Um dos animes dessa atual temporada que está para acabar, Peach Boy Riverside confundiu muitas pessoas que começaram a acompanhar a série – inclusive a mim. De alguma forma, os episódios não pareciam estar em uma ordem correta. E não estavam mesmo.
Peach Boy Riverside
Em um mundo onde os humanos coexistem com criaturas mágicas e seres dos mais difersos tipos, os ogros com certeza são a maior ameaça. Nesse contexto, os protagonistas Sally e Mikoto têm objetivos bem diferentes: enquanto ela busca mostrar a todos que é possível viver em harmonia com todas os seres, o Garoto Pêssego, como é chamado, só pensa em destruir todos os ogros que encontra pelo caminho. Apesar de viajarem por caminhos opostos, os dois carregam consigo uma poderosa e misteriosa força e uma conexão inevitável.
Presente na revista Shounen Magazine R, da editora Kodansha, a obra de Cool-kyou Shinja estreou com sua adaptação para TV em julho desse ano e aqui no Brasil chegou pela Crunchyroll. Assim que o anime chegou aos fãs, muitos ficaram se perguntando sobre a razão pela qual os episódios não seguiam em anda a ordem cronológica do mangá original.
Mas por que a ordem dos episódio está toda bagunçada?
Em primeiro lugar, por volta de junho desse ano, antes mesmo da estreia do anime, o diretor responsável pela animação, Shigeru Ueda, comentou sobre a escolha de embaralhar a cronologia da série. Segundo ele, a escolha teve como motivação principal “evitar a produção de conteúdo original para o anime“.
O principal motivo é que o mangá ainda está em lançamento. Quando eu discuti sobre escrever a série com o autor antes da produção, discutimos sobre terminar a história. Nesse ponto, se fizéssemos o anime baseado no mangá, ele terminaria no meio da história.
Ueda comentou que “desde que era fã de anime e manga quando criança queria ver o anime retratar o que foi desenhado no manga“. Assim, para que o anime terminasse com um ponto final e não com algo em aberto, como seria se seguissem a ordem do mangá, decidiram por mexer na ordem.
Da mesma forma, outro motivo para Peach Boy ter sua ordem alterada foi o intuito do diretor de centralizar a protagonista Sally como personagem principal definitiva. Apesar de não ter sido uma ideia unânime entre a equipe de produção do anime, que esperavam que o Mikoto fosse o foco da trama, Ueda diz que a obra começa de verdade a partir do momento do encontro da princesa com a meio-humana Frau.
O diretor afirmou que estava pensando em embaralhar a ordem cronológica antes mesmo de começar a produção do anime. Além do aval da própria Kodansha, o autor da obra original sempre se mostrou bem flexível. Inclusive, até foi permitido para o diretor do anime que fizesse um final original, algo que foi recusado por Ueda imediatamente.
Vamos montar esse quebra-cabeça!
MAS NÃO TEMA! Se você for assistir o anime pela primeira vez ou se vai dar uma segunda chance e prefere assistir por uma ordem que faz sentido, o Suco te ajuda. A seguir, você pode ver a ordem certinha dos acontecimentos segundo os eventos do mangá.
AVISO: algumas contextualizações a seguir podem conter spoilers mínimos. Se você prefere partir para assistir o anime sem saber de absolutamente NADA, recomendo pular para o fim do texto e ver a lista com a ordem correta dos eventos de Peach Boy Riverside. Dito isso, bora lá!
Onde a história realmente começa?
Seguindo o roteiro original do mangá, na verdade, tudo começa a partir do episódio 4. A história se inicia com o encontro entre Mikoto, o garoto pêssego, e a princesa Sally no reino de Aldarake. A partir dos acontecimentos do encontro dos dois, Sally parte em sua jornada para conhecer o mundo além dos muros do reino.
