Foi anunciado que o primeiro episódio de 2020: Japão Submerso está concorrendo ao prêmio no Festival de Animação de Annecy na categoria de Filmes para TV. A animação produzida pelo estúdio Science SARU e dirigida por Masaaki Yuasa teve o privilégio de ser indicada a um dos festivais de animação mais importantes do mundo. Alguns dos filmes que já ganharam o prêmio foram Porco Rosso, PomPoko e Lu Over the Wall, também dirigido por Masaaki.
#JapanSinks2020
Episode 1 of Japan Sinks: 2020, “The Beginning of the End,” has been selected as part of the TV Films in Competiton program at the 2021 Annecy International Film Festival!@annecyfestival @japansinks2020 @NetflixJP_Anime https://t.co/tpsFTH2oBn pic.twitter.com/Oh9BBSUMSl— サイエンスSARU (@sciencesaru) March 31, 2021
É fácil compreender por que Japão Submerso foi indicado a um prêmio tão prestigiado. A história gira em torno da família Mutou, que usa todas as suas forças para sobreviver no atual cenário caótico do Japão: severos terremotos e tsunamis devastam o país, que corre o risco de afundar. Ao longo do enredo passamos por diversas situações extremas, onde um passo errado pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Japão Submerso é originalmente um livro escrito por Sakyo Komatsu em 1973. O anime foi a última e mais recente adaptação que a obra recebeu, já tendo dois filmes e uma série live-actions, e dois mangás publicados. A Netflix foi responsável por adaptar a obra considerada um clássico da ficção científica japonesa, em 2020.
- Leia também: 2020: Japão Submerso | Review