Todo mundo sonha em ter seu desejo mais profundo realizado, mas você sonharia com isso mesmo se não lembrasse mais o que desejou? Wish: O Poder dos Desejos, é o novo filme da Disney que traz uma aventura para homenagear os 100 anos do estúdio de animação. Assim, a Disney começou com Branca de Neve e agora já chega ao seu 62º longa.

Então, fomos convidados a visitar o escritório da Disney Brasil aqui em São Paulo onde conferimos, em primeira mão, essa nova estreia. Com isso, tivemos uma oportunidade de ouro de vivenciar o melhor do que representa esse século de produções.

Uma chance de ter seu desejo realizado

A história, que tem como protagonista Asha, uma adolescente de 17 anos, se passa no Reino das Rosas. Nesse reino, um bondoso rei tem o poder mágico de realizar o desejo dos outros. Então, acreditando estar fazendo a melhor escolha, as pessoas “dão” seu desejo para o rei Magnifico. Ele os protege e, em cerimonias especiais, escolhe um para realizar com sua magia.

wish o poder dos desejos
Imagem Divulgação

Entretanto, ao entregar seu desejo ao rei, as pessoas esquecem o que desejaram, e – por consequência – não conseguem realizar “por si mesmos”. Dessa forma, aqueles que não são escolhidos também jamais terão seu maior desejo realizado.

Asha, ao descobrir tal coisa, discorda das ações do rei. Porém, sem ter o que fazer, ela faz seu próprio desejo aos céus, quando uma estrela acaba caindo no Reino das Rosas, uma estrela essa que tem o mesmo poder do Rei Magnifico.

Além das princesas da Disney

É sempre bom poder ver filmes com protagonistas femininas que fujam da historinha de romance de sempre. Já faz um tempo que a Disney vem lançando longas que tratam de contos de fadas, mas ao mesmo tempo não tenham como foco o “amor verdadeiro”.

wish o poder dos desejos
Imagem Divulgação

Assim, o que começou a engatinhar com Frozen, hoje colhe frutos incríveis. Este é o caso de Wish, que prova que nem toda protagonista precisa de um príncipe encantado, e que contos de fadas também podem fugir do romance e se desenvolver na aventura e na fantasia.

Easter-Eggs

Assim que entramos para assistir ao filme, fomos alertados que haveria várias “surpresas” escondidas ao longo de Wish. Ou seja, sendo um filme pensado em homenagear os 100 anos do estúdio, você encontra várias referências a outros filmes históricos da Disney. Entre elas, Cinderela,Branca de Neve, Peter Pan e A Bela Adormecida, sendo alguns mais óbvios e outros mais escondidos.

A animação de aquarela

O filme segue a mesma fórmula que vimos em outros, com bastante cantoria, entretanto, percebe-se que há uma diferença na animação, que parece uma mistura entre o 2D e o 3D, quase um 2.5D.

Ao mesmo tempo que temos claramente um desenho “chapado”, a forma como conduziram faz parecer que estamos vendo uma pintura se mover, com maior profundidade do que outros filmes de animação no mercado.

wish o poder dos desejos
Imagem Divulgação

A história é muito simples e retrata tudo o que a Disney sempre vendeu, um lugar onde seus desejos se tornam realidade. Mas justamente a simplicidade do enredo faz com que tenhamos mais tempo para apreciar a profundidade das personagens, o vínculo entre eles, e também o bom humor que o longa traz em cena.

Mas… é bom?

Wish: O Poder dos Desejos, é um filme que terá impacto principalmente nos fãs de longa data da Disney, eu diria até que ele claramente é um presente para quem cresceu com Branca de Neve ou 101 Dálmatas.

Talvez, justamente por se apegar tanto a nostalgia, ele não seja tão influente em uma geração atual. Portanto, isso faz com que eu me pergunte sobre o impacto que terá nas crianças dos dias de hoje, será que o filme é forte o bastante para encantar os jovens, assim como fará com os adultos?

As resenhas internacionais, que seguem divididas, criticam uma narrativa fraca. Porém, eu sinceramente acredito que a qualidade de uma animação não está no quão “profundo” ou “questionador” é seu roteiro, e sim no entretenimento que aquilo te causa.

Quando éramos crianças, não nos preocupávamos na “revolução” que um filme trazia, só queríamos nos divertir, e eu creio que Wish é justamente isso: simples, belo, nostálgico e divertido.

wish o poder dos desejos
Imagem Divulgação

Wish: O Poder dos Desejos estreia oficialmente nos cinemas nacionais em 4 de janeiro de 2024, com versões legendadas e dubladas.

REVIEW
Wish: O Poder dos Desejos
Artigo anteriorSubindo alto: Uma visão do Jogo do Aviador na Premier Bet Moçambique
Próximo artigoO Menino e a Garça | Novo filme de Hayao Miyazaki chega no Brasil pela Sato Company
Doka
Bibliotecária, especialista em conservação de histórias em quadrinhos, pesquisadora na área de educação, princesa da Disney e apaixonada por Sailor Moon a mais de 20 anos.
wish-o-poder-dos-desejos-review"Como surgiu a estrela dos desejos, sobre a qual tantos personagens desejavam?". Essa é a história de Asha, de 17 anos, uma otimista com uma inteligência afiada que se preocupa infinitamente com sua comunidade. Em um momento de desespero, Asha faz um apelo apaixonado às estrelas, que é respondido por uma força cósmica, uma pequena bola de energia ilimitada chamada Estrela. Juntos, eles enfrentam o mais formidável dos inimigos para salvar sua comunidade e provar que quando a vontade de um humano corajoso se conecta com a magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.