Anúncio

No final da década de 1950, o Japão vivia um período de grande transformação após a Segunda Guerra Mundial, e os jovens japoneses começaram sua própria revolução com uma nova subcultura para aliviar toda a pressão social que havia na época, ou como uma simples forma de se divertir. Eles eram chamados de Bosozoku, uma tribo de motociclistas estilosos que já causaram muitos problemas.

Com suas motos personalizadas e barulhentas, os membros do Bosozoku brigavam com outras gangues, praticavam pequenos crimes, dirigiam perigosamente e faziam muito barulho nas pacatas cidades japonesas. Eles andavam em grandes grupos nos finais de semana, sendo o grande “dois caras numa moto” que causou medo e prejuízos no Japão.

Bosozoku
Crédito: @sanoivc | Imagem Divulgação

Eles eram fáceis de reconhecer com suas motos personalizadas com a bandeira do grupo, cabelos diferenciados e uniformes das gangues, principalmente o tokkofuku, que eram grandes casacos com bordados variados que continham o nome da gangue e ainda expressavam a individualidade dos membros. Essa moda toda acabou sendo reprimida pela força policial japonesa, com leis que chegam a proibir a confecção ou bordado dos tokkofuku, ou a personalização ilegal de motos. Apesar de tudo, o estilo do Bosozoku continua sendo uma referência não só para o mundo da moda, mas também de personagens de anime e mangá.

Os grupos eram geralmente compostos de jovens com idade entre 16 e 20 anos, que aproveitavam a sua juventude fazendo o máximo de barbaridades e aproveitando a vida antes de chegarem à vida adulta. Essa faixa de idade muito se deve à maioridade penal no Japão, que é de 21 anos, pois antes disso, os jovens são mandados para os Centros de Detenção Juvenil e não para a prisão.

Se você já assistiu muitos animes, principalmente shonen, você já deve ter visto algum Bosozoku ou algum personagem com estilo Bosozoku. Alguns exemplos são Eikichi Onizuka de GTO, o Ryu da Espada de Madeira de Shaman King, a Saki Nikaido de Zombieland Saga e o Shotaro Kaneda de Akira.

Bosozoku Akira
Akira | Imagem Divulgação

Atualmente, o anime e mangá de Tokyo Revengers tem como temática o estilo de vida dos Bosozoku e retrata bem o que acontece com as gangues de motociclistas, apesar de ter um olhar bem shonen de “poder da amizade”. A própria gangue Tokyo Manji foi inspirada em uma das grandes gangues de Bosozoku do Japão, a Black Emperor, que já foi muito famosa e chegou a aparecer em várias fotos da polícia e em revistas sobre Bosozoku. Porém, hoje em dia eles tem uma loja online e promovem algumas festas…O que aconteceu com você, Mikey?

Anúncio
Bosozoku
Crédito: @sanoivc | Imagem Divulgação

Apesar de já ter sido esquecido por boa parte da população e terem muitos poucos membros ainda circulando pelo país, o Bosozoku permanece vivo e ainda inspira modas e histórias.

Anúncio