Após o lançamento de três episódios dessa continuação, é válido falar de um dos animes mais aguardados da Temporada de Inverno 2023, Vinland Saga.

Pra contextualizar, a primeira temporada foi produzida pelo Wit Studio, o mesmo de Spy x Family e das primeiras três temporadas de Shingeki no Kyojin. No entanto, os direitos foram vendidos para os estúdios Mappa, que dará sequência às histórias de Thorfinn, voltando depois de quase 4 anos de seu lançamento em anime.

Sendo assim, a staff da adaptação continuou praticamente a mesma, incluindo o diretor Shuuhei Yabuta, que fez um excepcional trabalho com o material que tinha. Além disso, ele também trouxe alguns extras, como a cena inicial do primeiro episódio, a primeira metade do episódio 5 e outros.

O Seinen, escrito por Makoto Yukimura, está em publicação desde 2005, contando, atualmente, com 198 capítulos e 25 volumes. A história começa com Thorfinn, um jovem guerreiro que faz parte do bando de Askeladd, um mercenário viking que aproveita o clima da conquista das terras inglesas para lucrar. Então, Thorfinn se “infiltra” no grupo para poder se vingar da morte de seu pai, Thors, desafiando Askeladd para um duelo. Entretanto, ele é usado para fazer tarefas no grupo “em troca” dos duelos.

Veja um pouco do que esperar dessa parte e se há algo de diferente entre ela e o material original.

CUIDADO! ALERTA DE SPOILERS!!

Contextualizando

Primeiramente, o primeiro arco da obra — Arco da Guerra — conta o que Thorfinn fez durante boa parte da sua vida. Ou seja, mostra o personagem planejando sua vingança contra Askeladd e a sua relação com ele. Então, após presenciar a morte de Askeladd pelas mãos de Canuto, Thorfinn acaba perdendo o seu propósito de vida. Em seguida, na parte seguinte da obra, será explorado como ele vai reagir com isso. Para sincronizar um ponto de referência entre o anime e o mangá, essa parte começa no capítulo 55 e vai até o capítulo 99, o final do arco.

Sendo assim, o arco no mangá — conhecido como Arco do Escravo — começa com um barco de mercadores em meio a uma tempestade no mar. Um dos escravos alerta que há uma escrava muito doente na tenda improvisada onde eles estão, além de parecer muito preocupado com os outros. Em seguida, os mercadores simplesmente pegam e jogam a escrava no mar.

Com isso, mostra o “dia-a-dia” do escravo chamado Einar, passando por vários compradores de escravos, inclusive aparecendo Leif Ericsson, um mercador famoso. Inclusive, mercador que já apareceu anteriormente a procura de Thorfinn (protagonista da obra) para libertá-lo e levá-lo de volta para casa.

Vinland Saga
Divulgação: MAPPA

Até que um dia, um senhor de terras chamado Ketil compra o Einar e o leva para sua fazenda para trabalhar, sendo então apresentado a Thorfinn. Em seguida, é proposto que ele e Thorfinn limpem uma floresta e cultivem trigo e, caso tenham lucro com a venda, o valor é repassado e os dois poderão comprar suas liberdades.

Diferenças entre o anime Vinland Saga e o mangá

Como dito, é válido ressaltar que há algumas mudanças entre o anime e o mangá. Por exemplo, uma sequência de cenas na primeira parte do episódio, contando a história do Einar e de como ele virou um escravo. Resumindo, ele vivia uma vida pacífica com sua mãe e sua irmã, após o exército inglês ter queimado sua vila e seu pai ter sido morto. Então, um dia os dinamarqueses queimam a vila, de novo, ocasionando a morte das duas. Este é um dos fatos que é mais aprofundado no anime do que no mangá.

Sendo assim, nos quadrinhos Einar só menciona que sua vila foi queimada duas vezes e um pequeno flashback aparece. Também, é válido ressaltar uma “mudança” de personalidade de Einar nesse começo, com feições e comportamentos mais sérios, diferentes de como a obra original retrata o personagem. Por exemplo, como mencionado antes, a preocupação dele com a escrava doente, mas que na animação ele se mostra indiferente até o momento em que a jogam no mar.

Vinland Saga
Divulgação: MAPPA

Nesse sentido, este arco é bem diferente do anterior, pois é um arco de desenvolvimento de personagem. Portanto, torna-se reflexivo e introspectivo, sem ter várias lutas, sangue e violência, mesmo que já houvesse essa questão mais filosófica.

Sendo assim, Einar funciona como um ponto de apoio para Thorfinn, que tem uma mentalidade totalmente diferente. Então, a esperança de Einar em conseguir a sua liberdade e ajudar Thorfinn a conquistar a sua própria será de suma importância para que ele saia desse estado em que se encontra.

Finalmente, Vinland Saga pode ser encontrado tanto na Crunchyroll quanto na Netflix, com novos episódios toda semana. A primeira temporada também está no Amazon Prime Video, com 24 episódios. No Brasil, o mangá é distribuído pela editora Panini.