7 Filmes lançados em 2019 com protagonistas mulheres

Anúncio

O mundo aos poucos está mudando e podemos ver grandes diferenças entre os filmes de 3 anos trás e dos dias de hoje. Antigamente, por exemplo, eram raros os papeis femininos que tinham falas relevantes, isso quando falavam. Com protagonistas mulheres? Pouquíssimos!

Pensando nesse e outros aspectos, há diversos estudos e testes que classificam a forma como as personagens femininas são exploradas nos filmes. Um dos mais famosos é o Teste Bechdel, feito há mais de 30 anos pela cartunista Alison Bechdel, e para que o filme passe no teste é preciso atender os seguintes requisitos:

Outro problema muito comum é quando só tem UMA mulher em todo o elenco do filme. Chamado de Princípio Smurfette, a autora americana Katha Pollitt criou esse termo nos anos 90 ao escrever um artigo para o The New York Times, falando sobre filmes em que as mulheres são a exceção no mundo dos homens e só agem em função deles.

Sabemos que a maior parte das mudanças são impulsionadas pelas vendas e visibilidade que marcas grandes recebem ao trazerem minorias representadas em suas produções. Apesar da motivação não ser o ideal, é um começo e, aos poucos, temos conquistado nosso espaço. Para que representações mais reais sejam feitas precisamos (independente do gênero) apoiar produções feitas por mulheres e dar o devido credito a obras bem feitas. Quanto mais mulheres estiverem na frente de grandes produções, como diretoras, roteiristas e protagonistas, poderemos nós mesmas mostrar como as mulheres realmente são e não apenas como objetos para agradar ao público masculino e hétero.

Veja abaixo alguns filmes lançados esse ano que passam tanto no Teste Bechdel quando no Princípio Smurfette e de quebra são protagonizados por mulheres:

Capitã Marvel (Estreia: 07/03)

Para começar essa lista com um grande nome do cinema esse ano, temos a Capitã Marvel. A história se passa em 1995 e é anterior a todos os filmes da Marvel já lançados, mostrando Vers, uma mulher que foi resgatada por um alienígena Kree e acaba entrando no exercito de elite Kree. Numa das primeiras missões de Vers, ela se vê no meio de uma batalha entre Krees e Skrull e, ao tentar impedir uma invasão alienígena na Terra, ela começa a lembrar coisas de um passado que ela não faz ideia do que significa.

Abominável (Estreia: 26/09)

Mudando agora para uma animação da DreamWorks e da Pearl Studio, Abominável começa quando a adolescente Yi encontra no terraço do apartamento de seus tios um Yeti bebê e promete que vai levá-lo pra casa independente do que aconteça. Junto com Jin e Peng, Yi embarca numa aventura que fará com que ela descubra coisas incríveis ao seu redor e sobre si mesma.

As Panteras (Estreia:14/11)

as panteras

No novo filme das Panteras, remake do sucesso da década de 70, conta com Sabina Wilson, Jane Kano e Elena Houghlin para impedir que um novo programa de energia de uma empresa se torne uma ameaça para a humanidade.

Exterminador Do Futuro 6: Destino Sombrio  (Estreia:31/10)

 O filme que é sequencia da séries do Exterminador Do Futuro, com Arnold Schwarzenegger, 27 anos depois dos acontecimentos de O Julgamento Final. a Skynet manda um de novo um ciborgue do futuro para eliminar Dani Ramos. Sarah Connor, junto com o Exterminador original vão a ajuda da hibrida de ciborgue e humana numa luta contra o futuro

Frozen 2 (Estreia: 27/11 e 02/01/2020 no Brasil)

Na sequencia de Frozen, vemos de novo o quanto o amor das irmãs Elsa e Anna é forte e as leva a enfrentar quaisquer aventura e dificuldade que possa aparecer com a ajuda de Kristoff, Olaf e Sven. Vamos descobrir mais sobre os poderes da Elsa, de onde eles vieram e como essa história do passado influenciou outras pessoas da cidade.

As Golpistas (Estreia: 05/12) 

O filme, baseado em fatos reais ocorridos em 2016, conta a história a partir de uma entrevista ao New York Magazine da ex-stripper Destiny e como ela conheceu Ramona. Após uma crise financeira que abalou Nova York e a rentabilidade delas, Destiny, Ramona e outras strippers se juntam e decidiram dar um golpe nos seus clientes ricos de Wall Street.

Star Wars – A Ascensão Skywalker (Estreia: 19/12)

O filme que mostrará a batalha final da saga Skywalker é liderado não por uma, mas por duas mulheres, Leia e Rey.Não temos ainda muitas informações sobre a história do filme além de “os sobreviventes da Resistência encaram a Primeira Ordem mais uma vez no capítulo final da saga Skywalker”.

E você, quais outros filmes com protagonistas mulheres que vocês viram recentemente? Deixe sua mensagem em nossas redes sociais!