O homem de 41 anos foi encontrado estirado no chão com várias queimaduras pelo corpo e está internado num hospital da região após ter sido levado pela polícia. Pelo pouco que foi dito, ainda não há como saber se o alvo de seu ressentimento foi alguém específico do estúdio ou a empresa como um todo.

Uma senhora que encontrou o responsável pelo incêndio na Kyoto Animation tocando a campainha de sua casa teria ouvido o criminoso dizer 「パクリやがって」(pakuri yagatte), que numa tradução aproximada seria algo como “Me roubaram” ou “Me plagiaram”.

kyoto animation pegadas

Na matéria do jornal Asahi, é possível ver imagens de pegadas deixadas pelas queimaduras ao redor do local.

AKI TOYOSAKI, DUBLADORA DE K-ON, COMENTOU O CASO

Aki Toyosaki dublou Yui Hirasawa em K-On, uma das produções mais famosas da Kyoto Animation e um marco no gênero nichijou ou “cotidiano”.

Aki Toyosaki

Em seu programa de rádio, “Toyosaki Aki Okaeri Radio”, Aki comentou sobre a importância de ter trabalhado na Kyoto Animation: “Trabalhar em K-On foi uma experiência insubstituível que ampliou meu mundo como dubladora”, disse a dubladora enfatizando a paixão que os funcionários do estúdio têm pelo trabalho. O programa foi ao ar no mesmo instante em que o incêndio ocorria, por volta das 10h.

Ela também expressou fortes desejos de recuperação às pessoas vitimadas pelo incêndio: “Sigo rezando pela recuperação física e mental de todas as vítimas. A vida das vítimas é a coisa mais valiosa no momento.

ANTECEDENTES CRIMINAIS

A polícia divulgou mais informações sobre o homem que incendiou a Kyoto Animation. Shinji Aoba já havia sido preso por roubo numa loja de conveniência (imagem abaixo) e cumpriu três anos e meio de prisão. Após morar em um abrigo para ex-detentos, ele se mudou para o seu atual endereço em Saitama, perto de Tokyo.

shinji aoba

Com a repercussão do incidente, vizinhos de Shinji relataram problemas de convivência com o homem de 41 anos, seja por excesso de música alta ou comportamento diretamente agressivo.

A polícia ainda aguarda a recuperação de Shinji Aoba para poder prosseguir com as investigações.

ASSOCIAÇÃO DE ANIMAÇÃO JAPONESA CONSIDERA APOIO À KYOTO ANIMATION

Além do apoio financeiro levantado pela Sentai Filmworks, já noticiado aqui, a Nippon Douga Kyoukai emitiu uma nota de solidariedade às vítimas do atentado e considerou a ideia de um apoio ao estúdio.

A nota em seu site diz que maiores detalhes sobre o tipo de apoio providenciado ainda serão divulgados.

kyoto animation flowers

Pessoas de luto deixam tributos florais na cena do incêndio. Foto: Jiji Press / EPA