Apesar de ser a principal referência na cena otaku como uma banda feminina, o Scandal põe o amor à música acima de qualquer rótulo. Seu público no Brasil esperou por essa visita há uns bons anos e o Anime Friends Especial 20 Anos finalmente conseguiu fazer o sonho de tantos nós virar realidade!
Um dia antes de um show que arrepiou de tão impactante e tão especial, pudemos bater um papo riquíssimo com o Scandal, a quem a gente agradece de montão à Gabriela Yoshida pelo ótimo trabalho como intérprete e à Nana do JamE por sentar junto à mesa e ajudar a pensar nas questões!
Olá, eu sou do Eu Amo Doramas e eu queria saber como vocês se sentem sendo influência e inspiração para meninas no mundo todo sendo a banda feminina de j-rock mais famosa no momento.
Acho que tem muita importância o fato da gente estar há 17 anos na estrada e continuar esse tempo todo juntas acaba influenciando e encorajando as pessoas.
Eu quero saber sobre o trajeto da banda, porque vocês começaram a banda ainda estudantes. Os estudos passaram e a banda continuou com vocês. Eu quero saber como foi viver essa experiência de crescer com uma banda.
Acho que foi o tipo de situação onde ano após ano nós a gente embarcou em tentar fazer coisas novas juntas e ver no que dava.
Boa tarde, eu queria saber qual os preparativos delas antes de subirem aos palcos.
Nesses dezessete anos de banda a gente sempre dá aquela forcinha, aquele tapinha nas costas de cada uma antes de subir aos palcos!
Como é que para vocês ver o público brasileiro reagindo às várias aberturas de anime que vocês fizeram até hoje?
Isso me deixa imensamente feliz acima de tudo e me dá muito orgulho não só como uma artista do Japão mas também como japonesa ver as pessoas gostando tanto da cultura, dos mangás e dos animes!
Vocês poderiam citar algumas inspirações musicais?
Não há um artista em específico. Nós ouvimos muitas músicas tanto do Japão quanto de fora e cada uma de nós tem inspirações bem diferentes, daí esses gostos acabam se encontrando nas músicas que criamos.
Com tantas aberturas que vocês tocaram, qual seria a favorita de vocês?
Shunkan Sentimental e a Haru Kaze, das aberturas de Fullmetal Alchemist e Bleach. Ver que tantas pessoas conheceram essas músicas dá muita alegria de ter feito essas músicas.
Vocês tem o hábito de ver anime ou têm acompanhando alguma coisa? Qual o anime favorito de vocês?
Eu não tenho o hábito, mas nessas trinta horas de vôo do Japão até aqui eu assisti Oshi no Ko. Eu gosto da Kanna!
Boa tarde, meu nome é Renan e eu quero saber mais da inspiração de vocês para compor suas músicas.
É a partir do show que pegamos a inspiração para fazermos as músicas. Mas desde a pandemia nós também passamos a tentar buscar coisas do dia a dia para servir de inspiração nas nossas músicas.
Boa tarde, meu nome é Lucas e eu queria saber mais sobre o começo da banda, em especial como foi compor a música Anata ga Mawaru.
Eh? Por que a Anata ga Mawaru *risos*?! Ela é do nosso primeiro álbum e na época a gente pensou numa palavra que pegasse bem sendo repetida várias e várias vezes.
O rock é uma cultura predominante por homens e como é pra vocês, como mulheres, fazerem sucesso por tantos anos como uma banda de rock?
No final das contas realmente não é toda banda feminina que continua por dezessete anos, mas o que acontece é que nós simplesmente amamos criar e nos expressar pela música e por causa disso estamos aqui até hoje.
Olá, eu sou a Vitória e eu queria saber se tem alguma música em específico que emocionam vocês na hora de tocar e se vocês a tocarão aqui.
A nossa música mais recente, a Line of Sight é muito difícil de tocar, então eu fico nervosa de tocá-la ao vivo *risos*
Qual foram as reações de vocês ao verem suas músicas passando na televisão?
A gente se esforçava bem para fazer a música e a letra ideial para os temas e vê-los casando direitinho com as animações era sempre muito emocionante. Sempre batia uma sensação de que o trabalho valeu a pena vendo tantas pessoas gostarem das nossas músicas e decidindo acompanhá-las.
Boa tarde, meu nome é Renan e eu gostaria de saber como está sendo a experiencia de participar na edição de vinte anos do Anime Friends.
Desde o nosso debut nos recebemos mensagens de fãs brasileiros pedindo para que viéssemos para cá e para nós é uma honra estarmos nessa edição comemorativa!
O que vocês mais curtiram da culinária brasileira até agora?
O pão de queijo! A gente já foi num churrasco no Japão, mas a gente queria ir num autêntico brasileiro, se possível.
Rina-san, eu queria saber sobre o seu projeto, MAKE A WISH DAISY e eu queria saber se você pode contar um pouco sobre as respostas e reações das pessoas que foram ajudadas pela sua iniciativa.
Esse projeto é voltado para ajudar mulheres e crianças. Eu mesma sou a irmã mais velha de cinco irmãos e nossa mãe foi mãe solteira, então eu levantei esse projeto da vontade de ajudar outras pessoas na mesma situação. Sejam crianças que não possam ir para a escola por dificuldades financeiras, ou que não consigam pagar por uma refeição, ou gente que sofre algum tipo de violência em casa, com esse tipo de notícia que tivemos durante o coronavírus, eu quis passar com esse projeto alguma mensagem para essas pessoas dizendo que elas não estão sós. Eu fico realmente feliz de ver que tem gente que pra além das minhas atividades musicais também conheça esse projeto, muito obrigada!
Boa tarde meu nome é Jefferson e minha pergunta é a seguinte: grupos começam e terminam rapidamente. Qual o segredo de vocês terem se mantido unidas por todos esses anos?
Acho que o que faz a gente continuar é a vontade de sempre evoluir. Mesmo alcançando o resultado que a gente queira, a gente sempre tem essa vontade de criar algo além.
Em março vocês lançaram o singe Line of Sight para a franquia Gundam e eu queria saber de vocês um pouco do conceito desse single.
Fizemos essa música para uma versão arcade do Gundam e pensando numa música para um jogo, nós buscamos fazer uma música bem animada, com um tempo beeeem rápido, que soasse bacana e assim criamos uma música que fosse leal a esse tipo de reação.
Haruna-san, qual álbum você indicaria para alguém que gostaria de conhecer a banda?
Pois é… apesar de termos bastantes lançamentos, eu indicaria que essa pessoa escutasse o nosso disco mais recente, no caso o Mirage.
Vocês usam umas roupas interessantes, já até se vestiram de super-heroínas num clipe e eu queria saber de onde vem a inspiração para o figurino de vocês?
Isso costuma vir de acordo com o tema do álbum que ele representa. Pegando a mensagem que o álbum quer passar, a partir disso a gente escolhe um figurino adequado.
Mami-san, qual foi um dos pedais de guitarra que você mais gostou de usar durante sua carreira?
Eeeeeeeh! Qual pedal *risos*?! O que eu mais gostei… eu usei vários até hoje, então é realmente difícil escolher um só, mas um que me traz boas lembranças foi o Little Big Muff que usei no nosso primeiro lançamento, Doll. Eu usei esse pedal no fraseado que abre a música e ele fazia um som bem forte, então eu gostava muito desse pedal!
REDES SOCIAIS – SCANDAL