Botando o pé na estrada
Após os eventos do episódio 4, cronologicamente, vamos para os episódios 1 e 2. Neste momento, Sally conhece a meio-humana Frau e elas começam a viajar juntas. Chegando no reino de Rimdarl, a dupla conhece o capitão Hawthorn e a ogra Meki. Pela primeira vez, Sally desperta seu desconhecido poder.
Em seguida, vamos para o episódio 7, no qual as consequências dos acontecimentos em Rimdarl levam os quatro personagens a viajarem juntos. Após um encontro com Mikoto e seu cachorro, Sally se reúne com seus amigos para traçarem a próxima parada de sua jornada.
A bruxa da floresta
O grupo parte, então, para a floresta onde habita a bruxa Winnie para que Sally possa aprender mais sobre magias e treinar suas habilidades com espada. A princípio, Winnie recusa adotá-la como aluna, mas posteriormente concorda em ajudar o grupo. Para que Sally tenha um treinamento à altura, a bruxa leva o grupo para uma região onde descansa um grande ogro adormecido. Logo, os episódios correspondentes a esse trecho são os episódios 11 e 12, os dois últimos.
Vampiros e Ogros
A continuação dos capítulos anteriores se encaminha para os episódios 5 e 6. Sally e seus amigos chegam a um reino no qual misteriosas mortes e desaparecimentos andam ocorrendo, sendo que todas as hipóteses levam a ataques de vampiro. A partir daí conhecemos mais sobre Frau e até onde a meio-humana pode estender sua força.
O dilema de Sally
O último arco adaptado na cronologia do anime se inicia durante um torneio cujo Hawthorn participa para conquistar o prêmio em dinheiro. Enquanto espera pela próxima batalha de seu amigo, Sally se encontra com Mikoto. Após colocarem o papo em dia, os dois são abordados por Sumeragi. Objetivo, ele oferece a Sally duas opções: ou a garota se alia a Mikoto em sua missão de erradicar os ogros ou se junta a Sumeragi para lutar pela aliança entre as espécies. Isso tudo acontece no episódio 3.
Não muito tempo depois, um pequeno ogro enfurecido invade a cidade em busca de vingança contra o garoto pêssego. Nesse meio tempo, durantes os episódios 8 e 10 e com o torneio suspenso pelo ataque, Sally e seus amigos devem enfrentar as ameaças que os perseguem.
Passado e feridas
“Ué! Mas e o episódio 9?” – Bom, esse episódio conta, em resumo, sobre o passado de Mikoto e sobre seu ódio pelos ogros. Para ser sincero, esse trecho da trama pode ser assistido em qualquer momento do anime. Aliás, no mangá, o passado do garoto pêssego é revelado depois de alguns capítulos após o trecho onde o anime acaba. Ou seja, fica a seu critério.
Particularmente, recomendo assistir esse episódio exatamente como o nono episódio mesmo, para que os capítulos seguintes sirvam como uma conclusão para o anime todo!
Como ficou a ordem, então?
Portanto, a ordem cronológica, seguindo diretamente a obra original de Peach Boy Riverside, ficou a seguinte:
- A Princesa e o Pêssego – Episódio 4
- A Princesa e a Coelhana – Episódio 1
- Ogros e Humanos – Episódio 2
- Tribos e Lar – Episódio 7
- Ideias e Realidade – Episódio 11
- Resolução e Despedida – Episódio 12 (estreia no dia 16/09)
- Frau e Vampiro – Episódio 5
- Carrot e Millia – Episódio 6
- Mikoto e Mikoto – Episódio 9
- Sally e a Encruzilhada – Episódio 3
- Parceiro e Parceira – Episódio 8
- Horror e Rancor – Episódio 10
Por fim, o anime pode ser entendido de qualquer uma das formas, tanto na cronologia de lançamento quanto na cronologia do mangá. Então, se você não se importa tanto com os episódios embaralhados e quer ver como que ficou essa ideia, vai em frente. Agora, se você prefere seguir os eventos da história na ordem correta, então vai em frente também!