Anúncio

Lançado nesta Temporada de Outono 2021, Sakugan é do gênero mecha e aventura, e como muitos outros animes foi adiado devido à pandemia, mas finalmente teve seu primeiro episódio no ar. O estúdio responsável é Satelight e seu diretor é Jun’ichi Wada, os mesmos de Fairy Tail, e foram confirmados 12 episódios para essa primeira temporada. Tem os mesmos produtores que Death Note e Parasite, sendo baseado na novel escrita por Nekotarou Inui.

A história de Sakugan se passa em cidades subterrâneas, onde se desenvolve uma sociedade futurística que se divide em grupos, sendo que os mais abordados são os “Workers” e os “Markers”. O primeiro são garimpeiros, profissão desvalorizada, que utilizam dispositivos e robôs eletrônicos avançados, o segundo são os exploradores do labirinto que envolve essas civilizações, considerados corajosos e heróis.

Esse anime nos apresenta Memenpu, uma garotinha de 9 anos, e seu pai Gagumber que juntos trabalham no garimpo. À princípio parece não haver uma boa relação entre ambos, pois o episódio se inicia com um possível desentendimento dos dois, porém com o passar do tempo nos é mostrado como é forte o laço entre eles.

Sakugan suco apresenta
Imagem Divulgação: AniSearch

É revelado então, que mesmo sendo tão novinha, a nossa protagonista é muito inteligente. Tendo se formado na faculdade, seu sonho é se tornar uma Marker, mas o paizão coruja é extremamente contra, preocupando-se com a segurança da filha. Assim fica claro que Memenpu foge dos padrões e com coragem irá lutar pelo o quer, além de sua própria curiosidade nos envolver também sobre o que existe dentro dos labirintos desse universo.

Assim como em outros animes, a família é uma pauta muito presente, levantando pontos como até onde um responsável pode interferir nos caminhos e desejos de seus filhos.

O que mais me chamou minha atenção foi esse suspense e não conhecimento do labirinto. De fato, é um cenário presente em outras histórias, inóspito, com muito a ser explorado e perigoso, mas prende o espectador ao querer saber mais e mais. Tenho muitas dúvidas que talvez sejam esclarecidas nessa primeira temporada, ou talvez nas próximas.

Anúncio
sakugan
Imagem Divulgação: AniSearch

Por que os humanos vivem no subterrâneo? De onde vieram esses monstros que habitam o labirinto? O que há na superfície? Este primeiro episódio chega a dar algumas dicas sobre as respostas, entretanto deixa claro que devemos assistir para descobrir, além de não haver certeza da veracidade delas. É preciso acompanhar para confirmar.

Será uma obra de muito sucesso, caso saibam explorar bem o ambiente. Ademais, o interesse da Memenpu em responder essas perguntas é um fator importante para nos conectar com a história.

Por fim, temos uma atmosfera leve e com toques de humor. A primeira impressão é a de um anime de ação e aventura padrão, com personagens únicos que prezam a amizade, família e sonhos, porém nos últimos minutos do segundo tempo temos uma surpresa. O clima muda completamente.

Particularmente, eu gosto dessas mudanças drásticas, me mostra algo diferente do que estava esperando. Há sentimentos de tristeza, coragem, choque e perseverança. Esse final realmente me convenceu a acompanhar essa trama. Acredito que haverá um equilíbrio entre humor e tristeza, mas acho que será o charminho particular dessa obra.

Sakugan Poster
Imagem Divulgação: Crunchyroll

Apesar de não ser muito fã de mecha, irei dar uma chance, pois me lembrou Gurren Laggan. Então, se você gosta desse estilo e é curioso como eu, dê também o seu primeiro gole.

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

Anúncio