Anúncio

Quando falamos de jogos de terror, há uma centena de títulos que podemos citar. Entretanto, é quase impossível não falar de Resident Evil e Silent Hill, clássicos de survival horror que marcaram (e ainda marcam) a história de fãs de games assustadores.

Apesar de serem constantemente revisitados por novos títulos, em uma tentativa de emular os sentimentos que essas franquias nos causaram, poucos jogos conseguiram chegar perto. Tormented Souls, lançamento de 2021, se vendeu como uma obra que se baseia nos clássicos e promete um jogo moderno que nos leve para o passado através de fixed camera (aquela câmera que se move sozinha mudando o ângulo conforme o andar do jogador) e uma jogabilidade que mistura combate e puzzles.

Com um preço bem amigável (cerca de R$38 quando esse artigo foi escrito) o jogo promete entregar uma experiência de cerca de sete horas na qual somos jogados em um ambiente hostil com criaturas assustadoras, e um mistério a resolver.

Tormented Souls
Imagem Divulgação

Primeiras Impressões

A protagonista do jogo, Caroline, vive sua vida normalmente até que recebe uma carta misteriosa com a foto de duas garotas gêmeas. Confusa, mas instigada, ela vai até o endereço do remetente, uma antiga mansão que foi adaptada em um hospital. Quanto mais ela explora a mansão, mais ela se dá conta de algo muito sinistro aconteceu no passado, mas ela está determinada a descobrir o que houve com as duas garotinhas.

Sem dar spoilers, vamos ao que eu achei do jogo: A jogabilidade, câmera, inventário, ação, combate… tudo é muito similar aos jogos citados anteriormente (Silent Hill e os primeiros Resident Evil), fazendo um excelente trabalho de simular os games que marcaram minha infância. Os gráficos são bonitos, as personagens têm um design interessante, e minha última crítica nesse sentindo fica às roupas da protagonista que parecem ter saído direto de Final Fantasy (mas isso não é nada demais, sendo bem sincera).

A trilha sonora é boa e não encontrei nenhum tipo de bug durante meu jogo. Eu consegui zerar o mesmo em nove horas, e sua dificuldade pode ser considerada fácil, o longo tempo para o jogo se dá aos extensos quebra-cabeças. Apesar de haver combate, este está longe de ser o foco do jogo – muito pelo contrário – você irá passar 75% do game tentando resolver os puzzles, que seguem bem aquele estilo de: resolve uma área para ganhar um item que vai resolver outra área.

Anúncio
Tormented Souls
Imagem Divulgação

Pontos Negativos

Apesar de eu ser uma fã de jogos desse tipo (pouco combate, mais quebra-cabeças) eu achei que eles foram um pouquinho além do necessário, e certos “detalhes” são apenas cansativos. Um exemplo: há uma cena que você deve encher um galão de gasolina, mas antes você tem que examinar o galão e abrir a tampa, para só depois conseguir encher. Não é que seja algo TERRÍVEL, mas quando você está a cinco horas seguidas resolvendo enigma atrás de enigma, esse tipo de pequeno detalhe cansa (e ele vai estar em várias coisas, ao ponto de você querer gritar).

A história é… comum. O roteiro é bem do mesmo que já vimos, e poderia ser o mesmo roteiro de pelo menos mais uma dúzia de jogos de terror. Além disso, as personagens são muito bidimensionais, ou seja, ou ele é bom ou ele é mal, não há área cinzenta, temos apenas mocinhos e vilões, o que é cansativo e acaba empobrecendo a trama. Fora isso, eu achei um furo gigantesco no desenrolar do jogo, mas não vou entrar em detalhes para não soltar spoilers, só posso dizer que o jogo brinca com o “fantástico” de uma maneira que as regras que eles estabelecem são quebradas posteriormente.

Tormented Souls
Imagem Divulgação

Últimas Considerações

Apesar do jogo ter sido uma experiência interessante, e ter me feito jogar para ganhar os três diferentes finais disponíveis, eu confesso que Tormented Souls não entrou na minha lista de favoritos. Ele me faz lembrar muito um dos fangames de Resident Evil que víamos em 2010… eu acredito que ele poderia ter tido muito mais potencial se o roteiro tivesse mais cuidado ao invés das toneladas de puzzles.

Apesar disso tudo, ficam meus elogios pelo desenvolvimento do jogo que é muito bom, talvez em posteriores jogos do estúdio nós possamos ver obras mais polidas e que realmente façam história.

Tormented Souls – Trailer

Anúncio