Bem-vindos ao Vintage et Underrated, a coluna que une o antigo que não sai de moda e o underground que todo mundo adora, ou deveria. Pra hoje, um clássico das boy band… Digo, dos seinen dos anos 90 cheio de ação e uma trama super dramática…

Sobre Weiß Kreuz

Animado pela Magic Bus (Cinderalla Boy e Burn Up Excess) essa obra fez um sucesso tão grande na época que ganhou direito a light novel, manga, CD Drama e uns OVA.

Quem idealizou a série foi Takehito Koyasu (Shaman King e Samurai 7) e foi seu primeiro trabalho como criador e dublador de personagem principal. Só pra constar, Koyasu é DUBLADOR e os dois trabalhos a ele referenciado foram de voz e não de criação. Assim, ele dublou Fausto VIII em Shaman King e Ukyo em Samurai 7. O primeiro era personagem coadjuvante e o segundo, vilão.

De modo geral, a obra é interessante em diversos pontos: as cenas de ação são muito bem produzidas, o próprio traço do desenho é muito bonito, o enredo é MUITO viciante e os personagens são sensacionais em sua totalidade.

Lembra que falamos de Gundam Wing e seus meninos problema? Pois bem, estamos de volta! Da mesma maneira que seu antecessor, Weiß Kreuz também conta com um “elenco” cheio de personalidades bem complicadas e rostinhos bonitos.

Nem os vilões escapam! Tem alguns bem bonitos… E se você acha que só os rapazes não bonitos, as garotas que eventualmente aparecem na série TAMBÉM são feitas pra deixar a gente se questionando sobre o shape na frente do espelho.

Uma curiosidade besta desses animes é que é sempre a mesma coisa: é o garoto misterioso, o guri charmoso e carismático, o novinho e o cara meio estourado. A fórmula de bolo dá sempre certo, principalmente quando vem junto das benditas artes promocionais…

garnet's sanctum | weiß kreuz | Anime, Anime knight, Anime comics
Imagem Divulgação

(Sim senhor, isso é arte oficial)

Enredo

Pensa que são 25 episódios de puro “WTF???”. Inicialmente, o enredo se trata dos meninos resolvendo casos isolados como se fossem só um grupo de justiceiros comuns que trabalham… Numa floricultura cuja dona é uma amável senhorinha (cara, eu tenho CERTEZA que esse anime foi pensado pra público feminino, né possível, mais clichê impossível).

Depois dos primeiros episódios ficamos sabendo que o grande inimigo que esse pessoal enfrenta, na verdade, é um grupo criminoso que tem como chefe um político influente que deu uma sacaneada na vida de cada um dos garotos de alguma forma muito brutal. Isso juntou a galera numa espécie de cruzada/plano de vingança contra o sujeito.

Ainda num estilo meio Charlies’s Angels (As Panteras), quem coordena o grupo é um homem misterioso numa televisão chamado Persia. Por sua vez, ele passa as missões, objetivos e como aquilo leva ao temido Reiji Takatori e sua família super criminosa.

Pra além disso, claro que o clichê precisa contar com facções inimigas que normalmente possuem a mesma formação. Nesse caso, temos a Schwarz (preto em alemão, em antagonismo ao Weiß, branco) e a Schreient que tem o mesmo formato das outras duas, mas possui apenas meninas.

O grande tcham do enredo fica a cargo dos crimes que os rapazes principais lutam contra (que vão desde exploração sexual até roubo e tráfico de órgãos), as próprias histórias de vida deles e suas relações (românticas ou não) com outros personagens.

Os vilões também possuem esses backgrounds e são bem trabalhados… Inclusive ouso dizer que o Dan Brown criou o Silas (o monge albino matador) baseadíssimo no Farfarello (porque eu não acredito nesses níveis de plágio coincidência).

Pontos positivos

  • Personagens bem desenvolvidos
  • Enredo viciante
  • Artes incríveis e cenas de luta muito bem feitas

Pontos negativos

  • Esquema de pirâmide (tem pormenores que você só vai saber se ler o manga, a light novel, ouvir os CDs e vir os OVA)
  • Alguns pequenos furinhos de roteiro, mas nada muito comprometedor
  • São 25 episódios… A história pede um pouco mais.
Weiß Kreuz
Imagem Divulgação

Sinopse: Uma charmosa floricultura abriga uma das células mais mortais da organização Kritiker: A Weiß Kreuz, um grupo de jovens agentes treinados para combater a família criminosa Takatori, que possui influência em diversas esferas da sociedade e opera esquemas criminosos que assolam o país e a vida de pessoas inocentes com a ajuda do grupo Schwarz, um grupo de assassinos com habilidades especiais.