Anúncio

Em uma entrevista a Takeru Sato (o ator de Kenshin nos filmes live-action de Rurouni Kenshin) o produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, revelou que Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka (Como você vive?), o próximo filme do lendário diretor Hayao Miyazaki, está somente 15% completo após 3 anos e meios de produção.

Durante a entrevista, exibida na NHK General durante o especial Tokyo Miracle Dai-3-Sh?: Saikyou Sh?hin Anime, Suzuki explicou que Miyazaki, no passado, dirigia de sete a dez minutos de animação por mês. E para Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka, foi planejado cinco minutos de animação por mês, no entanto, o diretor está agora dirigindo algo em torno de um minuto de animação mensalmente.

Miyazaki posteriormente comentou ao ser entrevistado que ele realmente iria se aposentar depois de completar As Asas do Vento (The Wind Rises) em 2013, mas disse que ele não poderia deixar de voltar a animar novamente.

O título do filme, (“Como Você Vive?”) veio de um livro de mesmo nome escrito por Genzaburo Yoshino, em 1937. Segundo Miyazaki, a história do livro tem grande significado para o protagonista do longa.

Originalmente anunciado para 2019, a previsão da animação já tinha mudado para algum momento entre 2020 e 2021 e segue sem data prevista de lançamento.