Ator tailandês Frank Thanatsaran vai servir no exército

Anúncio

O ator Frank Thanatsaran Samthonglai (The Blacklist, 2Gether) finalmente completou o período de treinamento e vai servir no exército tailandês como soldado por cerca de 1 ano e 9 meses. O alistamento do ator foi anunciado em abril de 2021, o que foi uma surpresa e tanto para os fãs, e ontem (20) ele anunciou em suas redes que está pronto para começar o tempo de serviço como soldado.

[(TH) Soldado Thanatsaran Samthonglai se apresentando. Acabou o treinamento. (ENG) Finalmente terminei o treinamento.]

Quem acompanha a carreira dos grupos masculinos de k-pop e dos atores sul-coreanos já está acostumado com o tipo de notícia, que é um dos maiores terrores dos fandoms. Afinal, o serviço militar por um período entre 21 a 24 meses é obrigatório para todos os homens nascidos na Coreia do Sul, com algumas condições para os casos de isenção. No entanto, o sistema de alistamento na Tailândia é um pouco diferente. Ainda que haja artistas tailandeses na indústria coreana, muitos membros dos fandoms não conhecem esse processo.

Todo ano, em abril, é realizada a Loteria Militar, organizada pelas Forças Armadas da Tailândia, onde jovens de 21 anos (ou que estão próximos de completar) de diversas províncias se reúnem e, depois do exame físico, podem escolher entre se voluntariar no exército tailandês por seis meses ou participar de um sorteio, tirando cartões coloridos de uma urna. Quem tira um cartão preto, é dispensado, mas os rapazes que tiram um cartão vermelho participam do treinamento militar e servem no exército como soldados (tudo num período de dois anos) – que foi o caso de Thanatsaran.

Anúncio

Além do cartão preto, existem outras formas de “se livrar” do alistamento, por exemplo: cada província tem uma “cota” de alistados, então, se houver um número suficiente de voluntários ou de cartões vermelhos entre os rapazes de determinada província, é muito provável que encerrem as convocações daquele local. Muitos jovens de famílias menos abastadas se voluntariam por verem na vida militar uma chance de bons salários e carreiras respeitáveis.

Existe também a possibilidade de os candidatos serem dispensados durante o exame físico antes da loteria; candidatos considerados inaptos por deficiências físicas ou mentais são dispensados do sorteio. O idol Ten (Chittaphon Leechayiapornkul), do grupo NCT, por exemplo, foi dispensado por conta de um problema no joelho.

Mulheres transgênero que ainda possuem certidão de nascimento masculina também são convocadas para o processo de alistamento. Contudo, mulheres trans não são permitidas no exército tailandês, e para serem isentadas, elas precisam comparecer na convocação e apresentar atestados médicos que comprovem a transição de gênero.

Finalmente (e surpreendendo absolutamente ninguém), é sabido que muitas famílias com dinheiro e/ou conexões com a família real tailandesa também oferecem propinas para poupar os meninos da família do tempo de serviço militar.

Em 28 de outubro de 2021, Thanatsaran se alistou na 2ª Divisão do Exército Real Tailandês, iniciando os treinamentos na província de Saraburi em 3 de novembro. Com o final do treinamento, Frank passará a servir como soldado nas Forças Armadas até o final do tempo determinado. A GMMTV já declarou no ano passado que ele retomará seus trabalhos depois de completar o período de serviço.

Desejamos toda a sorte para o ator, e seus fãs esperam que ele volte saudável e pronto para continuar fazendo o que ama. Susu na, Frank!

Anúncio