Fala Galera!

A equipe do Suco de Mangá tem o orgulho de apresentar mais um Top Suco!

O Top Suco traz, segundo a opinião dos editores, os melhores representantes das diversas categorias que serão exploradas.

Esta semana no top suco vamos explorar os melhores mangás já lidos pelos editores!

Em mais uma edição especial, contaremos com o Top 5 de cada editor: Bellan, Franja e Donis.

Confira as Listas!

—————————————————————

Top 5 Bellan

01. YuYu Hakusho
Começar com a morte do protagonista foi algo inusitado e inesperado. No início, parecia que Togashi não sabia pra onde levaria a história, mas depois que a questão Detetive Espiritual começa a engrenar, a história nos leva a investigações, porradaria e claro, torneios. Além da dose certa de comédia, na minha opinião, possui as melhores cenas de batalhas ever.

yuyu

02. Rurouni Kenshin
Assim como acontece com alguns trabalhos históricos ou mesmo do cotidiano (como o de Card Captor Sakura), as notas que Watsuki colocava no decorrer do mangá eram tão interessantes quanto a sua história. O paralelo que ele fez entre o real e o fictício (sem contar as diversas referências de outros mangás e hq’s) faz com que o mangá de Rurouni Kenshin seja um dos mais completos que já li. Outro ponto alto, é a concisão da história. Não há pontos baixos ou sagas mal elaboradas.

rurou

03. Neon Genesis Evangelion
É indubitável o furor que a série causou no mundo todo, seja por sua exímia produção ou por sua história carregada de simbologias ou assuntos pós-apocalípticos – algo na moda no fim dos anos 90. Considero a arte/ilustrações de Sadamoto uma das melhores do universo nipônico.

eva

04. GUNNM Hyper Future Vision / Battle Angel Alita
Sempre gostei da temática cyberpunk e o lançamento do trabalho de Kishiro no país, me deu uma nova visão desses mundos caóticos. O interessante é a união da ficção-científica, do combate – muitas vezes até com “poderes” high tech – e das cenas “gore” de órgãos voando pra todo lado. Destaque para o detalhe de cenário que o autor faz e do seu universo muito bem montado.

gn

05. Love Hina
Ler o trabalho de Akamatsu durante o período de colegial/cursinho foi a “cereja do bolo” para estar aqui neste top. Muito do que o Keitarô passava, passávamos – claro, não vivi numa república com 6 mulheres – e talvez foi o mangá em que mais ri na vida. O interessante é que na época em que saía aqui no Brasil, era considerado o mais “ecchi”… mas né, considerando o que já saiu por aqui depois HEHEHE

lov

—————————————————————

Top 5 Franja

01. One Piece
Melhores personagens, melhor trama e sempre emocionante! One Piece é, de longe, o melhor mangá já feito! Não sei nem mais o que falar! One Piece o/ ‘Eu vou ser o rei dos piratas’!
01 one piece
02. Dragon Ball
Não preciso descrever né? Todo mundo gosta de Dragon Ball! Goku é foda demais! Viva a nossa infância ^^
02 dragon ball
03. Bakuman
Todos da equipe e visitantes do Suco gostam muito de mangá, isso é óbvio, porém eu sempre me interessei muito pela produção do mangá, sua história, mercado e Bakuman mostra tudo isso muito bem. Sem contar que os personagens são demais e o romance por trás de tudo é muito bom. E, como eu trabalho com mangá, ainda dá um gosto a mais.
03 bakuman
04. Sket Dance
Gosto muito de todos os personagens do Sket Dance, sempre muito carismáticos e diverdidos. Sket Dance é o melhor mangá de comédia que já li e consegue equilibrar isso com histórias comoventes. É genial!
04 sket dance
05. Fullmetal Alchemist
Uma excelente trama emocionante somada com personagens excelentes! Fullmetal Alchemist envolve e empolga do começo ao fim.

05 fullmetal alchemist

Menção Honrosa
Pena ser apenas 5 mangás… Então fica aqui alguns que gostaria de ter colocado na lista: Bleach, Eyeshield 21, Naruto e Fairy Tail.

