Sabe aqueles dias que você quer jogar algo mais tranquilo, apenas você, seus pensamentos e uma música gostosa de fundo? Pois bem, Solid Match é o jogo perfeito para isso.
Esse é o novo jogo da Hanoi Studios, um estúdio indie brasileiro que contou com 14 freelancers para produzí-lo. O compositor da trilha sonora foi Rubens Stephan, que revelou ter pensado em músicas “meio Blade Runner” que fossem agradáveis tanto para os jogadores mais rápidos, quanto para os mais lentos.
Além disso, HP Rodrigues também participou da produção da trilha e contou que, como usou um sintetizador característico de Synthwave dos anos 80, as músicas acabaram remetendo à série Stranger Things.

Solid Match
Esse é um jogo “simples”, mas deixo claro que uso essa palavra como elogio. Não tem muitos ruídos visuais, então fica agradável de ficar no game por bastante tempo. Inclusive, tanto na música quanto no design tem uma pegada anos 80, alguns ícones pixelados e bem quadradão.
Além disso, a escolha de cores foi bem assertiva, são vivas, mas não estouradas, deixando ele atrativo e até meio fofo.

E sim, a trilha sonora ficou semelhante à de Blade Runner e não me irritou nem nas fases que eu tive que repetir umas dez vezes (nem deu pra passar raiva, pois jogo muito zen).
Jogabilidade
Agora, falando da minha experiência em si, Solid Match não tem muito segredo. Você precisa formar torres com pedras da mesma cor, selecionando elas e as movendo nos espaços disponíveis.
Além disso, cada fase mostra quantos movimentos são necessários para completá-la, mas mesmo que você faça mais do que o recomendado, consegue passar para o próximo nível tranquilamente. Como boa perfeccionista que sou, fiz questão de repetir a fase quantas vezes fosse preciso pra conseguir atingir o número recomendado.
E quando consigo fazer ainda menos movimentos do que o esperado? Satisfação total.

Porém, não se engane. Mesmo com essa aparência fofa e comandos simples, você vai quebrar a cabeça. Afinal, o puzzle aumenta a complexidade à medida que avança. Mais cores, caminhos bloqueados, casas específicas pra completar a torre, enfim, os novos desafios impedem que fique entediante.
Considerações
Eu gostei muito de Solid Match, tenho apenas alguns pontos que não poderia deixar de comentar. Alguns momentos durante o jogo a música apenas parou de tocar. Configurações normais, todos os sons ativados, então não sei se foi um bug ou um respiro sonoro. De qualquer forma, senti falta da trilha sonora em algumas fases.
Além disso, como é natural pra um jogo que recém chegou, ele teve uns pequenos bugs no menu, quando cliquei pra sair os botões se sobrepuseram e quase não consegui clicar em nada.
Agora, um comentário que é mais um elogio, o game tem 50 fases e eu queria muito mais. Dá pra zerar o jogo de primeira em umas três horinhas, talvez menos até. Então, foi ótimo, mas acabou muito rápido.

Enfim, Solid Match é ótimo pra quem gosta de puzzles, cozy games e pra quem quer dar uma afiada na concentração, memória e estratégia. Inclsuive, ele está sendo usado como ferramenta de apoio no desenvolvimento de crianças neurodivergentes.
Bom, escrever essa review me deixou coçando de vontade de jogar de novo, então vou encerrar por aqui e aproveitar um pouco mais de Solid Match. E você, também quer desafiar seu raciocínio e relaxar seus pensamentos?
Solid Match foi lançado no dia 28 de fevereiro de 2025 e está disponível para para Xbox One, Xbox Series X|S e PC.