Há um “ritual” na hora de desenhar? Gosta de colocar uma música ambiente, ou ter uma garrafa de café por perto?

Sempre há! Gosto de desenhar ouvindo música ou deixo passando algum filme de animação, Disney principalmente, de preferência em inglês ou dublado em português, porque ai não preciso olhar pra tela o tempo todo pra entender o que tá acontecendo.

“Na lata” – uma pergunta e uma resposta sem pensar!

  • Um super poder: Imortalidade (só com mais de uma vida pra conseguir realizar todos os projetos que quero! Ahahaha!)
  • Um Anime: Fullmetal Alchemist
  • Um Mangá: Magus Bride
  • Ídolo: Hiromu Arakawa
  • Uma Série: Game of Thrones
  • Um Filme: Interestelar
  • Um Jogo: Final Fantasy XV
  • Marvel ou DC? Marvel
  • Nintendo ou Studio Ghibli? Ghibli

Acho que é isso! ^^- Obrigada mesmo pela entrevista!

LINKS

PORTFÓLIO 

FACEBOOK

INSTAGRAM

TAPAS 

SOCIAL COMICS

Anúncio