—————————————————————

Top 5 Donis

01. Death Note

Death Note é uma obra incrível.

Com um protagonista nada convencional e incrivelmente inteligente; um rival, apesar de extremamente peculiar, com um poder dedutivo ‘sobrenatural’ e uma ambientação cheia de mistérios e conflitos intelectuais a história é eletrizante e não deixa o leitor desgrudar das páginas até o fim do capítulo.

Entretanto o grande mérito da dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata é colocar em cheque a moral do próprio leitor. As ações do protagonista transcendem a obra e causam certo desconforto. Concordar ou discordar do senso de justiça presente nas antíteses da obra é a verdadeira batalha que deve ser vencida a cada página.

DN

02. Bakuman

Mais uma obra de Ohba e Obata. Mais uma história que vai muito além dos quadrinhos.

Em Bakuman Obata alivia um pouco de seu traço para dar mais  naturalidade às personagens e à ambientação.

Desta vez um ‘mangá sobre mangás’, Bakuman é uma obra que mistura realidade e ficção, apresentando os bastidores do mundo dos autores que trabalham para a Shonen Jump. Sem contar que muitos dos autores presentes na obra são inspirados em autores reais e muitos dos Editores presentes na obra existem mesmo!

A história de Shujin e Mashiro empolga e prende o leito. Além disso vai muito além da ficção. A cada lição aprendida pela dupla, os autores introduzem, de maneira sutil, a mesma referência no quadrinho! De forma a ilustrar ‘como fazer’ o que é falado na obra. É outro nível de metalinguagem!
Tiro meu chapéu pela genialidade da obra!

BKM

03. Chrno Crusade

Daisuke Moriyama apresenta uma história improvável que mistura comédia e drama da dupla Chrono e Rosette.

Rosette é uma freira de uma ordem de exorcistas. Chrono é seu amigo, parceiro e um demônio. Pois é.

Todos os personagens, principalmente os vilões, são interessantes e cheios de personalidade. A história de cada um ajuda no desenvolvimento do carisma, bem como explicar e a aprofundar os misteriosos eventos que se passam durante a série.

A maneira como o autor desenvolve a trama, o drama dos personagens e seus inúmeros sacrifícios são o destaque da obra.

CC

04. X/1999

Sempre gostei do trabalho das meninas da CLAMP.

A história apresenta vários personagens carismáticos com uma história complexa e uma temática polêmica:

“O destino da terra já está definido”

X é uma batalha maior do que mostra em suas paginas. X/1999 é um embate entre destino e livre arbítrio.

A obra apresenta outra curiosidade: O Anime tem um final e o filme reconta a história com outro desfecho. Apesar das similaridades entre as mídias este cuidado se mostra também no mangá. A história das paginas da CLAMP, apesar de ainda não terem desfecho oficial, já estão completamente diferentes das outras duas versões. Este fato por si só pode demonstrar que o destino não está tão definido assim…

X

05. Angel Sanctuary

A autora Kaori Yuki apresenta esta incrível história de um amor proibido.

Setsuna e Sara são perdidamente apaixonados um pelo outro, entretanto  os dois não podem ficar juntos graças pois a relação de ambos é um tabu. Como se o tabu não fosse problema o bastante para o casal, os dois são colocados do conflito milenar entre anjos e demônios.

Esta obra merece a quinta colocação devido à pesquisa da autora e ao extenso material referencial presente na obra. Praticamente todos os personagens, locais e grupos importantes são retratados, apesar da licença poética, respeitando suas origens mitológicas. É um universo realmente fantástico!ASMenção Honrosa

Devido à escolha dos meus camaradas, e com a exceção no caso de Bakuman, resolvi não repetir a nenhum mangá já mencionado pois concordo com todos os citados acima. Entretanto posso dizer seguramente que Rurouni Kenshin, Yu Yu Hakusho e Neon Genesis Evangelion ‘roubariam’ os três ultimos lugares da minha lista caso não fossem citados por meus companheiros. Menção honrosa também para o Dragon Ball Original!

—————————————————————

Gostou? Concorda? Acha que faltou algum?

Comenta ae! A galera do suco quer saber sua opinião!