Home SUCO NEWS Música XAA XAA: tristeza e melancolia | Suco Apresenta

XAA XAA: tristeza e melancolia | Suco Apresenta

0
XAA XAA: tristeza e melancolia | Suco Apresenta

XAA XAA é uma banda pra você incluir na sua playlist de músicas tristes. Do finalzinho de 2014, “xaa xaa” é uma onomatopeia que ilustra o barulho que a água da chuva faz quando cai (algo como o nosso “chuá”).

O nome da banda já nos diz muito sobre ela, no geral, eles fazem músicas voltadas pra coisas que nos fariam chover, de tanto chorar. Além disso, a maioria das músicas faz alegorias molhadas, nem que seja só um verso, uma palavra, você provavelmente vai encontrar uma citação a chuva, a água, ou algo parecido pra ilustrar sentimentos de tristeza e semelhantes.

A banda de rock e visual kei XAA XAA é formada atualmente pelo vocalista Kazuki, o guitarrista Haru, o baixista Reiya e o baterista An. Os rapazes aparecem fazendo música por volta de 2008~2010, algumas de suas bandas anteriores foram BALLAD., 6-sense e, destas, a nossa menção honrosa vai para Belmosaic que num geral não diz muito sobre o que se tornaram em XAA XAA e também não era muito popular, mas, ainda assim, dá pra pegar alguma coisa de uma banda na outra (sempre sendo XAA XAA uma versão mais dark de Belmosaic, talvez) e vale a pena conferir o que sobrou dela pela internet. Também vale mencionar ELM, banda que o baterista An fez parte e que ficou ativa entre 2009 e 2017 com uma vibe toda circus kei super divertida que vale muito a pena dar uma olhada!

XAA XAA sempre foi hit atrás de hit. Mesmo não sendo uma banda muito famosa fora do nicho visual kei, praticamente todos os seus lançamentos vem com ao menos uma faixa bastante expressiva e que certamente vai agradar alguém, isso porque é uma banda bem versátil dentro do rock e do que se propõe, tem rocks dançantes, gritarias, baladas, músicas com uma vibe mais nostálgica e muitas outras coisas (quase sempre com temas bem tristes e/ ou que trazem questões sociais e existenciais).

Talvez você também goste: Já ouviu falar de DADAROMA? | Suco Apresenta

TRIGGER ALERT: contém suicídio, depressão e existencialismo

Falando sobre os temas, como já dito antes, são majoritariamente tristes e existenciais, as letras costumam ser bem acessíveis e a linguagem bem jovem, passando sua mensagem de um jeito bem claro e com alegorias fáceis de entender. Eles expressam rítmica e liricamente fatos e sentimentos que acontecem com todos nós, não somente acontecimentos específicos, como términos de relacionamentos, lutos, traumas pessoais, mas também coisas que nos afetam indiretamente, como a própria vida em sociedade, a sensação de insuficiência e o desgaste mental que tudo isso pode causar.

Um dos grandes sucessos do XAA XAA aqui no Brasil, sem dúvidas, foi “shinitai”, na época, chegou a virar meme nos grupos de visual kei que ainda existiam por aqui. A música é, basicamente, um mental breakdown, cuja letra repete incontáveis vezes o termo “shinitai”, que em tradução literal significa “quero morrer”. Entre imagens da banda tocando em um beco, o clipe mostra um jovem, nitidamente ferrado da cabeça vagando por aí, até que, no final, ele tem sua crise.

Esses temas de tristeza até atingir sentimentos extremos são recorrentes na banda. Em “kietai” (lit. “querer sumir”), por exemplo, vê-se uma situação de um eu-lírico em profunda apatia, onde nem viver nem morrer é uma opção, existe somente uma vontade inerte de “sumir”. “Kamisori” e “akairo” relatam situações de suicídio, com alguns versos bastante explícitos. Mais recentemente (Fevereiro/2020) lançaram “ira ira suru ame” (em tradução livre “chuva irritante”), que, tal como “shinitai”, mostra um mental breakdown com um clipe simples, porém bem impactante.

XAA XAA é uma banda com temas tristes mas nem só de depressão se faz uma banda, há também criticas à sociedade, músicas sobre relacionamentos, sobre solidão e ilimitados outros temas em diferentes níveis de tristeza, de cotidiana até extrema.

Uma banda dedicada

Eles também podem ser considerados muito caprichosos, um exemplo disso é que vários lançamentos deles têm construções temáticas, como o single “asagao ga naiteiru” onde as três músicas do CD foram compostas com metáforas incluindo flores, ou também o álbum “fukou na meiro” (lit. “labirinto infeliz”) cuja música de trabalho, “gucha gucha” expressa o sentimento de estar perdido dentro da própria cabeça (como num labirinto) e é acompanhada de várias outras músicas com sentimentos similares.

Além disso, há vários relatos de pessoas que foram os assistir ao vivo que falam sobre as apresentações deles serem muito bem elaboradas, eles decoram as casas de shows em todos os cantos (até os banheiros), deixando todos totalmente imersos em suas performances mesmo antes de ela começar.

Chuá-chuá

Apesar de os temas serem bem pesados na maioria das vezes, XAA XAA trás isso em uma sonoridade muito versátil, há músicas com instrumentais um pouco mais pesados, com guturais e muito headbang, mas há também músicas com vibes bem dançantes e também baladas.

Além disso a banda fala sobre coisas que a maioria das pessoas já viveram, sem complicações, sem tentar resolver ou implicar, só sentir e aceitar o mood.

Vem conhecer a banda com a nossa playlist de introdução a XaaXaa:

Canal do XAAXAA no youtube (onde tem dois shows disponíveis pra assistir): XAAXAA
No Twitter: @xaaxaa_official

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.