Trabalho Honesto, o novo k-drama da Netflix, conta a história de quatro amigas que se conhecem em um momento delicado da vida e decidem empreender no ramo de sex shop no interior da Coreia do Sul nos anos 1990. Apesar da proposta interessante e dos temas abordados ao longo dos episódios, a trama decepciona ao se perder um pouco no desenvolvimento.
Sobre o drama
Jeong Suk (Kim So Yeon) vive uma vida financeira precária, aceitando todos os tipos de trabalho para cobrir as despesas de casa já que seu marido não trabalha. Ao se frustrar por não conseguir comprar uma mochila para o seu filho, ela decide dar uma chance para o novo empreendimento que chega à cidade: a venda de produtos íntimos femininos. Ela acaba se aproximando de Yeong Bok (Kim Sun Young), uma mulher muito pobre que tem quatro filhas para sustentar, já que o seu marido não consegue um emprego.
As duas embarcam no desafio de vender produtos íntimos como lingerie, camisolas e alguns produtos de sex shop para as mulheres da cidade. Porém, acabam sendo rejeitadas pela maioria que acha o trabalho delas “indecente” e “vulgar”. É nesse momento que Geum Hui (Kim Sung Ryung) e Ju Ri (Lee Se Hee) entram no negócio para ajudar a crescer nas vendas e atrair o público.
Paralelo ao enredo das garotas, somos apresentados a Do Hyeon (Yeon Woo Jin), um policial que chega a cidade para investigar um caso de sequestro de crianças que ocorreu há trinta anos atrás. A princípio ele é uma pessoa reservada e que não dá muita ideia para os moradores da cidade, mas com o tempo essa percepção muda e ele se torna um dos protagonistas do drama.
Opinião
“Trabalho Honesto” tem uma proposta interessante, falar sobre sexo em uma Coreia do Sul tão conservadora que até a palavra por si só assusta os moradores. Só que o drama vai além, ele aborda temas como prazer, preconceito e independência feminina de uma forma muito natural e até cômica. Além disso, a trama também gira em torno do que é ser uma mulher divorciada e mãe solo naquela época e como o julgamento da sociedade impactava diretamente no trabalho das mulheres. É uma crítica interessante, visto que o país é ainda um dos mais conservadores do mundo.
Contudo, apesar da trama atraente e do tema abordado ser bastante instigante, “Trabalho Honesto” decepciona no desenvolvimento da história. A princípio era para ser um k-drama sobre mulheres conquistando sua independência financeira e sexual. Mas do meio para frente, a trama se volta para um mistério e gira na história do policial e sua busca incessável pela sua mãe biológica, o que deixa a história principal como segundo plano.
Apesar disso, “Trabalho Honesto” é um bom drama para assistir quando estiver interessado em uma trama divertida e refletir sobre o papel da mulher na sociedade e como as amizades femininas fazem a diferença. Com 12 episódios, o drama está disponível na Netflix.
Assista ao trailer abaixo: