Anúncio

Antes de mais nada queria parabenizar o homem morcego pelos seus 75 anos e já explicar que Batman: A Mascara da Morte, apesar de ser um mangá, foi publicado no Estados Unidos e não no Japão!

Confira também: Silver Spoon | Review

Como assim? Ele foi publicado dessa forma por dois motivos simples, o primeiro é contar uma história do Batman de uma forma diferente ou melhor inovar o modo como elas são contadas, o segundo é popularizar os mangás nos Estados Unidos! Simples não!?

Bruce treinando no Japão?

A história não é cativante no começo, pois demora para se desenvolver, principalmente porque mostra mais o treinamento de Bruce no Japão – antes de se tornar Batman -, mas é ai que está a chave do enrendo, porque seu passado é o que determinada todo o conflito que ele sofre e sofrerá no mangá!

Se o começo é meio ‘chatinho’, o final compeça de uma maneira majestosa, pois é cheio de reviravoltas, algumas delas são meio obvias mas mesmo assim são interessantes!

Batman: A Mascara da Morte abusa bastante das lendas japonesas, mas o foco maior é no conflito pessoal do Batman do que em batalhas. Enfim isso é tudo o que falarei da história pois qualquer palavra a mais será SPOILER e não quero estragar o final pra quem vai ler!

Anúncio

Uma coisa que vale ressaltar é que a história não faz parte do universo das HQs, mas é bem semelhante a elas tanto no desenvolvimento, trama, etc.

A arte de Yoshinori

A arte do Yoshinori Natsume é bonita; não é tão “legal” se comparada com a dos outros mangás dele, por exemplo do ‘Togari’ e ‘White Tiger’!

Mas existe uma explicação pra isso, pois o autor diz em uma pequena entrevista no final do mangá, que ele estudou vários traços de diferentes desenhistas das HQs do Batman para se aproximar mais do estilo que os americanos conhecem o universo do Cavaleiro das Trevas!!

Personagens não são tão cativantes

Sobre os personagens, eles são bem mais ou menos, não são nada cativantes, até mesmo o Bruce é um personagem chato  se você comparar com as HQs do Batman que sempre, SEMPRE os personagens são fodas e isso é uma coisa que não acontece nesse mangá!

*Obs: os personagens foram criados apenas para o mangá ou seja eles não existem nas HQs, filmes e jogos do Batman!

Vale ou não a pena ler?

Sim vale muito a pena ler, pois ‘Batman – A Mascará da Morte’ é uma boa adição ao universo Batman!

Dica do Batman: leia o volume inteiro de uma vez, porque assim é muito mais fácil entender a história, pois a separação de capítulos é bem ruim!

Vale ou não a pena comprar?

Aí é um divisor de águas, pois se você curtir dramas, batalha, lendas japonesas ou coleciona coisas sobre o Batman é meio que uma “obrigação” compra-lo.

Agora se você não curte nada disso passa longe! Mas se quiser ler esse mangá mesmo assim, pode pedir emprestado para um amigo.

No caso de você não ter um amigo que tenha o mangá e você quer muito lê-lo é só comprar, pois ele custa  R$ 12,90 – esse preço é um pouco salgado, porque o encadernado não tem nenhuma página colorida e as folhas são normais, mas é melhor comprar do que morrer por não ler o mangá do Batman!

Capa publicada pela editora Panini de Batman: A Máscara da Morte (Imagem Divulgação)
Capa publicada pela editora Panini de Batman: A Máscara da Morte (Imagem Divulgação)

Site Oficial da Panini

Anúncio