Anúncio

O ano está acabando e muitos filmes já foram lançados, muitos gêneros produzidos, mas ainda faltam alguns, principalmente um filme de mistério, pois bem, não é que ele foi feito?

Confira também: It – A Coisa | Review

Nada melhor do que uma boa história de mistério, envolvendo investigação policial, vida familiar conturbada, um assassino psicopata que possui uma forma bem específica de matar suas vítimas, deixando sempre uma pista esquisita fazendo os policiais se encherem de dúvida. Esse é o Boneco de Neve!

boneco de neve the snowman
Boneco de Neve (Poster Divulgação)

Suspense e Investigação Policial

Esse tipo de roteiro é bem padrão mistério, suspense e investigação policial, ou seja, ele têm uma linha mais lenta, onde ele costura toda a trama do filme, coloca em paralelo a vida familiar conturbada do policial, seja ele viúvo ou divorciado.

Tudo isso não não importa porque existirá um par para ele, mesmo que ele não fique com a garota, em algum momento do filme eles trocaram olhares, fazendo com que o público ship o casal. Um clichê que funciona.

Boneco de Neve segue essa ideia, e que mesmo que demore muito para para ser construída a ponto de bocejar, vale a pena a espera, pois a investigação só avança com o detetive desconfiando e roubando as pistas dos outros detetives.

michael fassbender boneco de neve the snowman
Michael Fassbender em Boneco de Neve (Imagem Divulgação)

Investigador e o Assassino

Harry Hole, interpretado por Michael Fassbender, é um investigador solitário que está sempre com um cigarro na boca e uma cara amarrada, mas que possui um lado emocional pouco liberado.

Já o psicopata, possui uma forma diferente de assassinato. De forma clara e objetiva, ele decapita e picota partes do corpo como se fosse papel, aquém do assassino ao estilo açougueiro, além de deixar uma prévia sinistra de seus próximos alvos, um boneco de neve com um rosto bem intimidador olhando para você toda vez que está na janela. Uma simplicidade macabra que traz até um certo medo e agonia.

rebecca ferguson boneco de neve the snowman
Rebecca Ferguson em Boneco de Neve (Imagem Divulgação)

Ritmo

Certas partes pecam nesse filme que o impede de ser brilhante. Primeiramente o fato de que a construção da trama é lenta demais. Como dito, houve bocejos no cinema, isso faz o público perder a atenção do filme.

O segundo fator é referente ao final do filme. Logicamente que o mistério seria resolvido – teria o plot twist padrão de toda a verdade ser mostrada – mas após tudo isso, existe o confronto do psicopata com o detetive, com um desfecho um tanto quanto duvidoso desta luta. Quando vocês assistirem, entenderão do que estou falando.

val kilmer boneco de neve the snowman
Val Kilmer em Boneco de Neve (Imagem Divulgação)

Adaptação

Esse que vos fala leu apenas dois capítulos do livro de Jo Nesbø, e já consegue perceber que é mil vezes melhor que o filme (até o momento) e por isso, esta crítica não foi comparada com o livro, pois as pessoas irão ver o filme, sem se preocupar com o que acontece no livro e sendo bem aceito pelo público.

É um filme legal, daquele tipo de trama que precisa ligar os pontos, como todo mistério/suspense, onde toda construção de trama vale a pena pelas cenas explícitas dos cadáveres – estejam preparados – e se preparem para cenas de sangue, carne e miolos!