Anúncio

Saint Alamo – Balas Não Sentem Culpa é uma HQ nacional idealizada por Jonathan Nunes e Rafael Conte. O quadrinho é um faroeste com personagens antropomórficos onde acompanhamos os acontecimentos de Saint Alamo – uma pequena cidade do oeste americano – que envolvem o xerife Raymond Castle e o seu passado como fora da lei.

Raymond Castle atualmente é o xerife da cidade, mas nos tempo de criminoso era conhecido pelo apelido de Claw. Ele é o exemplo perfeito de um pistoleiro em busca de redenção. Raymond é uma pessoa, ou nesse caso um gato, enrijecido pela violência, crime, calor e whiskey, que só um faroeste pode oferecer.

Zootopia by Quentin Tarantino

Diferente de dúzias de desenhos animados, o antropomorfismo dos personagens não torna essa uma história infantil ou leve, ter animais com consciência não torna eles menos incapazes de cometerem barbaridades. Além disso é um faroeste, o sangue, o gore e o número de fumantes por metro quadrado fazem jus ao estereótipo. Há amputação de membros (lembrando que não existia anestesia naqueles tempos), tiros explodindo cabeças, palavrões e “primas”.

A narrativa da história é contada fora da ordem cronológica dos eventos, o presente e o passado são intercalados. Assim é possível observar a evolução dos personagens, seja no designer ou na personalidade, e o surgimento de mistérios a respeito do paradeiro de personagens que só aparecem no passado. E esse um dos pontos fortes do quadrinho, os…

…Personagens Carismáticos

O elenco tem protagonistas fortes, coadjuvantes interessantes e figurantes famosos. Quando temos um protagonista como o gato xerife Castle precisamos de um antagonista à altura. Silas “The Butcher” Dutcherbsch é um cão psicopata que fez por merecer ser chamado de açougueiro. Ele é líder do bando do qual o xerife fez parte outrora. Silas é alguém que ninguém quer encontrar com vida, ele te faz implorar por um morte rápida e responsável pelas cenas mais gráficas do quadrinho.

Ainda no bando do Butcher temos: Thomas, o irmão encrenqueiro de Castle; Rhonda, uma raposa pugilista que esconde um segredo do passado; Carrie, uma gata boa no gatilho; Laurel e Hardy, uma dupla formada por um macaco e um porco atrapalhados. E por fim temos os figurantes.

Anúncio

Homenagens Assumidas

Os idealizadores do projeto fizeram questão de referenciar algumas influências e personagens durante o projeto. Nos extras temos duas páginas que revelam e falam um pouco sobre todos os easter eggs dos quadrinho. Seja com um soco baseado na capa do álbum “Vulgar Display of Power” do Pantera; passando pelo ligeirinho em um cartaz de procurado; e chegando em personagens vestidos como os quatro personagens jogáveis de Sunset Riders na última página da história.

Saint Alamo é uma homenagem muita respeitosa com toda a cultura pop do western/faroeste. É um trabalho de uma dupla apaixonada pelo que fazem e que merecem mais visibilidade. Agora só me resta esperar ansioso pelo próximo volume.

Anúncio