Bendy and the Ink Machine (Bendy e a máquina de tinta, tradução literal) é um jogo de terror indie lançado originalmente em fevereiro de 2017.

Separado em cinco diferentes capítulos, o último tendo sido lançado em outubro de 2018, a história ambientada em formato de cartoon semelhante a títulos como o Gato Felix e Betty Boop (animações em preto e branco, muitas vezes mudas).

Bendy seguiu o mesmo caminho de outros famosos jogos indie de terror como Amnesia e 5 Nights at Freddy ‘s, rapidamente construindo uma leva de fãs que – além de financiarem o desenvolvimento do jogo – também elencaram uma possível franquia de sucesso, com diversos itens já nos mercados: figures, pelúcias, camisetas, canecas, e até itens exclusivos de lojas como Target e HotTopic.

Bendy and The Ink Machine

A trama, ambientada em 1966, segue o protagonista Henry – um animador aposentado que trabalhava em um desenho estrelado por um simpático demônio chamado Bendy. Após um convite de seu antigo chefe, e criador de Bendy, Henry resolve visitar o estúdio, onde ele descobre estar preso em uma armadilha mortal com criaturas feitas de tinta.

O design e trilha sonora de excelência criaram altas expectativas no público, ainda mais com a recente popularidade dos jogos de terror. Autodeclarando-se como um Survival Horror, Bendy and the ink machine arrecadou milhões vendendo um novo modelo de jogo, antes mesmo do lançamento e popularidade de Cuphead.

Apesar do marketing, Bendy acabou demonstrando ser uma grande decepção para a maior parte dos jogadores. Com capítulos muito curtos, quebra-cabeças simples e infantis, jogabilidade pobre, roteiro confuso e sem final definido, vários BUGs e problemas com saves, o título rendeu muitas avaliações negativas a partir do capitulo 3 e nos posteriores.

Bendy and The Ink Machine

Tendo em mente que seu criador, TheMealty, é um ilustrador e artista gráfico, fica claro quais são os pontos fortes do jogo. Não tendo previsto o sucesso do título, também fica claro porque os maiores problemas são justamente os aspectos de jogabilidade e roteiro.

Ainda assim, há uma grande fanbase que defende de maneira ferrenha o jogo, declarando que o mesmo – apesar do seu tema – tem o foco no público infantil (faixa etária 12 anos). E apesar de não haver confirmações, o final do quinto capitulo deixou muitas brechas para uma futura continuação (talvez melhor pensada e organizada).

Se você quiser conferir o jogo por si mesmo ele pode ser encontrado na Steam por R$38,00 (completo) com legendas em português:

COMPRE AGORA NA STEAM