Considerado um dos melhores jogos de videogame das últimas décadas, até de todos os tempos, The Last of Us, exclusivo de ação-aventura e sobrevivência se passa um mundo pós-apocalíptico tomado por milícias, forças militares e criaturas monstruosas.

A trama acompanha Joel, um sobrevivente que perdeu sua filha logo no começo do incidente, sobrevivendo após sem muita perspectiva de vida, além de poder acordar vivo no dia seguinte. Ele é pago para levar uma jovem garota em segurança até pesquisadores, estes, pretendendo encontrar uma cura para a contaminação que continua assolando o que sobrou da população mundial.

Anunciado em 2011, e lançado em 2013 pela Naughty Dog, The Last of Us tornou-se um clássico instantâneo e já teve uma continuação anunciada em dezembro de 2016.

Suspense e Horror Pós-Apocalíptico

A trama, apesar de ter muito do suspense e horror de uma civilização pós-apocalíptica cheia de monstros, trata-se mais a respeito da relação entre os personagens principais: Joel e Ellie. Sendo um deles uma jovem nascida já em um mundo destruído, em busca de esperança, enquanto o outro é um homem que perdeu o que mais amava e sobrevive afundado em seus medos e ausência de expectativas.

O jogo mistura de maneira inteligente vários elementos de jogos de aventura, ação e horror. Enquanto em muitos momentos temos que enfrentar de cara inimigos com armas, em outros devemos ser furtivos e passar despercebidos se quisermos sobreviver.

Além disso, o enredo nos conquista de maneira fácil, fazendo com que nos cativemos com as personagens, e logo estejamos do seu lado na busca pelos cientistas; Enquanto isso, documentos, bilhetes e outros itens encontrados no meio da jornada faz com que entremos em contato com outras vítimas do apocalipse, e o que elas perderam com o evento.

Aguardando a continuação!

Em 2014 a obra foi remasterizada e lançada para Playstation 4, em uma versão belíssima com uma qualidade de imagem incrível, arrecadando mais elogios pela maneira como foi feita a captação de movimentos e transformação gráfica. Com belas paisagens, trilha sonora envolvente e um trabalho sensacional dos designs, The Last of Us se mostra um jogo não somente lindo de jogar, mas de se viver.

Aguardando a continuação, fãs podem experimentar um pouco mais do universo do game através da DLC Left Behind lançada em 2014, ou dos modos multijogador.

Apesar de eu não ser muito fã de jogos de ação, não há como negar a genialidade de The Last of Us, até mesmo para os menos habilidosos que nem eu.