Anúncio

Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu é um anime da Temporada de Outono 2018. Foi lançado no dia 21 de outubro, e transmitido pela Crunchyroll.

É mais um anime de esportes para se juntar aos demais da temporada, também com uma pegada diferenciada que falaremos mais para frente.

Mais uma produção da KyoAni

O estúdio que está produzindo o anime é o Kyoto Animation, que só pelo nome, já dá para saber o peso que isso dá a obra. É o mesmo estúdio do recente Violet Evergarden e do grande Koe no Katachi.

O diretor, Yamamura Takuya, é de casa, já que participou da produção de vários animes da KyoAni, como Clannad e Hibike Euphonium.

Tsurune é baseado em uma light novel de mesmo nome. É publicada desde 2016 e ainda está em andamento. Ayano Kotoko é quem escreve e Morimoto Chinatsu é quem ilustra a light novel. Possui dois volumes até o momento.

Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu (Pôster Divulgação)

O Chamado para a Aventura

A história começa seguindo Narumiya Minato, um garoto que acabou de entrar para o colegial. Ele reencontra dois amigos na escola nova, Takehaya Seiya e o Yamanouchi Ryouhei, e juntos são chamados por um professor para ajudá-lo em uma missão.

O professor os chamou para ajudá-lo a tornar o clube de kyudo (esporte com arco e flecha) ativo novamente. Tanto Minato quanto Seiya praticavam o esporte desde pequeno, e Ryouhei tem muito interesse de aprender. Mas como nem tudo são flores, Minato se recusa a participar do clube, revelando que não iria mais praticar kyudo. O motivo foi parcialmente revelado, mas obviamente deixaram aquele clima de mistério.

Seiya e Ryouhei entram para o clube, assim como outros estudantes, Kisaragi Nanao, Onogi Kaito e algumas garotas também. Mas, com certeza o Minato vai entrar para o clube e voltar a praticar.

Os personagens em si não se mostraram tanto, mas já deu para perceber a paixão pelo esporte. Cada um tem uma personalidade bem distinta como sempre, para dar um balanço nas relações.

Esse lance do protagonista não querer praticar mais o esporte está ficando bem recorrente nas novas obras sobre esporte, e logo vai se tornar um clichê. Mas não é nada que interfira na história, se ela for bem elaborada no final das contas. Caso contrário, pode ser um problema.

Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu (Pôster Divulgação)

Conhecendo o esporte

Já no primeiro episódio há algumas explicações sobre o kyudo, como vestimenta, postura e equipamentos. Não é um esporte muito difundido, principalmente no Brasil, mas os estúdios estão focando em coisas mais diversas e até agora está funcionando.

Quanto a animação, não preciso nem falar. A KyoAni fez tudo impecável como sempre, com uma fluidez e uma beleza, principalmente nos cenários. O design dos personagens está bem agradável, e é bem o estilo de personagens que normalmente tem nas adaptações desse estúdio.

A abertura, “Naru”, é bem empolgante, e é cantada pelo grupo Lucky Life. E o encerramento, “Orange Iro” é mais lento, mas é uma música bem fofa da ChouCho.

O anime é indicado para quem gosta desse gênero de esportes com drama, pois é mais um nesse estilo. Tem alguns clichês, tem. Mas é algo bem difícil de não ter hoje em dia, depois de tantas obras já produzidas. Ou se quer conhecer esse esporte, kyudo, assim como eu e babar com a animação da KyoAni.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL