Anúncio

Olá Sucogamer ou deveria me posicionar e conversar diretamente com os gamers nostálgicos? Independente da idade e do gosto, hoje é dia de expandir e falar da franquia clássica do Dreamcast com Shenmue III!

Shenmue III foi lançado no final de 2019, após um longo período de financiamento dos fãs com seu criador Yu Suzuki. Shenmue I (1999) foi um jogo revolucionário trazendo mundo aberto, climatização e QTE, Quick Time Events, além de de um dos mais caros em investimento na época.

Seu sucesso levou a produção de Shenmue II (2001) e contou com a continuação da narrativa do assassinato de Iwao Hazuki, pai do protagonista Ryo Hazuki. Porém a narrativa não acaba de vez e o momento esperado era uma continuação… que não veio… até então.

shenmue iii

Revivendo a era do Dreamcast

Shenmue III tem a atmosfera de seus jogos anteriores. Mas como assim? O mundo aberto, o clima aleatório, os NPC’s não estáticos na maioria do tempo e entre outros fatores. Então você que está mais acostumado com um jogo atual pode se frustar um pouco, devido a dedicação que Shenmue III pede para você avançar na narrativa.

Falando em narrativa cabe a você prestar muito atenção nos diálogos. A fonte do progresso do jogo é a conversa, saber ou compreender alguns momentos faz com que você não fique perdido pelo mapa, ou procurando algo que não está disponível e resolva puzzles rapidamente.

Na narrativa inicial, Ryo Hasuki está na Vila Bailu, China, junto com Ling Shenhua, para descobrir o motivo do assassinato de seu pai e a relação com os espelhos do Dragão e da Fênix. O pai de Shenhua é um artesão de uma linhagem famosa e foi sequestrado, e assim cabe a você procurar informações e até outros artesões, mas eles só aparecem após das 5 da tarde

Além de conversar você deve se fortalecer pois Ryo é um lutador, então você aprenderá técnicas de kung fu para se defender. O jogo traz um sistema de energia que conforme você treina, corre ou luta, se perde. Para recuperar basta comer ou dormir e ativar o próximo dia. Próximo dia? Sim, Shenmue trabalha com um sistema cronológico de dia e horário, lembra do artesão das 5 da tarde?

O passo do galo e a posição do cavalo

Migrando para o sistema de combate, primeiramente devemos falar sobre o treinamento. O jogo oferece diversas opções de treino mas focando em poder ou resistência. O poder serve para você infligir mais dano nos combates e os pontos de resistência para ter mais energia para Ryo executar suas ações.

As maestrias de golpes são importantes, porém para conseguir novos você deve compra-los ou troca-los por coleções de itens. É dessa forma como um clássico RPG que a máquina Shenmue funciona: trabalhe, ganhe dinheiro, gaste e consiga algo novo. Há formas de conseguir dinheiro como pescando ou fechando coleções de brinquedo bolas, mas nada impede a mão na massa de cortar lenha ou dirigir uma empilhadeira.

O sistema de combate é simples você pode executar os comandos rapidamente para um golpe especial e até mesmo fazer um falso combo. Sua defesa pode te salvar e deslocamento é essencial para evitar dano bobos e evitar que você perca a luta e até mesmo um dia da narrativa.

De tudo é interessante lembrar que existe dois modos de luta, manual e automático. Você pode configurar a sequência de golpes de Ryo e executa-los sem ficar fritando muito os dedos. Mas observar a luta e seu oponente e arriscar, é o sucesso.

shenmue iii

Arcades, Jogatina e DLC de Shenmue III

Shenmue traz a risca o conceito de um mundo aberto, principalmente pela imersão oriental, Japão e China, e de suas atividades. Vemos dentro de Shenmue III muita opções de atividades extras, coletar ervas para revende-las, participar de jogos de sorte que vai de acertar o balde com a pedra ou corrida de sapo.

Você pode jogar jogar seus trocados para um clássico arcade, e passar horas jogando. Além disso há um sistema de pesca dentro do jogo que pode render boas horas de calmaria.

Aproveitando o espaço a nova DLC de Shenmue III: Battle Rally traz um modo divertido para passar tempo com dois mini-games. O Battle Rally em si é uma corrida contra o tempo na qual você ganha pontos batendo em lutadores no meio do caminho.

Porém para liberar mais conteúdos do Battle Rally você deve jogar o modo Caça aos Bailu Chan. É simples, numa determinada região do mapa você deve usar o modo de procura para encontrar o mascote do jogo, quanto maior numero, melhor a premiação, mapas do Battle Rally e itens para o game normal.

As garras do dragão e a cauda da fênix

Exatamente como proposto Shenmue III traz a continuação da história que faltava, muito sobre o passado do pai de Ryo e a caça de seu assassino. O jogo é simples e bonito, foi desenvolvido na Unreal Engine explora bem suas funcionalidades. Há alguns momentos que a renderização deixa o jogo um pouco lento, mas é de se esperar por ser mundo aberto.

Dentre as mecânicas do jogo você deve prestar atenção nos comando do Quick Time Event, nos dias de hoje eu não acharia necessário. Porém é uma essência do jogo e assim respeito. As missões secundárias são interessantes e ajudam a descontrair, mas se você não tem muito tempo para focar no jogo, você terá que evita-las e pode perder coisas extras.

O grind de dinheiro, itens ou nível de luta é um original do jogo e isso pode afastar também novos jogadores. Porém algo que pode muito incomodar são alguns momentos de diálogos desnecessários, que são padrão da narrativa das histórias no Shenmue.

Qual tipo de dialogo? Conforme você anda imagine seu amigo a cada 2 minutos recomeçando uma conversa com “Ei fulano, lembra aquele dia…” e logo depois “Naquele dia, fulano…”. Só que no outro dia acontece a mesma coisa.

shenmue iii

O desenvolvimento de personagens é algo incrível cada NPC tem um nome e isso faz com que você tenha que realmente prestar atenção. Observar os horários e tentar aproveitar o máximo do dia é algo maravilhoso, Shenmue III bota sua cabeça para funcionar bem.

De forma geral Shenmue III deve ser jogado e adorado. É um clássico fora da época que merece todo o respeito de quem não conhece a franquia e pode se interessar a jogar os outros dois jogos. Para os fãs é uma homenagem e só podemos agradecer Yu Suzuki pelo trabalho de longa data e por isso arigato!

Shenmue III foi desenvolvido pela YSNet e publicado pela Deep Silver para PlayStation 4 e PC (Epic Game Store), com roteiro de Yu Suzuki e composição de Ryuji Iuchi. E lembre de dar uma olhada no diário do hotel em Niaowu!