Na sexta-feria (13), a Ubisoft Montreal, no Canadá, foi alvo de uma suposta situação com reféns que deixou internautas e fãs da empresa preocupados. Após algumas horas, a suposta invasão foi confirmada como sendo um trote.
A polícia de Montreal foi chamada para atender uma ocorrência nas esquinas das ruas Saint-Laurente e St-Viauter. Testemunhas afirmavam que havia uma situação com reféns dentro do prédio. Por meio de postagens publicadas no perfil do twitter oficial da polícia de Montreal, podemos acompanhar o andamento das ações.
There is an ongoing police operation at the corner of Saint-Laurent and St-Viateur. We ask people to avoid the area. The #SPVM is currently validating information and more details will follow. pic.twitter.com/44PjWzsCOh
— Police Montréal (@SPVM) November 13, 2020
A primeira postagem indicava que havia uma operação policial no local e pedia para que as pessoas evitassem circular pela área até que as autoridades tivessem mais informações sobre a ocorrência.
Após uma hora, a polícia reporta que foi chamada para atender um chamado por telefone e que não haviam feridos no local.
No threat has been identified for now. We are currently evacuating the building. #SPVM https://t.co/7g7eHU2B1T
— Police Montréal (@SPVM) November 13, 2020
Após mais alguns minutos, as autoridades publicam que não encontraram nenhuma ameaça presente e evacuam o prédio onde está localizada a Ubisoft Montreal.
The police operation in connection with a hostage taking call is over. No threat has been detected and no injuries are reported. An investigation will follow to shed light on the call behind this important police force deployment. #SPVM
Details ➡ https://t.co/dLBvQERo0n pic.twitter.com/LsnXoaVrza
— Police Montréal (@SPVM) November 14, 2020
Na última atualização do caso, a polícia anuncia não ter encontrado nenhuma ameaça ou situação de perigo dentro das instalações e afirma estar investigando a origem da ligação. Segundo o veículo de notícias canadense, – que fez uma linha do tempo do ocorrido – TVA Nouvelles, a denúncia foi um trote.
A Ubisoft também emitiu um comunicado oficial relacionado ao assunto:
— Ubisoft Montréal (@UbisoftMTL) November 14, 2020
“Nós queremos agradecer pela coragem e compostura que o nosso time mostrou hoje. Continuamos focados em assegurar a saúde e o bem-estar deles. Nós também gostaríamos de agradecer à polícia de Montreal pela resposta rápida e profissional que ajudou a controlar a situação. Nós estamos muito aliviados em saber que isso foi resolvido sem nenhum incidente e gostaríamos de agradecê-los por todo o apoio e pelas palavras gentis.”
Funcionários da Ubisoft também mandaram mensagens de agradecimento após o susto:
Alexander Karpazis, diretor de arte, comentou:
Thank you for everyone who reached out and shared concern and love for myself and my colleagues at @UbisoftMTL – I'm happy no one was hurt in today's events.
I'll be returning back to work Monday with a renewed appreciation for the people I work with. ♥️ https://t.co/2dzOGoEbHt
— Alexander Karpazis (@karpazis) November 13, 2020
“Obrigado a todos que se preocuparam comigo e com os meus colegas da @UbisoftMTL. Eu estou muito feliz em saber que ninguém se machucou hoje. Vou voltar ao trabalho na segunda-feira com um carinho renovado pelas pessoas com quem eu trabalho”
Emilien Lomet, game designer, documentou sua preocupação após a evacuação do prédio:
I just got evacuated.
This has been a long and stressful afternoon.
Glad we seem to all be safe.
— Emilien Lomet (@Ubi_Melo) November 13, 2020
“Eu acabei de ser evacuado do prédio. Essa foi uma tarde longa e estressante. Fico agradecido por saber que todos nós parecemos estar seguros.
Recentemente a Ubisoft Montreal fez o lançamento de seu jogo Assassin’s Creed Valhalla. Confira nosso Primeiro Gole.