sexta-feira, abril 18, 2025
VISITE NOSSA LOJA

Compartilhe:

Wasuta – Anime Friends 2024 | Suco Entrevista

Wasuta é um grupo idol e uma abreviação de “The World Standard”, formado por Miri, Ruka, Nanase e Ririka. Na intenção ousada, com esse nome insunuando um padrão mundial de idol e de moe, sua presença no Anime Friends marcou a estreia do evento com uma apresentação de idols, extremamente emocionante e cativante!

Confira agora a entrevista com a coletiva de imprensa, onde pudemos falar sobre suas experiências mundiais, seu contato com os fãs e o significado de ser uma idol kawaii!

A maioria dos idols costumam ficar mais pela Ásia ao invés de tentar uma carreira internacional, o que não é o caso do WasuTa, que tem uma carreira global desde seu começo. Por que vocês optaram por esse caminho?

Essa escolha já vem do nome do grupo, “The World Standard”, que tem a intenção de levar a cultura japonesa para todo o mundo.

Vocês têm interesse em gravar uma trilha pra algum dorama?

Já conseguimos gravar uma música para anime antes, então com certeza temos sim essa esperança!

A ênfase que o WasuTa dá na aproximação com o público, tirando fotos e vídeos dos shows, parece suprir uma ausência no meio idol. Havia já algo de diferente que vocês queriam fazer como idols?

É claro que no Japão a gente já espera que os fãs ouçam nossas músicas, assistam nossos clipes e torçam por nós, mas a gente também quer muito que os fãs interajam conosco pelas redes sociais, tanto o pessoal do Japão como do Brasil, é esse tipo de comunicação que a gente deseja.

Já que vocês fizeram composições para os três encerramentos de Kiratto Pri☆chan, que fala sobre idols e é voltada para as crianças, como foi trabalhar com a série Pretty Rhythm, tão famosa no Japão?

Foi um motivo de orgulho. Nós fizemos vários shows pelo exterior com o desejo de poder levar o kawaii japonês para o mundo e poder se engajar num anime de sentimentos preciosos e admiráveis foi uma felicidade imensa.

Qual o sentimento de vocês em saber que seu trabalho atravessou o mundo e tem tantos fãs brasileiros esperando para ver vocês hoje?

Ficamos bastante animadas, porque logo assim que foi anunciada nossa participação no evento, nós recebemos várias mensagens de apoio de fãs brasileiros e todo esse tempo desde a nossa confirmação no Anime Friends até agora tem sido muito empolgante!

Vocês já acompanharam algum tokusatsu ou tem interesse de gravar uma trilha para séries como Kamen Rider ou Super Sentai?

Miri: Eu mesma ficava brincando com meu irmão mais velho, fazendo pose de “Henshin!”, então sim, gostaria bastante! E seria bom trabalhar com efeitos especiais* durante os shows, como voar no palco e coisas assim!

(nota: além de um gênero, tokusatsu significa “efeitos especiais” em geral)

Vocês gravaram um CD conceitual com tema de RPG, e a turnê desse CD, o Kawaii Quest, tinha uma dinâmica bem diferente onde os fãs decidiam com vocês pra onde a história ia, então cada show podia ter um final diferente. Isso fez com que os shows fossem muito diferentes uns dos outros? Como foi essa dinâmica? 

Foram shows onde o conceito era os fãs decidirem o rumo do show e na primeira vez foi algo bem curioso. Nós ficávamos nos perguntando coisas como: “Qual música vamos tocar agora?”, “Como essa história vai se desenvolver?”, foi uma experiência bastante única e bastante empolgante, uma experiência que com certeza eu gostaria de experimentar de novo.

Vocês podem comentar um pouco sobre seu mais novo lançamento, o “Natsu Koi Dilemma”?

Sim, Natsu Koi Dilemma foi nosso último single e pra essa música nós tivemos em mente o verão, uma estação bastante emocionante, que faz o coração da gente disparar de sentimentos e enfim, as memórias de verão conseguem expressar muito bem essas sensações. E foi nessa ideia que pensamos na música, nas letras, pra tentar tirar esse tipo de reação.

Essa é uma pergunta que gosto muito de fazer pra quem é idol, ou quem tem interesse e eu gostaria que cada uma respondesse, se possível, o que é kawaii pra você e em que momento isso virou algo tão importante na sua vida?

Ririka: É bem difícil responder porque existem tantas coisas fofas pelo mundo inteiro, mas se eu tivesse que responder com uma palavra, seria com animais. Eu tenho um cachorrinho, o Maron, e pra mim os animais são o kawaii. E o Maron entrou na minha vida junto com o WasuTa, com quem venho construindo tantas memórias e acho que foi nesse momento onde isso virou algo tão importante e que me traz tanta felicidade.

Nanase: Pra mim a existência das idols é uma das coisas mais fofas que tem. Mesmo sendo uma idol hoje em dia, elas ainda me arrancam fortes emoções com seu canto e sua dança, então o kawaii é o tipo de coisa que mudou minha vida. É algo muito forte pra mim, que começou a me chamar a atenção lá pelo ensino fundamental, assistindo o AK48.

Ruka: Eu sempre amei as meninas 2D, como nos animes ou nas vtubers, tipo a Sakura Miko do Hololive! Não teve um momento assim em específico pra mim, pois essas coisas kawaii passavam por mim e isso foi me motivando até chegar ao ponto de virar uma idol.

Miri: Desde pequenininha, eu sempre fui uma menininha da mamãe, por assim dizer. As primeiras coisas que tenho lembrança é da minha mãe falando “Miri-chan você é tão fofa, mas tão fofa!” então o kawaii já é algo na minha vida desde o berço *risos*. Então enquanto fui crescendo, essas coisas mais comuns do kawaii como lacinhos, corações e coisas brilhantes fizeram parte dos meus gostos e fui amando tudo o que era fofo desde aí!

Desse tempo que vocês chegaram no Brasil, o que daqui pareceu mais diferente do que vocês imaginavam?

A roda gigante! Era uma vista muito bonita, algo emocionante. E o rodízio de churrasco foi bem doido, porque as carnes eram enormes e a comida vinha muito rápido! Os garçons daqui são tão rápidos assim mesmo? No Japão eles não correm pra e pra lá desse jeito. *risos*

E qual sua expectativa para o show de hoje?

Temos uma hora de show e esperamos poder cantar muitas das nossas músicas para vocês. A roupa que estamos usando é de quatro anos atrás e tem uma vibe bastante japonesa, inspirada em kimono, com detalhes de gato e com várias palavras de afeto em japonês, como “arigatou” (obrigado), maidoari” (obrigado e volte sempre!), “omotenashi” (hospitalidade), para transmitir o kawaii que é a cara do nosso país. Ah, e vamos poder fazer um cover de uma anisong, de um certo rapaz do chapéu de palha!

wasuta anime friends 2024
Foto: @sucodm / @erickrekishi

O Suco deseja todo o sucesso do mundo para as meninas do Wasuta e que voltem sempre!

X

TIKTOK

YOUTUBE

SITE OFICIAL

INSTAGRAM

FACEBOOK

Eriki
Eriki
Olá, sou o Eriki, redator do Suco de Mangá desde 2018, ex apresentador do Gole Otaku, programa semanal do Suco de Mangá sobre as estreias de animes da temporada, formado em História pela UFRJ e guitarrista da Matina Cafe, banda que se inspira no som do visual kei.

Leia mais

PUBLICIDADE

Suco no YouTube

Em destaque