Você já ouviu falar de Horror Cósmico? Também conhecido como Lovecraftian Horror, consiste em um subgênero do horror com uma temática a respeito do desconhecido, o incompreensível, ou até mesmo o inimaginável. Além disso, é inspirado por H. P. Lovecraft, autor americano que é conhecido por suas obras como O Chamado de Cthulhu e Nas Montanhas da Loucura.
Sendo assim, o que torna o Horror Cósmico tão diferentão em comparação a outros subgêneros do horror é essa constante realização de uma imensidão — tal qual o cosmos, ou o universo — que vai muito além da compreensão, ou controle humano. Não estamos falando de fantasmas e zumbis, mas de entidades mitológicas que se assemelham a deuses, ou ainda criaturas que ninguém pode descrever, já que sua aparência não tem relação com nada que uma vez fora visto pelo homem.
O Horror Cósmico inspirou uma série de obras após sua criação, sejam livros, quadrinhos, filmes, desenhos animados… E é claro que os animes e mangás não poderiam ficar de fora dessa. Nessa lista vamos explorar um pouco sobre essas obras que abordam o subgênero.
1Berserk
É impossível não citar a obra prima de Kentaro Miura quando estamos falando de Horror Cósmico. Afinal, todo o fenômeno que acontece durante o eclipse, quando Guts tem que encarar horrores da qual ele tem nenhum controle, assim como todas as criaturas vindas de uma dimensão muito além do poder humano, é o puro suco de Lovecraft. Além disso, o constante desespero, violência e design gótico-gore das personagens de Berserk o fazem do melhor exemplo do que é o Horror Cósmico e como a mente humana é incapaz de compreender as criaturas do desconhecido.
2Neon Genesis Evangelion
A obra que conquistou milhares devido aos seus elementos sci-fi e mechas é uma excelente abordagem de Horror Cósmico. Talvez você se pergunte como, já que o título é mais uma aventura de ficção científica (e não um terror). Porém, a questão é, o que torna o Horror Cósmico tão característico é a incapacidade humana de controlar o universo ao seu redor, se afogando em um constante desconhecido de solidão e ignorância.
Os robôs gigantes não são capazes de solucionar o horror que os anjos trazem à terra, e enquanto Shinji luta com seus próprios demônios acaba sendo forçado a situações em que ele é apenas um observador. Afinal, não tem poder algum em comparação as entidades que atuam nesse universo. Ele não tem esperanças. Não tem futuro. Não tem qualquer tipo de desejo de lutar. Sua batalha é sem sentido, movida por ideais que não são seus, numa desesperada tentativa de achar seu lugar em um mundo… que não há lugar para ele.
3Claymore
A história de dark fantasy que acompanha Clair, uma hibrida de humana com Yoma (um tipo de monstro que as Claymores batalham) traz vários elementos que poderiam ser chamados de Horror Cósmico.
Enquanto aqui também temos toda uma questão de criaturas monstruosas e desconhecidas, é mais sobre a percepção de que, às vezes é necessário evoluir para algo não humano a fim de atingir seus objetivos. Mesmo que essa sua evolução seja aquilo que você jurou combater. A ganância é constantemente abordada nas obras de Lovecraft, seja na fome pelo poder desses seres desconhecidos, ou na vontade de possuir itens fantásticos, como é o caso do livro Necronomicon.
Claymore é uma obra que fala constantemente sobre evolução para a proteção dos seres humanos, mas sendo cada evolução mais distante dos seres humanos, por que deveriam de protegê-los?
4Made in Abyss
Um grupo de exploradores pretendem ir em um local onde jamais alguém retornou, mas será que a morte é mesmo o destino final? Made in Abyss é uma daquelas obras desconfortantes que usa do body horror para contar uma história obscura na qual as personagens parecem deslocadas dessa sinistra trama.
Sendo assim, o que traz similaridades ao Horror Cósmico vai desde as criaturas com tentáculos, até a insignificância dos exploradores com o desconhecido. Além disso, o questionamento sobre vida e morte também é levado em conta. Afinal o que é a morte, se não mais uma fase de transformação de matéria?
5Gyo, Uzumaki, e mais de Junji Ito
É claro que não podemos não citar o queridinho do horror japonês contemporâneo, Junji Ito. Afinal, o autor tem diversas obras que tratam sobre o sobrenatural de uma forma incompreensível ao ser humano. Mesmo assim, há duas obras que eu carrego no coração quando o assunto é Horror Cósmico, que são Gyo e Uzumaki.
Enquanto Gyo se trata de uma história de animais aquáticos com pernas invadindo a Terra, Uzumaki é sobre espirais que se espalham em uma cidade como uma doença, sem explicação, apenas o horror. Para mim o que assemelha essas obras as de Lovecraft é a falta de esperança de que os seres humanos podem combater o que os aflige. Seja o que for que causa as estranhas situação nessas histórias, uma coisa é certa: não é possível parar. Portanto, os personagens estão condenados desde as primeiras páginas, e agora somos apenas observadores do seu desespero.
Ainda há MUITO o que falar quando o assunto é Horror Cósmico. Porém, mesmo que haja outras obras menos conhecidas que abordem o tema, para mim é impossível não falar do abc quando o assunto são os animes/mangás que abraçam esse subgênero.
Por fim, o que torna Lovecraft um mestre do horror é justamente ele jogar na nossa cara o quão minúsculos somos em comparação ao universo. O desconhecido é assustador pois é inimaginável.