10 Curiosidades nos 90 Anos do Mickey Mouse

Quem não conhece o querido Mickey Mouse? O ratinho mais famoso do mundo está completando 90 anos, hoje, 18 de novembro. Quem diria.

Ele travessou gerações, marcando a vida de milhares de crianças como a minha e tenho certeza que a sua também. E para comemorar seu aniversário vamos contar 10 curiosidades sobre ele.

1Walt Disney e Oswald?

O personagem principal que Walt Disney levou para os investidores não era nosso querido Mickey e sim Oswald. Os investidores deram uma resposta negativa a Oswald e como os direitos eram deles assumiram o controle do personagem.

2Vocês conhecem Mortimer?

Na viagem de volta após a reunião sobre Oswald, Walt Disney foi criando no trem um ratinho de orelhas redondas batizado de Mortimer, que mais tarde mudou para o nome que todos conhecemos: Mickey Mouse.

3“Mickey” foi batizado por outra pessoa

Muitas pessoas dizem que um nome pode vender um produto mais do que qualquer coisa, e foi isso que Lillian, esposa de Walt Disney enxergou. Achando Mortimer um nome muito pretensioso ela sugeriu o nome Mickey, a partir daí vemos a lenda que esse nome se tornou.

4O estrelato foi uma longa caminhada

Após o personagem criado Walt já começou a desenvolver o desenho Mickey Mouse: Planet Crazy, infelizmente nenhuma distribuidora quis comprar o filme. Não desistindo em sua segunda tentativa, agora com Mickey Mouse: The Gallopin’ Gaucho, mas a Warner Bros, havia iniciado os filmes falados (na época ainda eram filmes mudos).

5A estréia de Mickey é um marco para a história do cinema

Após todas as dificuldades Mickey fez sua estréia no cinema com  Steamboat Willie  no dia 18 de novembro de 1928, em Nova York no  Colony Theatre. Mickey foi o primeiro protagonista de um desenho animado com som sincronizado.

6Como esquecer as primeiras palavras

E as primeiras palavras que Mickey Mouse proferiu foram….. “HOT DOG! HOT DOG!”, ótimas primeiras palavras na minha opinião. Essa frase foi inserida no curta-metragem  The Karnival Kid (1929). Daquele momento em diante durante a Segunda Guerra Mundial quem dava a voz a Mickey era o próprio Walt Disney.

7Vocês conhecem  Mi Lao Shu?

Mickey Mouse é um nome difundido por todo o mundo, entretanto, alguns países em sua dublagem mudaram o nome do querido ratinho. Como por exemplo em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.

8Mickey é recorrente na cerimônia do Oscar

Que a Disney está sempre presente na premiação do Oscar não é novidade para ninguém. Suas animações sempre se destacam e concorrem a uma ou mais categorias. Tamanha a importância que o próprio Mickey Mouse compareceu duas vezes a premiação.  Em 1998, o personagem subiu ao palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck e em 2003 voltou, mas dessa vez ao lado da atriz Jennifer Garner.

9Estréia na TV

Finalmente sua estréia na TV veio no ano de 1950, em um especial de natal intitulado de   “One Hour in Wonderland”. O clássico desenho  Relojoeiros das Alturas (1937)  também foi apresentado nesse especial  como parte das comemorações de fim de ano.

10Aquele que iniciou as licenças dos desenhos animados

Mickey foi o primeiro personagem a ser licenciado para vendas de produtos e brinquedos derivados. E o primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do Mickey em 1933.

Mickey fez e irá continuar fazendo parte de nossas vidas, seja nas nossas lembranças ou com nossos filhos assistindo seus desenhos e aqui deixo minha singela homenagem a alguém que me acompanhou por boa parte de minha vida.

Texto com base do material enviado pela Assessoria de Imprensa.