Com a sua segunda edição entre os dias 25 e 27 de janeiro, o Rio Matsuri 2019 conseguiu superar o sucesso da edição anterior. Com mais expositores e uma praça de alimentação maior, o evento também contou com mais patrocinadores para proporcionar um festival ainda maior e melhor.
Nos botões abaixo vocês podem conferir nossas fotos upadas no Facebook e Google Drive.
Workshops e Área de Jogos
O evento ofereceu mais uma vez seus workshops de artes japonesas, atraindo muito o público e esgotando rapidamente as suas reservas. Mais uma vez a cerimônia do chá e a oficina de mangá com Fábio Shin foram destaques que chamaram a atenção de curiosos. Vale destacar ainda o estande de saquês, que contou com a presença do sommelier Celso Ishiy preparando um drinque especial para o evento. Além disso, foram apresentados saquês especiais como um com flocos de ouro e outro com água do Monte Fuji.
A praça de jogos também fez sucesso entre novatos e veteranos, com jogos japoneses tradicionais e contemporâneos, onde você podia aprender as regras, como jogar e assistir as partidas. A área contou com jogos clássicos como go, shogi e mahjong. Além disso, teve um campeonato oficial da Pokémon League Cup e jogos de RPG.
Atrações
Mesmo sendo menor esse ano, o palco ganhou mais variedade de atrações, como as belíssimas apresentações de dança kabuki da Cia Fujima de Dança Kabuki, que fez uma apresentação especial intitulada “Sakura” para celebrar os laços entre o Brasil e o Japão, e deixaram o público muito curioso sobre essa arte milenar. Também tiveram apresentações de taiko dos grupos Himawari e Ryukyu Koku Matsuri Daiko que encantaram mais uma vez os cariocas com suas performances cheias de energia, força e precisão.
Além disso, teve uma atração internacional, o baterista Masa, que utiliza baldes de plástico e um cano de PVC como instrumentos musicais. O músico arrepiou o público com sua apresentação cheia de sons e vibrações. Também rolou um intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão, com Masa tocando ao lado do grupo Funk Verde, que utiliza materiais reciclados para fazer instrumentos.
O palco também recebeu o cantor Ricardo Cruz, que teve um bate-papo maravilhoso falando sobre a sua carreira e como cresceu amando o Japão e sua cultura, até chegar a estudar no país e entrar para a super banda JAM Project. À noite, o cantor cantou sucessos em japonês e português, incluindo Cha-La Head-Cha-La de Dragon Ball, Pegasus Fantasy de Cavaleiros do Zodíaco, músicas de Naruto antigas e outras. Muitos se emocionaram com a performance ao sentir toda a nostalgia de clássicos que tanto fizeram e fazem sucesso no Brasil. Além disso, Ricardo anunciou no evento que teria uma novidade em breve, que agora já sabemos. O cantor é o responsável por compor o tema oficial da 2ª temporada de One Punch Man. Mais um grande trabalho desse artista que tanto colaborou para trazer a cultura otaku para o Brasil.
O festival também apresentou um concurso de cosplay e o Miss Nikkey 2019, que tiveram muita torcida e atraíram muito o público para o palco. Os cosplayers puderam desfilar no sábado e participar do concurso no domingo, que contou com uma banca formada por cosplayers profissionais e do meio artístico. Houve desfiles nas categorias kids, para crianças de até 10 anos, e WCS, que contara para a seletiva da final brasileira que ocorrerá em São Paulo em junho.
Área do Tatame
Com várias apresentações de lutas tradicionais japoneses, a área do tatame também convidou o público para participar e aprender um pouco sobre as técnicas. Além das apresentações de luta corporal como judô e karatê, as pessoas também puderam acompanhar as lutas de espadas, como kendo e aikido.
Destaque na NHK
O evento ainda foi matéria no canal de mídia japonês NHK, que falou sobre o evento e destacou as apresentações de taiko, que também foram realizadas durante o encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Entrevistado pela rede, Takao Sato, um dos organizadores do evento, disse que esperava que os visitantes vivenciassem a verdadeira cultura japonesa, para que gostem mais do país.
Alcançando um público de mais de 44 mil pessoas, o evento foi um verdadeiro sucesso, conseguindo melhorar a primeira edição e apresentando muito bem a cultura japonesa aos cariocas. Boa parte do público já espera pela terceira edição e espera que um segundo pavilhão seja utilizado para expandir o evento.