Como sabemos, os esportes eletrônicos têm conseguido uma popularidade enorme em diversas regiões do globo. E, reconhecendo a grande permeabilidade dessas modalidades, recentemente o Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou que Singapura sediará a primeira edição da Semana Olímpica de Esports (Olympic Esports Week). O evento será realizado em junho de 2023, sendo esta a próxima medida do COI para que os esportes eletrônicos se integrem ao Movimento Olímpico e atraiam ainda mais competidores.
“O novo formato de nossa competição esportiva virtual, com finais ao vivo pela primeira vez, é uma oportunidade de colaborar ainda mais com competidores e criar novas oportunidades para jogadores e fãs”, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.
A Semana Olímpica de Esports ocorrerá entre os dias 22 e 25 de junho de 2023, sendo organizada pelo COI em parceria com o Ministério da Cultura, Comunidade, Juventude e Esporte de Singapura. Com isso, o evento já tem uma programação repleta de atividades, como painéis relacionados a novas tecnologias para o setor, sessões educativas e jogos de exibição.
No entanto, o carro-chefe do evento devem ser as etapas finais do Olympic Esportes Series, torneio virtual comandado pelos comitês de diferentes nações e que será disputado presencialmente em Singapura. Pelo que o COI revelou, a competição terá simuladores de automobilismo, remo, beisebol, ciclismo e vela. No ano passado, o Olympic Esportes Series teve mais de 250 mil participantes vindos de ao menos 100 nações diferentes, onde eles se testaram em diferentes tipos de simuladores.
França de olho no crescimento dos esportes eletrônicos
O crescimento exponencial dos esportes eletrônicos em várias regiões do globo não tem chamado a atenção somente do COI, mas também de diversos outros setores, que a cada dia percebem o potencial surpreendente deste mercado. As plataformas de palpites, por exemplo, notaram que os espectadores de eSports, assim como dos esportes tradicionais, além de acompanharem os jogos das suas equipes favoritas, também anseiam por palpitar nestes confrontos. Com isso, o Brazino777 é confiável e oferece a possibilidade desse público realizar suas apostas em uma variedade de competições de esportes eletrônicos, disponibilizando também o streaming ao vivo para alguns eventos. No entanto, os pontos que mais chamam atenção na plataforma são a variedade de promoções ofertadas, payout acima da média e odds elevados.
Em abril deste ano, o presidente da França, Emmanuel Macron, relatou que fará o possível para que os eSports tenham uma conexão com os Jogos Olímpicos de 2024 que serão realizados em Paris. Na ocasião, o mandatário havia relatado que tinha o interesse de que o país sediasse competições de peso dos eSports. Sendo que Macron mostrou até certo conhecimento sobre as modalidades e equipes famosas do cenário competitivo do seu país, comentando:
Eu não esqueço dos esportes eletrônicos. Outra área de excelência da França, com equipes como Team Vitality ou Karmine Corp. Temos uma oportunidade histórica: a dos Jogos Olímpicos de 2024. Cabe a nós aproveitá-la para fazer uma ligação entre as Olimpíadas dos dois mundos e sediar os maiores eventos esportivos do mundo naquele ano: um Major de CS:GO, o Mundial de League of Legends e o The International de Dota 2
Ao que parece, ou o mandatário possuía informações privilegiadas, ou ele realmente está trabalhando intensamente para os esportes eletrônicos passarem a fazer parte das Olímpiadas em 2024, já que os seus planos acabaram se revelando verdadeiros. Isso porque, o primeiro Major de Counter-Strike: Global Offensive de 2023 será realizado no país europeu.
De acordo com BLAST, a organizadora da competição, Paris será a sede do primeiro Major CS:GO de 2023, que tem previsão de ser disputado entre os dias 8 e 21 de maio, com premiação total de aproximadamente US$ 1,25 milhão.