Anúncio

A banda coreana 2Z está com a sua vinda para o Brasil marcada, e o Suco de Mangá não podia deixar isso passar. Para se preparar para os shows do quinteto, é preciso conhecer bem suas músicas. Por isso, decidimos fazer uma resenha de seu primeiro álbum de estúdio, o Act1, lançado em 2021.

A banda 2Z, ou Tuzi, debutou em janeiro de 2020, sob a empresa GOGO2020. Ela é composta por 5 integrantes: Zunon, Bumjun, Hojin, Jiseob e Junghyun. Os meninos já participaram da OST de dramas como Kissable Lips e Behind Cut.

O Act1 contém 14 músicas, algumas músicas que já haviam sido lançadas como singles e em EPs, e outras novas, lançadas apenas no álbum.

Act1

Act1 inicia o álbum de forma marcante, com um rock de ótima qualidade. O conjunto de voz e piano te coloca em um ambiente dramático, que contribui para o impacto quando os outros instrumentos se juntam à musica, alguns segundos depois. A letra fala sobre enfrentar momentos de tristeza juntos, como podemos ver no verso que é repetido constantemente: “sem dor, sem lágrimas, sem ódio, vamos conseguir superar”. Para quem se prende ao fato dos integrantes terem trabalhado como modelos, o 2Z já mostrou que arrasa até em músicas mais pesadas logo de primeira!

“Lutando contra o preconceito 
As lágrimas que eu roubei estão escorrendo, os sonhos dentro 
Estão prontos para sair do pequeno poço 
Sem dor, sem lágrimas, sem ódio 
Porque somos um até o fim”

Doctor

O clima vai lá pra cima já nos primeiros segundos de Doctor. Com um ritmo mais acelerado, a segunda faixa do álbum fará com que sua cabeça comece a balançar automaticamente. A quebra no ritmo para seguir com o trecho de rap foi extremamente satisfatória – podendo ser considerado um dos melhores momentos da música. Essa música, porém, possui um efeito colateral: ela te fará cantar “You can call me doctor” pelo resto do dia.

Anúncio

All I Need

Começando apenas com vocal e violão, All I Need acalma os humores da música passada, nos colocando em clima melancólico. Os demais instrumentos vão sendo adicionados aos poucos, mantendo a leveza da obra. O tom romântico, mas triste, pode ser sentido na voz de cada um dos vocalistas. Viver um amor em uma vida cheia de dificuldades é um tema que faz jus a melodia calma.

Eu canto tão doente 
A vida é um truque, mas não acabou 
Por favor, saiba que ainda vale a pena viver 
O amor é real e o amor é para sempre 
Por favor, diga 
Tudo que eu preciso, seja o que for 
Eu te amo e ponto 
Finalmente 

O@sis

A quarta música do álbum está aí para conquistar o coração de todos os fãs de pop rock. Com um ritmo mais agitado, O@sis naturalmente te faz se mexer. É uma ótima faixa, mas necessita de atenção para entender o significado de sua letra. Uma interpretação é que os versos tratam sobre confiar em alguém (ou algo) que ainda não foi atingido, como uma pessoa em um deserto, buscando avidamente um oásis para sobreviver.

“Oh! Oh! Salve essa vida! 
No final de um abismo 
Alguém realmente quer você”

Not Without You

A letra sobre querer estar em um mundo dos sonhos com a pessoa amada derrete nossos corações em Not Without You. A guitarra introduzida nos primeiros minutos de música ajuda a criar uma atmosfera de fantasia na mente do ouvinte. Os visuais do videoclipe continuam nessa mesma ideia, então recomendo assisti-lo, para viver a experiência por completo.

“Na escuridão extrema 
Quando você vê nossa luz 
Essa é a promessa de que estaremos juntos para sempre 
Espero que não tenha acabado 
Espero que você não acorde de um sono profundo”

Stupid

Sabe aquela música que gruda na sua cabeça? Stupid se encaixa bem nesse gênero. Pela primeira vez o saxofone é usado no álbum, e foi uma boa adição ao instrumental da música. Ela tem um estilo mais feel good, ótima para relaxar a cabeça quando nada está dando certo. A música também possui um MV, pode ir conferir lá depois.

My 1st Hero

A sétima música do álbum aumenta a animação lá para cima. Tentando relacionar ela com músicas que já ouvi, tive uma leve lembrança de filmes musicais como High School Musical. Para quem teve uma fase de fã da Disney, My 1st hero pode trazer nostalgia. Escolhi como parte preferida o rap próximo ao final da música, que agradou (bastante) o meu coração de jovem dos anos 2000.

Not Bad

Entre as músicas que ficam na cabeça, Not Bad ocupa o primeiro lugar. Em menos de um minuto tocando, já comecei a cantar junto o “not bad, not bad”. A faixa começa com um trecho de My First Hero, junto com um efeito que imita um rádio ao trocar de estação. Para quem está ouvindo as músicas de forma seguida, esse detalhe foi bem legal. A distorção de voz é usada em maior quantidade e creio que combinou com o resto da melodia, cumprindo o objetivo de diferenciar a faixa sem tornar incomodativo.

Keep The Promise

Mesmo sem ler a tradução da letra, já se pode sentir a música como um abraço quentinho. A doce voz do início nos guia para uma faixa confortável de ser escutada. No segundo minuto, a música traz uma série de detalhes que podem te conquistar ainda mais (me conquistaram, pelo menos): a voz baixa, como se estivesse em uma conversa pessoal com o ouvinte; o pianinho com a voz de outro vocalista; tudo nessa parte foi perfeita! As estrofes falam sobre manter uma promessa de se manter firme, mesmo em todos os dias difíceis.

Além da colina onde o sol estava respirando

Há uma oração de estrelas

A dor de onde o sonho brilhante caiu

A coragem de acordar e levantar

É a nossa promessa

Nós mantemos a promessa

1822

A primeira palavra que veio na minha cabeça, logo na introdução, foi: verão! 1822, com seu ritmo animado, me fez pensar em momentos positivos e alegres. O assobio contido no início e no fim da música apoiaram a teoria. Sua letra, porém, fala de algo bem diferente. A transição da juventude para a vida adulta é um processo complicado, onde você se sente novo demais para algumas coisas e velho demais para outras. Acompanhamos o dilema do eu lírico, que ainda se sente uma criança no interior e não sabe como já chegou em uma idade madura. Estando em uma fase de vida favorita, essa foi a minha letra favorita de todo o álbum.

Estou tentando

Eu não sei quem você é

Há uma gravata no espelho

Quem é você

Eu não sei o que você quer

Pensamentos dentro de mim fazem ondas

Let’s go for it

Estamos na décima primeira música do álbum e continuamos em um clima agradável. Let’s go for it possui um tom mais leve, perfeito para se escutar no carro durante uma viagem. A letra segue o pensamento de Keep the promise, admirando a beleza de um dia, mesmo em meio a momentos difíceis. Com toda sua suavidade, essa se tornou a minha música favorita do álbum (e para quem só quer relaxar a mente e dançar um pouco, essa pode ser a favorita também).

25

Um rock mais emotivo, com sintetizador e guitarra marcando presença. O estilo se assemelha ao k-pop da segunda geração, de grupos debutados até 2010. Segue a animação das ultimas faixas, podendo ficar um pouco perdida no álbum.

Roulette

A penúltima música do álbum poderia ser usada como trilha sonora de um filme, em uma cena onde o protagonista está correndo por becos, fugindo dos rivais. O baixo recebe mais destaque nesse instrumental, tornando a faixa um pouco mais groovy.

Stand

Finalizando o álbum, Stand traz um clima de união e esperança. Em um ritmo mais lento, a música segue o conceito de algumas faixas anteriores, trazendo letras sobre superar os desafios juntos, sem desistir.

Já estamos aqui novamente 
Feche os olhos e tire os pés agora 
Sempre seja corajoso! Agora ande assim 
Nós estamos agora! 
Estamos brilhando quando estamos juntos, juntos 

Opinião final:

O álbum contém boas músicas e deve receber maior atenção. Nele temos músicas mais dançantes e também músicas para momentos tristes. Minha única crítica seria voltada à originalidade da banda. Em alguns momentos, parece que o 2Z ainda não encontrou um estilo para chamar de seu. Como resultado disso, algumas músicas acabam soando genéricas, muito voltadas para o lado comercial. Isso não as torna ruins, porém não permite que elas sejam marcantes.

Para próximos álbuns, espero que a banda “se encontre”, chegando a um som que os membros se identifiquem. Pessoalmente, também gostaria que o TuZi também se atentasse mais a suas letras. Versos escritos como os de 1822 fariam com que os lançamentos da banda subissem bastante em meus conceitos.

2Z Act1
Imagem Divulgação

CONFIRA AGORA NO SPOTIFY


Fontes:

  • https://kpop.fandom.com/wiki/2Z
  • https://genius.com/Genius-english-translations-2z-act1-english-translation-lyrics
  • https://www.kpoplyrics.net/2z-all-i-need-lyrics-english-romanized.html
  • https://genius.com/Genius-english-translations-2z-o-sis-english-translation-lyrics
  • https://genius.com/Genius-english-translations-2z-not-without-u-english-translation-lyrics
  • https://genius.com/Genius-english-translations-2z-keep-the-promise-english-translation-lyrics
  • https://genius.com/Genius-english-translations-2z-1822-english-translation-lyrics
  • https://genius.com/Genius-english-translations-2z-lets-go-for-it-english-translation-lyrics
  • https://genius.com/Genius-english-translations-2z-stand-english-translation-lyrics
Anúncio