Em fevereiro de 2021, o universo do K-Pop foi agraciado pelo debut de um girl group que prometia muito e, quer saber?, entregou! O TRI.BE, formado pelas sul-coreanas Songsun, Jinha, Hyunbin e Soeun; as taiwanesas Kelly e Jia; e, por fim, a japonesa Mire, chegou ao cenário musical com o pé direito. A faixa ‘DOOM DOOM TA’, fruto da parceria entre a Universal Music e o produtor Shinsadong Tiger, explodiu nos charts. A revista estadunidense Rolling Stone classificou o grupo como o oitavo melhor debut daquele ano.
MV ‘DOOM DOOM TA’, do single album ‘TRI.BE Da Loca’
Dois anos após o debut, TRI.BE lançou seu primeiro Extended Play, ‘W.A.Y’. Hyunbin, Jia, Jinha, Kelly, Mire, Soeun e Songsun revelaram suavidade, versatilidade e sonoridade nas cinco músicas do EP. Agora, o girl group se prepara para conhecer os fãs brasileiros e realizar uma apresentação única em São Paulo, no Asia Star Festival.
MV ‘WE ARE YOUNG’, música title do EP ‘W.A.Y’
Como aquecimento para a primeira passagem do TRI.BE pelo Brasil, o Suco de Mangá conversou com as meninas sobre música, o novo EP, a trajetória do grupo e as expectativas do show no Espaço Unimed (Jinha não participou da entrevista por estar em hiato de suas atividades desde maio de 2022).
Júlia Henn: Para começar, vocês acabaram de voltar de uma performance. Vocês estão bem? Cansadas?
Todas: Estamos bem!
JH: O seu EP mais recente, o ‘W.A.Y’, lembra muito mais o bubblegum pop e conta com elementos mais leves e alegres que os lançamentos anteriores. Como foi o processo criativo por trás desse projeto?
Mire: Resumidamente, quando recebemos a música ‘We Are Young’ do nosso produtor pela primeira vez e ele disse que essa seria a nossa próxima title, ficamos muito surpresas e confusas porque nunca tínhamos utilizado esse tipo de conceito antes. Mas, ao longo do processo criativo, gravações das músicas, gravação do MV e criação da coreografia, nós nos divertimos tanto. Porque esse projeto é muito diferente. Eu só queria mencionar que esse foi o processo mais agradável que tivemos até o momento.
JH: Ótimo! Minha próxima pergunta era mesmo se vocês se divertiram trabalhando nesse conceito. Então, a resposta é “sim”, né?
Todas: Sim!!!
JH: Eu gostaria que todas vocês respondessem: vocês preferem o conceito “fofo” ou “girl crush”?
Todas: 3, 2, 1… girl crush!
Mire: Uau, todas?
Songsun: Ninguém falou fofo? Ok, TRI.BE é Girl Crush!
JH: Qual é a ambição artística que vocês têm e ainda não alcançaram? Por exemplo: se apresentar em um programa de TV específico, fazer um show em algum país específico, ou experimentar um conceito diferente.
Soeun: Um dos nossos sonhos, na verdade, era irmos ao Brasil para nos apresentarmos. Por conta da nossa música e dos nossos fãs, sempre tivemos muito interesse em ir até aí, mas ainda bem que, dessa vez, conseguiremos alcançar uma das nossas ambições.
Jia: Bom, ainda não falei sobre isso com as meninas, mas acho que seria muito legal se todas nós nos juntássemos para criar uma música para os fãs, 100% feita pelas membros.
JH: Muitos dos seus lançamentos anteriores possuem fortes influências latinas. Vocês pretendem voltar a essas influências em lançamentos futuros?
Kelly: Eu, pessoalmente, curto música latina e sinto que todos os idiomas que fazem parte da família de línguas latinas soam muito interessantes. Então, eu gosto muito de ouvir esse tipo de música e estou animada para experimentar ritmos latinos diferentes no futuro.
Hyunbin: No momento, já que muitas pessoas consideram a música do TRI.BE super conectada com ritmos latinos, acho que seria bem legal continuar mantendo essa conexão para os lançamentos futuros também. Mas, é esperar para ver!
JH: Vocês vêm para o Brasil em julho. Com o que vocês estão mais animadas para ver ou fazer aqui?
Mire: Eu, com certeza, quero experimentar a culinária brasileira! Estou muito curiosa para ver como a comida no Brasil se diferencia do que temos aqui na Coreia do Sul, ou em outros países. Então, definitivamente, quero experimentar a comida!
Soeun: Eu tenho muito interesse em sair por aí e ver o que os brasileiros estão vestindo e, especificamente, que tipo de acessórios são mais usados. Porque eu sei que cada cultura, de cada país, tem seu próprio estilo e tenho curiosidade de saber o que está na moda no Brasil, no momento, e experimentar por mim mesma.
JH: E quais são as suas expectativas para o show em si?
Kelly: Provavelmente a coisa para a qual mais estamos animadas é ver se o que falam sobre o Brasil ser um país de festividades é verdade ou não. Já ouvimos muito sobre isso, várias vezes, e estamos curiosas para ver o quão barulhento o público pode ser. Nos disseram que vocês fazem muito barulho e estamos animadas para ver isso de perto. E, claro, queremos nos divertir com todo mundo no show.
JH: Na opinião de vocês, qual das membros vai se identificar mais com o Brasil? E por qual motivo?
Assim que ouviram a pergunta, todas apontaram para Soeun, incluindo ela mesma, com exceção da Jia que apontou para Songsun.
Mire: A razão pela qual escolhemos Soeun é que ela é muito, muito cheia de energia. Ela também é muito barulhenta e nunca fica cansada. Todas nós concordamos que o tipo de energia que a Soeun exibe é algo que se encaixaria muito bem no Brasil.
Jia: Bom, o meu motivo para escolher a Songsun é que eu acho que ela tem muitos gestos que fazem muito sentido com musicais e são muito festivos. Acredito que a Songsun iria se divertir muito no Brasil!
Nesse momento, Soeun e Songsun, satisfeitas, apertam as mãos
Soeun e Songsun: Amamos você, Brasil!
JH: Só preciso dizer que eu, particularmente, concordo com a escolha da maioria.
Soeun faz um coração para mim em resposta e agradecimento.
Soeun: Obrigada!
JH: Eu sei que vocês já tentaram cantar um pouco em português antes, mas vocês conhecem alguma palavra ou frase real nessa língua?
Hyunbin e Mire: Obrigada!
Todas, com energia: OBRIGADA!
JH: Poderiam deixar uma mensagem para os TRUE brasileiros?
Hyunbin: Nós sempre quisemos ir ao Brasil e, ainda bem, temos a oportunidade de realmente ir dessa vez. Então, estamos ansiosas para ver nossos fãs e nos apresentar na frente de todos. Então, para quem está esperando pelo TRI.BE, esperem só um pouquinho mais, porque estamos nos preparando muito! Uma vez que estivermos aí, vamos nos divertir muito juntos! Vemos vocês em breve!
Ouça o EP ‘W.A.Y’, lançamento mais recente do girl group TRI.BE:
Entrevista de Júlia Henn / Texto de Júlia Henn e Yasmim Secron